Contamos tudo sobre um passeio pelo Palácio de Venaria (Reggia di Venaria Reale), uma das Residências Reais dos duques de Sabóia em Itália.
Precisamente nas portas da cidade de Turim encontramos uma das representações máximas da arquitetura e também da paisagem do século XVII na Itália. Referimo-nos ao Palácio de Venaria Real, que tivemos oportunidade de visitar na nossa última viagem àquele país. O grande complexo de edifícios é considerado património mundial da UNESCO e foi mandado construir pelo duque Carlo Emanuele II de Sabóia, cuja família ansiava por um local de lazer e caça. Aliás, todos nos arredores do palácio deparamo-nos com um profundo bosque.
Porque estávamos tão decididos a fazer um passeio pela Reggia di Venaria Reale em Turim, acábamos por descobrir as coisas tão maravilhosas que tem para oferecer. Enquanto as colinas piemontesas ao longe permitem respirar ar puro, o Palácio envolve-nos na sua sumptuosidade, praticamente rara comparando com tudo aquilo que vimos até agora pela Europa.
Quanto aos jardins do Palácio de Venaria Real, sobre os quais também vos iremos falar, são um sítio relaxante, indicado para meditar e para cumprir metas de caminhadas a pé. Vens connosco nesta viagem descontraída?
O que fazer no Palácio de Venaria Real em Turim?
Visitar a Reggia di Venaria é quase obrigatório numa viagem a Turim. A residência oficial dos Sabóia encontra-se a apenas alguns quilómetros da capital de Piemonte. Além da Mole Antonelliana, do Museu Egípcio, Turim é uma cidade com uma história arquitetónica e artística vasta, que ficaria para sempre eternizada neste trabalho do arquiteto Filippo Juvarra.
Algumas das coisas a fazer no Palácio de Venaria Reale são:
- Visitar os amplos jardins da Reggia di Venaria: onde é possível contemplar árvores e flores muito verdes. Nestes jardins históricos irás deparar-te com o Grande Parque, o Jardim da Belvedere e o Jardim das Fontes;
- Visitar os salões com frescos e peças de tapeçaria únicas: são os lugares mais emblemáticos como o Salão de Diana ou o Salão Grande, habitualmente utilizados para a realização dos maiores eventos culturais, concertos, exposições temporárias e festivais. Um dos maiores exemplos foi a realização da passadeira turquesa da Eurovisão 2022;
- Descobrir o Museu da Reggia di Venaria: no interior da Reggia existe uma coleção de artes italiana e europeia muito simbólica, com pinturas, esculturas e objetos decorativos únicos;
- Experimentar a culinária tradicional italiana no Restaurante Reale, com pratos à base de trufas comuns da região;
- Os amantes de arte não podem perder a oportunidade de assistir a peças de teatro e ópera no Teatro Reale.
No total o complexo da Reggia di Venaria Reale atinge os 80 hectares, a maior das residências dos duques de Sabóia e que acabou por ser apelidada de “Versalhes de Piemonte”.
Localmente, o complexo esteve praticamente ao abandono até meados dos anos 90, sendo dedicado às atividades militares. Depois de um investimento astronómico de 25 milhões de euros, a Reggia continua cheia de vida com muita paz e descontração nos seus labirintos.
Visita guiada no Palácio de Venaria Real: bilhetes e horários
Para visitar o Palácio de Venaria Real, podes fazer a reserva online. A nossa sugestão é uma visita guiada pelo Palácio Real de Venaria com cancelamento gratuito. É um itinerário fantástico para revelar os segredos deste antigo palácio.
Os horários de funcionamento do Palácio de Venaria variam de acordo com a época do ano e com os eventos agendados pela cidade. Regra geral, o Palácio de Venaria Real está aberto todos os dias excepto às segundas-feiras e feriados:
- De março a outubro: das 9h às 19h
- De novembro a fevereiro: das 9h às 17h
Os horários de encerramento podem variar de acordo com a estação do ano. Uma vez localizada no norte da Itália, o horário pode ser alterado consoante a previsão de neve ou condições meteorológicas adversas. Fica atento às notícias quando estiveres a visitar Turim.
Um passeio pelos jardins da Reggia di Venaria Reale
Se quiseres visitar apenas os jardins do Palácio de Venaria Real, podes fazê-lo e pagar apenas 25€. Podes também percorrer as ruas de Venaria gratuitamente e observar algumas esquinas e espaços construídos com a intenção de suportar a corte real.
Os jardins do Palácio de Venaria de uma das principais atrações turísticas da cidade de Venaria Reale. Foi aqui que passámos grande parte do nosso tempo, onde tivemos oportunidade de conversar, mas também de prestar atenção aos sons que nos rodeavam. Aqui não há mais nada a fazer do que ser levado pela natureza e seus seres vivos.
Curiosamente, os jardins do Palácio Real da Reggia di Venaria não são aqueles inicialmente projetados e construídos no século XVII para a família Sabóia, isto porque os originais estão completamente desaparecidos desde então. Parte do terreno foi também destruída pelas tempestades de 2007. No entanto, esqueçamos este momento e contemplemos a magia destes jardins. Eis as coisas que ali poderás ver entre o Parque Alto e Parque Baixo da Reggia:
- Cavernas do século XVII;
- As ruínas da Fonte de Hércules;
- As ruínas do Templo de Diana (não o que se encontra em Évora, mas outro que pelas fotos parece de enorme e fascinante altura);
- Jardim público com flores e rosas;
- Atrações para os mais pequenos;
Desde o Parque Baixo do Palácio Real de Venaria, onde passámos a maior parte do nosso tempo, poderás observar algumas esculturas de Giuseppe Penone. Infelizmente, devido a obras no local não conseguimos desfrutar do espaço na sua plenitude. Existem ainda os Jardins Belvedere dentro da Reggia di Venaria que não podes perder. Por isso mesmo é que recomendamos uma visita guiada pelo Palácio Real.
De destacar que em Venaria Reale encontramos a maior horta urbana de Itália, com plantações de hortícolas e frutas que ocupam uma área aproximada de 10 hectares. Os visitantes do Palácio Real podem comprar doces de maçã, damascos, pêssegos, abóbora, pimenta e berinjela. Alguns produtos são depois vendidos no Caffetteria degli Argenti, com vista panorâmica nos jardins.
O Salão Diana no palácio dos Sabóia em Itália
Brilhante e luxuoso, assim poderíamos descrever o Salão de Diana, dos principais salões do Palácio de Venaria Reale. No interior conserva obras totalmente restauradas entre os finais dos anos 90 e inícios dos anos 2000.
Projetado por Amedeo di Castellamonte e construído no século XVII como parte do projeto de expansão do palácio pelo Duque Carlo Emanuele II, o Salão Diana serviria como sala de recepção e entretenimento para a nobreza. Existem cenas mitológicas pintadas no teto, como a caça de Diana, a deusa da caça.
Além deste salão, a residência é composta por vários edifícios, incluindo o Palácio de Venaria, o Jardim de Venaria e outras construções menores, como o Palácio dos Leões e o Palácio da Bela Adormecida.
Mesmo assim, não há como negar a imponência do Salão Grande, com obras de Pietro Filippo Somasso, Giuseppe Bolina, Antonio Papa e Giovambattista Sanbartolomeo e com dimensões que deixam qualquer um perplexo. São 15 metros de altura no centro da abóbada, 80 metros de comprimento e 12 de largura. Os efeitos de luz, graças às 44 janelas, continuam a inspirar milhares de turistas.
Sabias que existe uma gôndola no interior do palácio?
No Museu da Reggia di Venaria, na Scuderia Juvarriana encontramos uma gôndola (em italiano “Il Bucintoro dei Savoia”), construída nos estaleiros de Veneza, sob a supervisão do renomado arquiteto da corte Filippo Juvarra e que foi transportada até Turim.
A compra desta gôndola aconteceu após Vittorio Amedeo II de Savóia, ter adquirido os títulos de Rei do Reino da Sicília (1713) e de Rei da Sardenha (1720). Representa a vaidade da corte no desembarque nas saídas marítimas do reino.
A chegada a Turim da gôndola veneziana aconteceu 4 de setembro de 1731, puxada por animais no rio Pó durante 32 dias! A sua primeira aparição pública aconteceria apenas em 1734 e desde então passou por momentos históricos muito curiosos que podes conhecer na tua visita ao palácio.
Como chegar ao Palácio de Venaria Real e onde se encontra no mapa?
Existem várias maneiras de chegar a Venaria Reale e visitar a exuberância da arquitetura barroca e tardo-barroca da família Sabóia. Eis algumas sugestões:
1. De carro: a 15 km norte de Turim, pode ser facilmente alcançada desde viatura alugada – via autoestrada A4 ou A55.
2. De comboio: a estação ferroviária mais próxima do Palácio é Venaria Reale. A caminhada também não exigente e deverá demorar
3. De autocarro: Existem várias linhas que ligam Venaria Reale a outras cidades da região, incluindo Turim e Milão.
Porque gostamos e respeitamos a natureza, acabámos por ficar alojados no Penny’s Garden, um precioso alojamento a uma hora de Turim. A cidade e o Palácio de Venaria Reale estão praticamente a meio caminho entre esta aldeia e a cidade. Nota também para o facto do aeroporto mais próximo ser o Aeroporto Internacional de Turim-Caselle, a cerca de 20 km de Venaria Reale.
Vale a pena visitar o Castelo de La Mandria?
Bem perto do Palácio de Venaria Real encontramos outro exuberante espaço arquitetónico. O Castelo de La Mandria é uma fortaleza medieval construído no século XIII com o intuito de proteger a região contra invasões, onde encontrarás uma muralha com 30 quilómetros de comprimento. É isto que faz do Parque de la Mandria um dos maiores parques fechados da Europa,!
Toda a fortaleza consegue proteger a floresta no Vale do rio Pó, revelando este local como património natural e cultural da Humanidade. Hoje, podem ser feitas visitas guiadas pelo Castelo de La Mandria que permitirão aprender a história de Piemonte. A abertura pode variar consoante à altura do ano, por exemplo, no inverno é feita uma pausa devido às temperaturas baixas da estação.
Sentimos que é complicada de explicar em poucas palavras tudo o que ver na Reggia di Venaria – são mais de 80,000 metros quadrados de superfície ocupada pela zona do Palácio Real. Tudo ali é encantador, numa experiência de viagem a não perder para quem anseia purificar a mente.