Tivemos oportunidade de viajar a Stonehenge, o círculo de pedras mais famoso do mundo. Esta foi uma viagem profunda e muito interessante.
Voltamos a falar do círculo de pedras de Stonehenge, um dos sítios mais inesquecíveis de todo o Reino Unido e que precisas de descobrir se estiveres numa visita ao país. O monumento pré-histórico é uma das atrações mais famosas do mundo e que não para de intrigar arqueólogos, historiadores e milhares de visitantes.
Para responder a algumas das tuas perguntas, vamos apresentar o guia de uma viagem a Stonehenge, algumas curiosidades e como realizar uma excursão. Além da construção pré-histórica mais famosa do mundo navegamos por outras atrações turísticas próximas. Marca já a viagem e coloca a mochila às costas porque vale mesmo a pena.

Onde fica Stonehenge? Como lá chegar?
Comecemos a nossa viagem a Stonehenge! Com um carro particular há obviamente maior conforto durante o percurso e é tudo mais simples. Esta é a nossa recomendação, mas existem várias formas de chegar a
Stonehenge na Inglaterra:
- Transporte público: de Salisbury existem alguns autocarros que realizam viagens até Stonehenge. Já na estação de Waterloo em Londres, podes apanhar o comboio para Salisbury e apanhar depois o autocarro local. Se este for o teu trajeto não tardarás mais de 2 horas e meia;
- Excursões turísticas: também existem várias tours e excursões para Stonehenge, que devem ser agendadas previamente. A maioria delas começa em Londres, Swindon, Salisbury e levam-te até ao círculo de pedras;
- Carro privado: podes alugar uma viatura num dos aeroportos de Londres e depois conduzir facilmente até Stonehenge. Terás de apanhar a A303 e tardarás em média 2 horas de viagem;
Se mal podes esperar para reservar a tua excursão a Stonehenge fá-lo agora e prepara-te para uma experiência descontraída. Eis onde se encontra o círculo:
Tour ao círculo de pedras mais famoso do mundo
Para começar a tour em Stonehenge vais precisar primeiro de comprar as entradas. É recomendável comprar os bilhetes para Stonehenge online, por ser uma forma fácil, rápida e segura. Não precisarás de estar longos minutos nas filas de espera.
Convém verificar os horários de funcionamento de Stonehenge antes de planear a viagem a um dos locais mais espirituais do mundo.
Na época alta (desde o solstício ao fim do verão e solstício de inverno) costumam existir vários turistas. Poderás aceder ao site oficial da English Heritage para mais informações sobre os bilhetes, horários, assim como outras informações sobre o restaurante e a loja de souvenir do local.
Breve história da misteriosa construção

Chegou o momento de te falarmos em detalhe deste Património Mundial da UNESCO.
Localizado na Inglaterra, as pedras guardam autênticos mistérios arqueológicos e estão ligadas a uma infinidade de teorias e especulações. Para sermos mais exatos, a história de Stonehenge remonta ao período neolítico, a icónica Idade da Pedra, a cerca de 2500 a.C., com a construção das pedras principais a decorrer entre 2600 e 2400 a.C.
Notável pelo facto de ser todo um trabalho manual, o círculo obrigou a que várias pessoas transportassem as pedras ao longo de vários quilómetros – 30 km para sermos exatos desde uma pedreira de Marlborough. Apesar disso, ninguém sabe ao certo como foram ali bater. Terá sido através de uma tecnologia poderosa, que acabou por se perder no tempo? Foram forças sobrenaturais ou extraterrestres?

Aquilo que sabemos é que Stonehenge foi espaço de cerimónias religiosas, relacionadas com os alinhamentos anuais do Planeta Terra com o sol.
Durante o solstício de verão, a 21 de junho, os raios de sol atravessam a pedra referida como “Pedra do Altar” e iluminam o centro do círculo de pedras. No solstício de inverno, no dia 21 de dezembro, acontece precisamente a mesma coisa. Nestes dias são realizados eventos especiais, que destacam a magia e os enigmas por detrás de Stonehenge.
Excursão ao monumento de Stonehenge

O monumento de Stonehenge está tão bem conservado que o seu estado de preservação é a primeira coisa que nos desperta a atenção. O recinto está bem identificado e do parque de estacionamento público, passamos para o recinto central para levantar os bilhetes. Depois, somos encaminhados até um autocarro que nos leva às pedras.
É preciso caminhar um pouco, portanto não pode faltar calçado próprio. O círculo de pedras estão sempre ao longe, sendo impossível (e proibido) tocá-las. Mas a sua grande energia de Stonehenge sente-se em todo o nosso corpo e alma.

Fomos confrontados com a sua história factual, como por exemplo, o facto do local ter sido usado como cemitério por mais de 500 anos, ou das pedras de Stonehenge pesarem mais de 20 toneladas cada uma. Arrepiámo-nos pelos segredos e com tudo o que envolve as observações astronómicas realizadas. De surpresa atrás de surpresa podíamos ficar ali horas a fio.
Vale a pena fazer uma excursão guiada no círculo de pedras?
Vale mesmo a pena fazer uma excursão guiada por Stonehenge, para obter todas as informações que sozinho não vais receber. Tenta apreciar ao máximo a paisagem circundante e se conseguires deves experimentar o nascer ou o pôr do sol em Stonehenge.

Atenção que o santuário de Stonehenge deve ser respeitado ao máximo. Tenta abstrair-te e desligar-te do mundo digital e da captação de fotos durante alguns minutos. Deixa que os teus pés toquem este solo poderoso.
Stonehenge vs. Avebury: o maior círculo de pedra do mundo

Stonehenge é realmente uma das principais razões pelas quais deves visitar a Inglaterra e fazer uma slow-travel ao país, mas há muito mais para descobrir nos seus arredores. Falamos do maior círculo de pedras da Europa em Avebury, também ele Património Mundial pela UNESCO, mais extenso que Stonehenge.
Com diâmetro de cerca de 335 metros, as pedras de Avebury foram ali colocadas por volta de 2600 a.C., ou seja, 500 anos depois de Stonehenge. Enquanto Stonehenge está mais protegida graças à sua popularidade e pesquisas científicas realizadas, consegues tocar nas grandes pedras de Avebury. Existem duas avenidas de pedras que ligam o círculo e que poderás acompanhar a pé. É algo que vale a pena, tornando-se uma experiência mais dinâmica, principalmente para turistas com filhos.

O que fazer em Avebury?
O círculo de pedras sagradas de Avebury, que se encontra no condado de Wiltshire, é realmente muito amplo, apesar de algumas pedras terem sido destruídas durante o século XVIII. Além das pedras conseguimos contemplar algumas ovelhas, corvos e esquilos, afinal este é também um espaço de enorme riqueza florestal e que precisa de ser cuidada.
Depois do círculo de pedras de Avebury, que se encontra a 20 quilómetros de Swindon, onde estávamos alojados, sugerimos que visites também o Museu Alexender Keiller e aproveites para subir o monte de Silbury Hill. Podes também voltar ao carro e conduzir até ao centro da cidade de Salisbury, sobre a qual falamos neste artigo.
Aproveita as energias verdes do Reino Unido. São uma grande aventura!
Próxima viagem irei lá!