1 Dia em Bari, Itália: O que fazer? Qual é o melhor roteiro?

Descobre o que fazer e o que visitar durante 1 dia em Bari. Apresentamos-te o melhor roteiro turístico desta cidade italiana.

Itália é um um dos nossos países preferidos, numa beleza inigualável que se estende de norte a sul, incluindo ilhas. Os seus encantos nunca desiludem e o mesmo acontece nas suas cidades. Mas já alguma vez ouviste falar na capital da Puglia? Viaja até Bari connosco, neste nosso artigo tão envolvente.

Bari está cheia de histórias por contar e com muito para ver e explorar e, portanto, queremos mostrar-te os seus principais pontos turísticos. Das inúmeras cidades costeiras italianas, já tivemos oportunidade de visitar Bari e não nos arrependemos desta escolha. Conhecemos esta deslumbrante cidade italiana cheia de história através da nossa viagem de cruzeiro no MSC Magnífica. Partimos da charmosa cidade de Veneza até Bari, que foi até à nossa segunda paragem.

Será que um passeio de gôndola em Veneza vale a pena? Descobre tudo no artigo do blog Fefa pelo mundo.

Na verdade, Bari é uma das cidades mais visitadas por turistas na Itália e chama à atenção pelos inúmeros cruzeiros que nela param todos os anos. Banhada pelo Mar Adriático, Bari conta com 116 km² e tem pouco mais de 300 mil habitantes.

Pouco se sabe ao certo sobre a sua origem, apenas que recua a mais de 4000 anos. Apesar de inúmeros ataques de piratas, sofridos durante o Império Greco-Romano, e outras invasões por parte dos Bárbaros, Godos e Normandos, Bari foi sempre o porto próspero e local de paragem obrigatória para os comerciantes das principais cidades mediterrâneas.

Atualmente, é uma das cidades mais importantes do sul do país, e cujas descobertas arqueológicas a confirmam como uma cidade mais antiga do que Roma. Estás preparado para viajar até Bari?

1 dia em Bari
Principais pontos de interesse em Bari, na Itália © lavidaesmara

Infelizmente só estivemos 1 dia em Bari, o que pode ser pouco tempo considerando aquilo que a cidade tem para te oferecer. De preferência, para descobrires a cidade com mais calma e aproveitares cada minuto, recomendamos-te uma viagem de pelo menos 5 dias.

Entretanto, e enquanto não regressamos a Bari, partilhamos contigo esta nossa experiência. Prometemos deixar-te completamente rendido aos seus encantos.

Principais pontos turísticos em Bari

Existem incontáveis opções do que visitar e o que fazer em Bari em 1 dia. E para teres a vida mais facilitada, o La Vida es Mara preparou uma breve lista com os principais pontos turísticos em Bari. Estás pronto para descobri-los?

Para começar, recomendamos-te um free tour por Bari. É a forma mais fácil e imediata para ficares a conhecer a cidade ao pormenor e até para esclareceres algumas das tuas dúvidas com profissionais entendidos na história da cidade. Sabias, por exemplo, que Bari ficou em ruínas durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e teve que ser reconstruída?

Porto de Bari

Atracamos no Porto de Bari e ficámos deslumbrados logo à primeira vista! Realmente Itália tem um encanto especial, não concordas? Todos os anos, o Porto de Bari recebe praticamente 2 milhões de passageiros e mais de 150 navios de cruzeiro. Além disso, é um lugar importante por estar localizado a apenas 100 metros do centro histórico e ser bastante simples chegar aos principais pontos turísticos da cidade.

Apesar de dispor de algumas lojas de comércio, e de ser um dos maiores portos do Mar Adriático sentimos que no Porto de Bari não há muito para ver e fazer. Como consequência direta da sua importância, atualmente estão em curso alguns trabalhos de amplificação e melhoria das infraestruturas do Porto.

Sabias que a partir do Porto de Bari saem inúmeros navios para outros países vizinhos como a Albânia, Montenegro ou a Croácia? Poderemos também considerar Bari como a porta de entrada para alguns dos países do Médio Oriente como a Turquia, que também já visitámos.

Bari Vecchia e Bari Nuova: o centro histórico de Bari

1 dia em Bari
Centro histórico de Bari, Bari Vecchia © lavidaesmara

Bari é uma cidade que está divida em duas partes: Bari Vecchia e Bari Nuova. Esta divisão é assinalada pela rua Corso Vittorio Emanuele.

Traduzindo à letra, Bari Vecchia significa “Bari Velha” que é, nada mais nada menos, do que a parte mais velha da cidade. Uma das ruas mais importantes de Bari é a Via Sparano, o ponto de partida para chegar até ao centro. A melhor maneira de conhecer o centro histórico da cidade de Bari é passear e perder-se pelas suas ruelas estreitas. Por isso, vai! Sem medo!

Hoje em dia, Bari Vecchia é um local cheio de vida, de restaurantes e de importantes igrejas, sempre com uma presença assídua de turistas. Há muitos anos atrás, a cidade era um local completamente distinto, um sítio inseguro, com muitos assaltos e frequentado por poucas pessoas. Querendo ser muito mais que uma cidade de passagem de turistas para o Médio Oriente, Bari Vecchia passou por longos trabalhos de restauro.

A esse respeito poderemos encontrar intervenções no Palazzo del Sedile (ou Sedile dei Nobili), cuja Torre do Relógio (Torre dell’Orologio) foi totalmente renovada; ou na fortaleza Fortino Sant’Antonio, utilizada agora para eventos culturais.

Quanto a Bari Nuova, que significa “Bari Nova“, trata-se precisamente da parte mais recente da cidade, surgida no século XIX por intermédio de Gioacchino Murat e onde se encontram espaços dedicados às zonas universitária e comercial, e à vida cultural como o Teatro Piccinini, o Teatro Petruzzelli (o maior teatro de Bari e o quarto maior teatro de Itália) e o Teatro Margherita. Aqui poderás viver a vida cultural de uma maneira bastante intensa, tanto como turista ou como local.

A seguir damos-te a conhecer alguns dos monumentos mais importantes da cidade de Bari, localizados em Bari Vecchia.

Catedral de San Sabino

A poucos passos do Castello Normanno-Svevo de Bari, poderás encontrar a famosa Catedral de San Sabino. Na verdade, toma cuidado para não te perderes nos labirintos de ruas estreitas de Bari Vecchia. Nós tivemos a sorte de ter a guia turística do cruzeiro para nos acompanhar, no entanto se não souberes como chegar até à Catedral de San Sabino é recomendável pedir indicações aos habitantes locais.

A Catedral de San Sabino, também conhecida na Itália como Duomo di Bari ou Cattedrale di San Sabino (nome original) foi construída entre os séculos XII e XIII em substituição da anterior igreja bizantina que existia no local e havia sido destruída em 1156, por Guilherme I da Sicília.

A sua principal característica é a sua arquitetura em estilo romanesco. Mesmo assim, poderão ser identificados elementos arquitetónicos de diferentes períodos históricos, onde se notam as influências romana, paleocristã, árabe e bizantina. Por fora, a fachada da Catedral conta com as estátuas dos Santos Padroeiros de Bari: Nicola e Sabino que acompanham a estátua de Nossa Senhora da Assunção, colocada ao centro.

Por dentro da Catedral de San Sabino encontrarás um túmulo com os restos mortais de São Sabino e dezasseis grandes colunas, oito de cada lado, a separar a nave central das laterais.

Além disso, é o templo católico mais antigo de Bari, embora não seja tão popularmente conhecida como a Basílica di San Nicola.

Basílica di San Nicola

1 dia em Bari
Basílica di San Nicola © lavidaesmara

A estrada que te levará até à Basílica de San Nicola está cheia de lojas de pequeno comércio, com frutas, bebidas e souvenirs. Aproveita para recarregar energias com os produtos locais e para comprar algo que te faça recordar a cidade no futuro. Sabemos que és como nós e gostas de comprar uma ou outra lembrança.

A grandiosa Basílica di San Nicola em Bari foi construída no ano de 1087 com o principal objetivo de receber as relíquias do padroeiro da cidade. A sua aparência é maciça e robusta, comum à restante arquitetura normanda. Curiosamente não é um templo religioso construído do zero, e conta com algumas bases da residência do governador greco-bizantino do sul da Itália, que ali viveu entre os anos 968 e 1071.

De facto, a Basílica di San Nicola em Bari foi edificada com uma arquitetura inigualável e, atualmente, imensos turistas provenientes de todas as partes do mundo visitam a cidade somente para conhecer este templo.

Sabias que o túmulo de São Nicolau está guardado na Basílica di San Nicola? São Nicolau é o santo padroeiro da Rússia, da Grécia e da Noruega, além de ser o santo padroeiro dos estudantes. Falamos do mesmo São Nicolau, com significado especial para as crianças e cujas lendas contadas acabaram por dar origem à figura do Pai Natal. É um santo com especial importância tanto para a igreja católica como para a igreja ortodoxa, além de ser uma figura cultural de referência em todo o mundo.

Provavelmente são poucos os que conhecem a importância de São Nicolau em Bari. Se gostas da época mais familiar do ano não percas alguns dos filmes sobre o Natal com este santo como protagonista.

Conhece as melhores praias de Bari na Itália

Já alguma pensaste que a Califórnia europeia pudesse estar tão perto? Entre o que fazer em Bari na Itália está conhecer as suas melhores praias. Toda a província de Bari é um local de sonho para os amantes de verão, de calor e de quem gosta de estender a toalha sobre a areia.

1 dia em Bari
Praia de Giovanazzo em Bari © Pixabay

Aproveita e mergulha no Mar Adriático como se não houvesse amanhã, onde a brisa é incrivelmente relaxante. Recarrega as tuas energias nas melhores praias de Bari na Itália, sobretudo aquelas localizadas na província de Polignano a Mare. Aqui poderás contemplar um dos mais bonitos entardeceres na Itália com vista para o mar, e ainda contemplar as vistas panorâmicas sobre as rochas.

Quanto à costa norte de Bari estende-se até ao famoso Parque Arqueológico de Canne della Battaglia. Para chegares a este parque recomendamos-te a percorrer as pequenas cidades periféricas de Bari: Giovinazzo, Molfetta, Bisceglie, Trani e Barletta.

Praias a visitar em Bari na Itália

  1. Cala Pietra Egea, Cozze
  2. Cala San Vito, Polignano a Mare
  3. Cala Porto, Polignano a Mare
  4. Cala Copacabana, Monopoli
  5. Spiaggia del Capitolo, Monopoli
  6. Cala Santo Stefano, Monopoli
  7. Lido delle Rose, Margherita di Savoia

Como é a temperatura em Bari na Itália?

A temperatura em Bari varia consoante a estação do ano. O verão costuma ser húmido e seco sobretudo de junho a agosto, e bastante ensolarado. Geralmente as temperaturas de Bari não são muito altas, pela brisa forte que por vezes se faz sentir. Mesmo assim, há períodos em que as ondas de calor de origem africana permitem temperaturas superiores os 40°C.

Já o inverno carateriza-se por ser ameno, e por períodos de sol que alternam com alguma chuva. Pela proximidade com a Península Balcânica, de dezembro a março, poderão ocorrer períodos de frio em que a temperatura aproxima-se dos 0°C. Nas zonas mais montanhosas de Bari, apesar de raro, pode também nevar. Já aconteceu no passado, mais precisamente em janeiro de 1993, quando a cidade ficou coberta de branco.

Então, qual é a melhor altura para visitar Bari na Itália? Para nós, as melhores alturas para visitar a cidade de Bari na Itália são o outono e a primavera. As temperaturas são mais amenas e variam entre os 17 e os 25ºC.

Se ainda não organizaste o teu roteiro e estadia, segue os nossos conselhos e dicas para planear a tua viagem. Queremos ajudar-te a aproveitar Bari ao máximo.

Onde fica Bari na Itália?

Vamos dar um saltinho até Bari? A cidade está situada mesmo no calcanhar da bota de Itália. Abaixo partilhamos contigo um mapa interativo do Google Maps da cidade de Bari na Itália.

O que achas deste nosso roteiro até Bari? Queremos ajudar-te a visitar esta cidade tão popular no sul de Itália de uma forma divertida. Se ainda não podes visitar Bari, deslumbra-te com uma viagem ao sul da Itália através do conceituado filme de Roberto Rossellini.

Gostas de andar de comboio? Se sim, recomendamos-te a leitura do artigo do blog Viaje sem Pacote: Como viajar de trem pela Itália. Além de teres a oportunidade de ver as mais incríveis paisagens de todo o país italiano, o comboio é um meio de transporte pontual e muito prático!


🍀 As melhores excursões e atividades durante a tua estadia em Bari estão apenas a um clique de distância. Conhece todas as ofertas.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *