10 Filmes pouco conhecidos para amantes de viagens

O La Vida es Mara continua com a recomendação de listas cinematográficas, desta vez com 10 filmes pouco conhecidos para amantes de viagens.

Hoje, mais do que nunca, precisamos de viajar. Precisamos de escapar à rotina exaustiva e aventurar-nos por novos lugares para descobrirmos novas gentes e novas culturas. Viajar é sinónimo de ar fresco, de novas experiências enriquecedoras, muitas delas com resultado direto na nossa vida e naquilo que está por vir.

Foi neste mesmo sentido que te decidimos apresentar uma segunda lista de filmes sobre viagens, desta vez focada em obras pouco conhecidas dos públicos dos dias de hoje, que preferem o cinema mainstream de efeitos visuais digitalmente concebidos, do que obras rodadas em espaços e locais reais, sobre pessoas reais.

Bora Bora, Polinésia Francesa © Pixabay
Bora Bora, Polinésia Francesa © Pixabay

A preto e branco ou com a magia do Cinemascope, prepara-te para embarcares connosco numa viagem cinematográfica sem igual. Vamos dar-te a conhecer filmes sobre viagens protagonizados por grandes nomes da Sétima Arte como Orson Welles, Sophia Loren, Vittorio De Sica, Henry Fonda, Jane Fonda, Fernanda Montenegro, Katharine Hepburn, Robert Redford, Maggie Smith, Judi Dench, entre outros. São eles que nos levam à Itália, aos Estados Unidos da América ou até à Polinésia Francesa e à colorida ilha de Bora Bora.

Se gostas de viajar tanto quanto nós, diz-nos quais os títulos desta lista de 10 filmes pouco conhecidos para amantes de viagens que já tiveste oportunidade de assistir. Podes também percorrer a nossa lista de outros filmes sobre viagens mais conhecidos do grande público. Deixa-nos o teu comentário. 👇

1. O Terceiro Homem (1949), de Carol Reed

O Terceiro Homem (1949) © London Film Productions
O Terceiro Homem (1949) © London Film Productions

Não é exatamente um filme divertido sobre viagens, mas uma obra essencial sobre a Europa Central durante os primeiros anos da Guerra Fria. Mesmo assim, “O Terceiro Homem” faz parte desta lista pela forma como representou adequadamente a Áustria e os seus habitantes. Holly Martins (Joseph Cotten), velho escritor de romances de “cowboys”, viaja para a Viena do pós-guerra a convite do seu ex-colega da escola Harry Lime, que lhe prometeu trabalho. Mas quando lá chega, descobre que Lime morreu num estranho acidente de viação. Martins resolve então desvendar o que realmente aconteceu ao seu amigo. Com argumento de Graham Greene, “O Terceiro Homem” foi nomeado para três Óscares, entre os quais o de melhor realizador (Carol Reed), e ganhou o de melhor fotografia.

Local a visitar: Viena, Áustria

2. Pão, Amor e… (1955), de Dino Risi

Pão, Amor e... (1955) © Titanus
Pão, Amor e… (1955) © Titanus

Um mulherengo, Antonio Carotenuto (Vittorio de Sica), que é um marechal aposentado, volta para a sua terra natal, Sorrento, para assumir o cargo de comandante da guarda municipal. Ele jura não se meter mais em aventuras amorosas, mas a sua primeira missão é despejar Sofia (Sophia Loren), uma sexy feirante que vive no seu antigo apartamento. Sofia tenta agradá-lo com presentes, que ele recusa, na intenção de fazê-lo mudar de ideias. Paralelamente, enquanto o seu imóvel não fica desocupado, Antonio se hospeda na casa de Violante Ruotolo (Lea Padovani), uma bela mulher, o que pode atrapalhar Sofia. Mas a sorte parece estar do lado dela, pois ele se sente atraído por Sofia, que, por sua vez, mostra-se interessada em Pascazio Nicola (Antonio Cifariello). Uma série de peripécias amorosas num filme realizado por Dino Risi, um dos melhores cineastas da comédia italiana.

Pão, Amor e…” está disponível na Netflix (clica aqui). Além disso, na plataforma de streaming poderás assistir a outros imperdíveis filmes sobre turismo. Em breve iremos esmiuçar esta obra bastante divertida.

Local a visitar: Península Sorrentina, Campania, Itália

3. A Casa do Lago (1981), de Mark Rydell

casa-lago-filme
A Casa do Lago (1981) © IPC Films

A Casa do Lago” foi o último filme de Henry Fonda, que na altura da rodagem tinha 75 anos de idade. Fonda é Norman Thayer, um professor reformado com dificuldades em aceitar a velhice e com uma relação complicada com a filha, Chelsea — papel a cargo de Jane Fonda, a filha do ator na vida real . Norman e a mulher Ethel (Katharine Hepburn) estão a passar o Verão na sua casa de Nova Inglaterra, como o vêm fazendo há cerca de 50 anos. Chelsea vai ter com eles, acompanhada pelo seu futuro marido Bill (Dabney Coleman) e o filho deste, Billy (Doug McKeon), que vai ficar com os Thayer enquanto Chelsea e Bill vão à Europa. As férias vão ser uma oportunidade para as diversas personagens aprenderem a conhecer-se melhor: a si próprias e aos outros. Uma comédia dramática interpretada por monstros sagrados do cinema, que obteve dez nomeações para os Óscares em 1982 e valeu ao duo Fonda/Hepburn os respectivos Óscares de melhor ator e melhor atriz.

Local a visitar: Squam Lake, New Hampshire, Estados Unidos da América

4. Central do Brasil (1998), de Walter Salles

central-brasil-filme
Central do Brasil (1998) © Audiovisual Development Bureau

Dora (Fernanda Montenegro) escreve e envia a correspondência aos analfabetos que aparecem na estação central do Rio de Janeiro. Odeia o seu trabalho e acha que os clientes não passam de “lixo”. Mas, um dia, encontra-se com Josué (Vinícius de Oliveira), um rapaz de 9 anos que nunca conheceu o seu pai e acaba de perder a mãe num acidente. Perante estas circunstâncias, Dora, decide ajudá-lo e os dois partem Brasil fora. Uma obra crucial para conhecer o Brasil do interior, o Brasil afora dos grandes núcleos de turistas e que valeu a Fernanda Montenegro uma nomeação ao Óscar de Melhor Atriz.

Local a visitar: Rio de Janeiro e Cruzeiro do Nordeste, no Estado de Pernambuco

5. Terapia para Casais (2009), de Peter Billingsley

Terapia para Casais (2009) © Relativity Media
Terapia para Casais (2009) © Relativity Media

Quatro casais vão de férias para uma estância paradisíaca, numa ilha tropical. Um deles está em crise e esta viagem representa uma oportunidade de fazer terapia conjunta antes de se decidir, ou não, pela separação. Os restantes estão ali apenas pelo sol, pela praia e pelas magníficas e relaxantes paisagens. O problema é que, afinal, a terapia é obrigatória para todos… Agora, cada um deles terá de analisar a fundo a sua própria vida e a sua relação, mesmo que isso acarrete algumas surpresas pouco agradáveis.

Local a visitar: Bora Bora, Polinésia Francesa

6. A Minha Vida em Ruínas (2009), de Donald Petrie

vida-ruinas-filme
A Minha Vida em Ruínas © Fox Searchlight

Georgia (Nia Vardalos, atriz e argumentista do divertido “Viram-se Gregos para Casar”) é uma professora de História Antiga que viaja para a Grécia, a sua terra ancestral, determinada a encontrar um sentido para a vida. Depois de uma estadia mais ou menos prolongada, decide candidatar-se a guia turística usando para isso os seus enormes conhecimentos. Infelizmente as coisas não serão como esperava pois os seus clientes estão pouco interessados nas maravilhas da antiguidade, preferindo as magníficas praias gregas e outras coisas mais prosaicas. E, quando ela se recusa categoricamente a alterar o seu roteiro turístico de forma a agradar os excursionistas, a sua chefe decide fazer de tudo para tornar a sua vida num inferno, sabotando o seu trabalho de todas as formas possíveis. Mas, apesar de todas as contrariedades, alguém especial vai fazer um pequeno desvio onde Geórgia finalmente encontrará o tão procurado Kefi (ou alegria de viver, em grego).

Local a visitar: Atenas, Grécia embora algumas cenas tenham sido filmadas em Alicante e Jávea, na Comunidade Valenciana em Espanha

7. Só Precisamos de Amor (2012), de Susanne Bier

precisamos-amor-filme
Só Precisamos de Amor (2012) © Zentropa Productions

Ida (Trine Dyrholm) é uma dinamarquesa que, nos últimos meses, viveu uma angustiante luta contra um cancro da mama. Certo dia, ao chegar a casa após o trabalho, encontra o marido na cama com uma mulher mais jovem. Apesar de profundamente magoada com o que acaba de presenciar, ela decide seguir viagem até Sorrento, em Itália, para a festa de casamento da sua filha Astrid. Durante a viagem, depois de um pequeno acidente de automóvel, Ida conhece Philip (Pierce Brosnan) que, por coincidência, é o pai do seu futuro genro. Já em Itália, na casa à beira-mar onde Philip viveu momentos de terna felicidade com a falecida mulher, nasce uma estranha atracção entre os dois, dando origem a um amor maduro, calmo e profundamente compensador.

Local a visitar: Sorrento, Campania, Itália

8. O Segundo Exótico Hotel Marigold (2015), de John Madden

segundo-exotico-hotel-marigold
O Segundo Exótico Hotel Marigold (2015) © Blueprint Pictures

Com o Hotel Marigold sobrelotado de hóspedes satisfeitos e em paz com a vida, o jovem Sonny percebe que é chegado o momento de expandir o seu negócio. O seu grande sonho é abrir uma cadeia de hotéis e levar aquele projeto a todos os cantos da Índia. Contudo, agora que está prestes a casar com Sunaina, o grande amor da sua vida, resta-lhe pouco tempo para se dedicar ao plano. Ao mesmo tempo que as exigências de um casamento tradicional indiano ameaçam o objectivo de expandir o hotel, uma solução inesperada apresenta-se diante dos seus olhos…

Local a visitar: Udaipur, Rajastão, Índia

9. Por Aqui e Por Ali (2015), de Ken Kwapis

por-aqui-por-ali-filme
Por Aqui e Por Ali (2015) © Route One Entertainment

Já na casa dos 60 e após passar duas décadas a trabalhar em Inglaterra, o jornalista de viagens Bill Bryson regressa aos EUA para usufruir de um merecido descanso nos braços de Catherine, a sua mulher. Porém, aborrecido com a sua nova condição de reformado – e decidido a recriar laços com o seu país natal –, decide embrenhar-se numa espectacular aventura: fazer o chamado Trilho dos Apalaches, mais de 3.500 quilómetros de paisagens acidentadas que atravessam aquela cordilheira montanhosa americana, no sentido do seu comprimento. Depois de ligar a todos os amigos da sua lista de contactos, dá-se conta de que apenas um tem a coragem suficiente para aceitar o desafio: Stephen Katz. Mas toda a tranquilidade e paz que Bill julgava encontrar na travessia é posta em causa quando Katz, um homem conhecido pela sua casmurrice e obstinação, se revela demasiado comodista para tal empreitada.

Local a visitar: Trilho dos Apalaches (desde a Geórgia ao Maine) nos Estados Unidos da América.

10. The Leisure Seeker – Ella e John (2017), de Paolo Virzì

leisure-seeker-filme
The Leisure Seeker – Ella e John © Indiana Productions

The Leisure Seeker é o nome da velha autocaravana na qual Ella e John Spencer iam de férias com seus filhos nos anos setenta. Uma manhã de verão, para escapar a um destino de cuidados médicos que o separaria para sempre, o casal surpreende os filhos, coloca o antigo veículo novamente a funcionar e foge pelo caminho da Old Route 1 com destino à Flórida. Depois de La Piazza Goia, Paolo Virzì continua com um filme on the road mas, desta vez, nos Estados Unidos da América. De forma corajosa, aborda temas como a velhice, a doença, a perda de auto-suficiência, e consegue fazê-lo com uma sensibilidade especial. É uma revelação íntima e sincera, complexa e libertadora, com dois atores extraordinários, Donald Sutherland e Helen Mirren.

Local a visitar: Hemingway House, Key West, Flórida


✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s