Visitámos a ilha mais sustentável da Dinamarca, que pretende produzir energia 100% limpa até 2030. Fica a conhecer a tranquilidade de Samsø.
A Dinamarca é aclamada pela sua rica herança viking e pelos imponentes castelos. Naquela que é a monarquia mais antiga da Europa, poderemos contemplar uma paisagem encantadora, aclamada pelas suas florestas e por um conjunto de ilhas algo misteriosas.
Mas apesar de não ter esquecido a natureza, a Dinamarca apresenta uma cultura cosmopolita moderna que a coloca na lista de países mais inovadores. Nesta combinação entre tecnologia e meio ambiente, partilhamos algo sobre a ilha de Samsø, que visitámos há algum tempo, mas que hoje continua a estar nas bocas do mundo.
Localização de Samsø no mapa
Samsø é uma ilha dinamarquesa localizada no Mar Báltico, a cerca de 15 quilómetros de distância da península de Jutlândia. Com uma área de aproximadamente 114 quilómetros quadrados, Samsø é apenas pequena, embora continue a surpreender pelas práticas ecológicas conscientes. Este pequeno pedaço de ilha tem ganho notoriedade um pouco por toda a Europa e, comprovando que é possível investir nas energias verdes e sustentáveis.
Para chegarmos à ilha, apanhámos avião desde Lisboa até Copenhaga e, desde a capital, partimos de comboio até Kalundborg. Nesta pequena cidade costeira poderás apanhar o barco para Samsø.
O compromisso com a sustentabilidade na ilha dinamarquesa
O que faz de Samsø uma referência mundial em termos de sustentabilidade? A resposta está nas iniciativas visionárias adotadas pela comunidade local, nos finais dos anos 90. Então estabeleceu o objetivo de se tornar totalmente neutra em carbono, que conseguiu em 2003. Tudo resultou de uma combinação entre energia renovável, eficiência energética e a participação ativa da comunidade nestas atividades e na mudança. A ilha é atualmente alimentada por 11 turbinas eólicas!
Isso também se sente se caso escolhas Samsø como o teu próximo destino de férias. É um lugar pouco conhecido pelos turistas e pelas suas dimensões, convida-te rapidamente para a descontração. Tivemos o privilégio de percorrer a ilha de bicicleta e conhecer as suas 22 aldeias, todas elas com as suas peculiaridades, mas com uma obsessão pelos pratos com batata.
Digamos que Samsø é uma espécie de Dinamarca em miniatura. Contam-se linhas costeiras com encostas íngremes, terras agrícolas férteis e uma baía com muitas ilhas e ilhotas. Também tivemos a possibilidade de dar um mergulho em Samsø, porque queríamos experimentar a ida a banhos no Mar Báltico. É gelada mas tem uma vantagem: são praias muito simpáticas para passar férias com crianças devido às suas águas rasas e cristalinas.
O que ver na ilha de Samsø
Samsø está recheada de turbinas eólicas que garantem o funcionamento de todos os imóveis da ilha. Estas estruturas fornecem energia 100% limpa, mas há algumas coisas para ver caso decidas visitar esta ilha:
- Falkecenter Samsø: os amantes de aves de rapina não poderás deixar passar a oportunidade de visitar este jardim zoológico. Poderás assistir a espectáculos com águias, corujas, falcões e gaviões, numa experiência bem próxima;
- Mercado tradicional de Samsø: nas diferentes aldeias da ilha, existem mercados locais que vendem uma variedade de produtos frescos e biológicos. O foco da ilha é a agricultura sustentável, que trespassa na cor e sabor dos alimentos;
- The Morgan Garage: Samsø também oferece museus, pequenos mas entretidos. Com carros Morgan desde 1923 até 2017, a The Morgan Garage tem carros de tamanho real, outros de pedal e ainda carros elétricos para crianças. É uma forma de conhecer um pouco da indústria automóvel nesta ilha;
- Verborg Fyr: se és daqueles que não resiste a um pôr do sol, este é o lugar a visitar.
Na realidade, nós ficámos alojados no Camping og Feriecenter Samsø, na aldeia de Kolby e podemos dizer que ficámos bem impressionados. Este é um parque para famílias, com trampolins, piscinas, animais e com vistas deslumbrantes. Podes alugar uma bicicleta no local e partir à descoberta da ilha com tranquilidade.
Porque escolher destinos de viagens mais sustentáveis
Escolher destinos de viagem mais sustentáveis como Samsø não só ajuda o planeta, como também oferece experiências enriquecedoras para todos. Sentimo-lo nesta viagem, onde ficámos alojados no Camping og Feriecenter Samsø, que sítio bastante relaxante.
A seguir deixamos-te algumas razões para considerar as opções sustentáveis na tua próxima viagem:
- Tranquilidade em todo o lado: os destinos sustentáveis tendem a oferecer ambientes mais tranquilos e preservados. Com um foco na natureza, são o refúgio perfeito face à agitação cosmopolita;
- Ideal para os amantes do slow travel: viajar para destinos sustentáveis como Samsø permite uma experiência mais profunda, perfeita para os entusiastas do slow travel. Ao desacelerares, estarás a envolver-te por completo na cultura. Tenta ainda conectar-se com as comunidades e aprecia cada minuto;
- Preços acessíveis: por serem destinos normalmente menos populares, oferecem bons preços. A ilha dinamarquesa mais sustentável não é surpresa, sendo um lugar bastante interessante, com bons preços para pernoitar e refeições.
Não tenhas medo e escolhe destinos mais sustentáveis para contribuires para a preservação do ambiente! Dá um pequeno passo sem medos.