Deixa que o Algarve seja o início de uma grande viagem da tua vida. Segue os nossos conselhos e descobre tudo o que podes visitar.
Com vontade de viajar até ao Algarve e passar o verão entre as praias e uma natureza tão vasta? Então está na hora de conheceres o que de mais bonito podes visitar no Algarve, o artigo indicado para os que sonham com as águas cristalinas e o sol sempre brilhante.
Neste guia (quase) completo e bastante diversificado, vamos explorar também as principais atividades a fazer no Algarve e como é possível desfrutar de cada uma delas com a máxima tranquilidade, mesmo que este seja um dos destinos mais visitados pelos turistas. Pronto para descobrir uma das nossas pedras preciosas?
Razões para passar umas férias no Algarve

O Algarve é diferente de todas as regiões do território continental. De facto, distingue-se pelas temperaturas amenas ao longo de todo o ano e ali deparamo-nos com fortes contrastes, entre os bares e restaurantes movimentados e as zonas recônditas e serenas.
Eis as razões pelas quais o Algarve é um destino excelente para passar umas férias sozinho, com amigos ou em família:
- Praias douradas e sempre limpas: são mais de 150 km de costa litoral, onde conseguirás encontrar praias com águas transparentes, areia dourada e paisagens de cortar a respiração. Entre as opções de praias, vale a pena refugiar-se na Praia da Rocha, a maior praia de Portimão, que se estende por mais de 1 km;
- Natureza circundante do Algarve: a acompanhar as praias, arribas e falésias de tons desérticos, todos sabemos que o Algarve possui uma paisagem natural heterogénea. Existem parques naturais, como a Reserva Natural da Ria Formosa, algumas ilhas e até grutas mágicas;
- Atividades ao ar livre: o Algarve é um destino excecional para os praticantes de golf e de surf. Nós gostamos particularmente desta região pela possibilidade de fazermos caminhadas pelas falésias e até pelos passeios de barco para observação de cetáceos.

Obviamente não pode faltar um bom prato algarvio sobre a mesa, seja peixe fresco, sardinhas assadas, bacalhau algarvio, lulinhas fritas à algarvia, favas, ou o nosso prato favorito do Algarve: a Cataplana. São ainda tantos os doces que te vão abrir o apetite, como os doces finos, o folhado de Loulé, ou a delícia de alfarroba, amêndoa e figo que combina na perfeição frutos típicos da região.
A partir de agora vamos desvendar o que visitar no Algarve e algumas das suas cidades mais encantadoras.
Cidades e vilas mais atrativas do Algarve
Sabe sempre bem visitar as melhores cidades e vilas do Algarve durante 1 semana, 1 fim de semana prolongado ou passar 1 dia em cada uma delas. Se tiveres flexibilidade na organização da viagem, sugerimos passar pelo Algarve durante maio e depois em setembro, quando a afluência de turistas é menor.
Eis alguns dos lugares que sugerimos:
- Albufeira;
- Carvoeiro;
- Tavira;
- Faro;
- Lagos;
- Olhão;
- Quarteira;
- Armação de Pêra;
- Portimão;
- Sagres.
A seguir, reunimos as atividades que podes fazer em alguns destes sítios. Desde já referimos que serão todas adequados para turistas que viajem sozinhos ou que estejam acompanhados pelos seus amigos aventureiros.
O que visitar em Albufeira?
Um dos destinos mais famosos de Portugal, Albufeira é um local de referência pelas belas praias, pelo clima ensolarado e pela vida noturna animada. Para nós, Albufeira é também um sítio que permite relaxar, numa combinação entre a agitação turística e vida selvagem.
Pode ser, na realidade, um bom ponto de partida para explorar as aldeias pitorescas e os parques naturais da região. Como no verão está cheia de pessoas, sugerimos uma viagem até Albufeira em maio ou em meados de setembro. Partilhamos, abaixo, alguns pontos que conseguimos descobrir em Albufeira.
Praia de São Rafael

A Praia de São Rafael em Albufeira é dos locais mais bonitos que já visitamos. Com 160 metros de extensão, as suas rochas douradas estão em sincronia com as ondas das águas cristalinas, que favorecem uma calma eterna. Está mais isolada do que a Praia dos Pescadores, mas é fácil de lá chegar de táxi ou Uber, a apenas a 5 minutos de viagem desde o centro.
Praia dos Pescadores

A praia mais central de Albufeira, conta com acesso pedonal desde a Praia do Peneco, sendo a favorita de tantos pela sua extensão ou pela calma do seu mar. Conta com vários restaurantes, acesso a casas de banho, balneares e vigilância durante a época balnear. Aqui, a temperatura média da água no verão varia entre os 20 e os 23ºC. Não esquecer que a vista desde o Miradouro do Pau da Bandeira é uma das melhores sobre Albufeira.
Centro Histórico de Albufeira – Cidade Velha
Ruas estreitas e sinuosas são comuns por todo o centro histórico de Albufeira, onde encontrarás casas tradicionais pintadas de branco, azul e/ou amarelo, lojas de artesanato, restaurantes e uma série de bares.

Sugerimos uma visita à Igreja Matriz de Albufeira, construção neoclássica de 1782, à Porta da Vila, onde são evidentes vestígios do castelo medieval do século XIII, à Torre do Relógio, ao Museu Municipal de Arqueologia e claro uma caminhada pela Rua 5 de Outubro com vida permanente. É mais fácil ouvir inglês do que português.
A partir de Albufeira é possível subir a bordo de várias embarcações e descobrir algumas falésias e cavernas escondidas. A mais famosa de todas é a gruta do Algar de Benagil, com uma clarabóia natural e uma pequena extensão de areia, próxima da praia de Benagil no concelho de Lagoa no Algarve. Terás uma aventura incrível junto daqueles que conhecem a região com a palma das mãos.
Roteiro em Faro: do centro histórico às ilhas

De Albufeira, passamos para Faro, aquela que foi a nossa cidade base, onde ficámos alojados durante mais tempo. O centro histórico de Faro é apenas o começo e permite-te caminhar pelas ruas pouco espaçosas, onde podes descobrir a Sé Catedral de Faro, de estilo maioritariamente gótico e edificada no século XVIII, sobre as ruínas de um templo romano, e algumas praças pitorescas. Não percas a oportunidade de visitar estes pontos turísticos de Faro:
Capela dos Ossos de Faro

A primeira paragem obrigatória em Faro encontra-se no centro histórico, por ser completamente decorada com ossos humanos.

Pertencente à Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com arquitetura barroca e de estilo próprio ao reinado de D. João V, a Capela dos Ossos de Faro foi finalizada no século XIX e vale a pena uma visita para aqueles interessados em história e arquitetura tão apelativa (não confundir com a Capela dos Ossos de Évora).
Onde comer em Faro? Restaurante O Cantinho
Nas portas das muralhas que circundam o centro histórico de Faro, encontramos o Restaurante O Cantinho uma surpresa agradável, onde conseguimos saborear a tão requintada Cataplana.

Existem opções de carne e mistas (carne e peixe) que realmente tornam este prato um hino de sabores da região. Os preços justificam a qualidade, assim como o bom trabalho e simpatia dos seus funcionários.
Passeio de barco à Ilha da Culatra, Ilha do Farol e Ilha Deserta
A bordo de um barco, conseguimos fazer uma excursão de 1 dia pela ilhas de Faro, dos locais mais bonitos de Portugal.

A partida aconteceu bem pela manhã no Cais das Portas do Mar e escolhemos fazer a experiências com a empresa Hop on Hop Off Islands. Enquanto na Ilha da Culatra vive uma pequena comunidade, a Ilha do Farol e a Ilha Deserta são mais tranquilas e conservam a natureza no seu estado puro.

Em todas elas poderá ser possível observar aves migratórias como flamingos, garças-reais, águias, ou plantas ameaçadas como a salgadeira, a orquídea selvagem e o junco. Outro dos momentos inesquecíveis é quando descontrais no areal e relaxas por completo.
A principal vantagem da cidade de Faro é que rapidamente consegues visitar outras cidades do Algarve pela sua boa rede de transportes. Também encontramos na cidade um dos principais aeroportos do país, com voos nacionais e internacionais.
Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável
A Ilha da Culatra, na Ria Formosa, é a casa de vários pescadores e famílias, e ganha uma nova vida com a chegada dos turistas na época alta. Foi na Ilha da Culatra que passamos maior parte do nosso dia e ainda bem que assim foi.
De destacar as suas praias de areia fina e as águas cristalinas, que a tornam no mais autêntico oásis do Algarve. O ar fresco sente-se em todas as esquinas, sendo o antídoto perfeito. Para chegar à praia, terás de passar pela Vila da Culatra, com casas bonitas e onde existe uma forte proximidade entre os habitantes. Percebemos o quanto as pessoas estão prontas para agradar quem por ali passa.

Sabias ainda que a Ilha da Culatra está a caminho da transição energética e susentabilidade? A iniciativa ‘Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável’ procura colocar a ilha um pouco mais à frente do território nacional, na proteção da vida selvagem e humana. O objetivo é assegurar existe participação ativa de toda a comunidade e que a limpeza da sua área é uma constante.
Mercados de Olhão no Algarve
Se tiveres tempo, aproveita para visitar os Mercados de Olhão, dois edifícios muito tradicionais e localizados na cidade que lhe dá nome. Acreditamos que permite conhecer a alma olhanense a fundo, e ter uma das experiências mais reais de todo o Algarve. Se de um lado encontramos o mercado de peixe, do outro encontramos o mercado de frutas e legumes do dia.

A história dos Mercados de Olhão remonta à segunda metade do século XIX, num construção com elementos neoclássicos e árabes, azulejos coloridos e detalhes arquitetónicos que adicionam um charme especial. Ao redor encontramos cafés e restaurantes com venda de produtos tradicionais e uma vista memorável sobre a Ria Formosa.
Visitar os Mercados de Olhão é uma experiência sensorial, sobretudo ao sábado, por ser o dia de maior afluência. Poderás explorar depois a cultura local, experimentar sabores autênticos e entrar em contacto com a vida cotidiana da região do Algarve. Não deixes de aproveitar estas energias.
O que não podes perder no Carvoeiro?

Nesta vila costeira, o ambiente é tão relaxante que consegues esquecer estar em Portugal. O Carvoeiro oferece a qualidade certa durante férias, com um mar precioso, muito semelhante ao sul de Espanha ou às Ilhas Baleares.
Aqui estão algumas sugestões de atividades a fazer no Carvoeiro:
- Praia do Carvoeiro: a praia central de Carvoeiro é um ponto de referência da vila, numa enseada cercada por falésias íngremes e casas brancas que criam um cenário retirado de um filme. Aproveita para dar um mergulho no Oceano Atlântico e aprecia o céu brilhante;
- Percurso dos Sete Vales Suspensos: para os adeptos de caminhadas sugerimos este percurso com aproximadamente 6 km (12 km ida e volta), que se estende entre a vila do Carvoeiro e a Praia da Marinha. Irás descer e subir barrancos durante 6 horas com a linha do horizonte como pano de fundo;
- Farol de Alfanzina: aberto ao público às quartas-feiras das 14h às 17h, poderás visitar este farol com uma vista panorâmica sobre o oceano e grande parte da costa algarvia. Desde o cabo, poderás contemplar os alguns dos mais belos pores do sol em Portugal.
Roteiro no Algarve: o que visitar em Portimão?
Neste guia sobre o que visitar no Algarve não poderíamos deixar de lado os encantos de Portimão. Com uma cultura tão preciosa, são vários os locais a visitar em Portimão a começar pela Praia da Rocha, das mais cativantes de todo Portugal e onde muitos ambicionam passar um dia relaxante ao sol.
Curiosamente, se sentes necessidade de visitar algum museu em Portimão, sugerimos uma visita Museu de Portimão, uma antiga fábrica de conservas de peixe, que proporciona uma visão completa sobre as tradições, assim como várias exposições temporárias dedicadas a uma variedade de temas.

É também em Portimão que te poderás deparar com o famoso circuito de corridas, o Autódromo Internacional do Algarve, onde ocorrem os eventos automobilísticos mais emocionantes do ano. Portimão, assim como Faro, dispõe de uma excelente rede de transportes o que poderá torná-la no sítio certo para partir em viagem pelo Algarve.
O que visitar em Sagres no sul de Portugal?

É a cereja no topo do bolo neste guia completo sobre o que visitar no Algarve. Sagres, é a cidade mais a sudoeste do território continental português, e onde poderás apreciar o pôr do sol e aproveitar algumas praias.
- Praia do Tonel: pela sua ondulação forte, esta é uma das praias que mais surfistas atrai em todo o país. Nos dias mais calmos oferece um cenário deslumbrante para apreciar o pôr do sol;
- Praia do Beliche: inigualável pelas falésias, é mais um dos melhores locais para descontrair no Algarve, graças ao toque dourado das suas águas atlânticas. A areia é muito limpa e, devido aos acessos relativamente complicados, é pouco visitada por turistas;
- Cabo de São Vicente: o ponto mais a sudoeste da Europa continental, que integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, poderá ser encontrado a apenas cinco quilómetros do centro de Sagres. É um local espetacular para assistir ao pôr do sol no Algarve – talvez o mais bonito e ventoso de todo o país. Uma pequena nota para a fortaleza aqui erguida no século XVI, para proteger a costa portuguesa dos ataques dos piratas mouros, que antes era um convento medieval, onde supostamente se encontravam os restos mortais de São Vicente.

Os melhores lugares para ver o pôr do sol no Algarve
Por último e para que tenhas o momento mais relaxante ao final de todos os teus dias de férias no Algarve, destacamos os melhores lugares da região para ver o pôr do sol. Deixa que os raios brilhem sobre o teu rosto durante a tua viagem ao Algarve e sente o cheiro profundo do Oceano Atlântico.
Cabo de São Vicente

Como vistas incríveis sobre o oceano, é um lugar perfeito para assistir ao pôr do sol em Sagres, enquanto a nossa estrela desaparece no horizonte. A melhor forma de chegares ao Cabo de São Vicente é através de carro privado, taxi ou autocarro. Neste caso, a viagem demora cerca de 15 minutos desde o centro de Sagres.
Ria Formosa em Faro

Consegues ver o pôr do sol na Ria Formosa, a lagoa costeira protegida que se estende por cerca de 60 km ao longo da costa algarvia. Também podes aguardar na Ilha da Culatra, Ilha do Farol ou Ilha da Culatra para teres uma perspetiva diferente do anoitecer, pelo menos até à partida do último barco. Marca já o teu passeio de catamarã pela Ria Formosa ao entardecer.
Falésias de Albufeira

Na Praia de São Rafael e sobre as suas falésias terás um lugar perfeito para relaxar e assistir ao pôr do sol. É também um lugar que promete despertar as emoções mais intensas.
Ilha de Tavira

A sul da cidade de Tavira, encontramos a Ilha de Tavira, entre a Ilha da Armona e a Ilha de Cabanas. É uma ilha isolada com vista esplendorosa para o pôr do sol. Serão minutos sentidos no teu coração enquanto o sol desaparece.
Em suma, não é fácil descrever as principais atrações turísticas do Algarve num só artigo, mas a partir daqui conseguirás certamente preparar uma viagem memorável pelo sul do país. Com estas informações conseguirás criar um itinerário diverso, porque reune atividades relacionadas com a natureza, a história e também com a própria vida quotidiana dos algarvios. Sem dúvida, uma viagem ao Algarve irá trazer-te novas memórias e a vontade de repetir.
Lê também o nosso artigo sobre as praias e calas de Menorca e descobre os encantos do Mar Mediterrâneo.