Do México até ti: O incrível talento de Lia Timmermans

Fica a conhecer a história de Lia Timmermans, uma francesa que vive no México e tem um grande talento para a ilustração.

Uma das coisas boas de ter um blog ou um Instagram de viagens é termos a oportunidade de conhecer várias pessoas ao redor do mundo com uma história de vida tão bonita e inspiradora como a de Lia Timmermans. Conhecemo-la através do Instagram há aproximadamente um ano e, desde então, temos comunicado várias vezes e partilhado os nossos projetos.

Bandeira do México © Ricardo Esquivel / Pexels
Bandeira do México © Ricardo Esquivel / Pexels

A Lia Timmermans nasceu na França e atualmente vive no distrito de Yucatán, no México, rodeada pela natureza e pelos seus simpáticos animais de estimação. Como poucos, Lia Timmermans tem um incrível talento quando coloca mãos à obra e, por isso, decidimos fazer-lhe uma entrevista. É com todo o gosto que a Lia Timmermans abre as portas ao nosso mundo de reportagens e conversas relativamente informais com profissionais pouco conhecidos e sobre os projetos mais impressionantes que merecem conquistar o mundo.

Desta forma, terás a oportunidade de conhecer o seu trabalho e quem sabe se não te deslumbras o suficiente para contactá-la e adquirir uma das suas obras de arte!

LVM: Há quanto tempo vives no México?

LT: Eu e o meu marido chegámos ao México no dia 14 de fevereiro de 2015 e é óbvio que recordarei desta data para sempre. Aliás, foi o melhor presente do dia dos namorados que alguma vez recebi.

Era suposto termos ficado neste México durante apenas alguns meses. O objetivo era ficar o tempo necessário para completar o meu curso de mergulho em cavernas que consiste em aprender como mergulhar em rios subterrâneos. Posso dizer que era já uma instrutora experiente em mergulho mas queria e precisava de melhorar nos treinos. O México permitiu-me a concretização deste sonho e por aqui fiquei.

LVM: O que fazias antes de entrar no mundo das ilustrações?

LT: Antes, no “mundo antigo” como o chamo, tinha dois trabalhos. Trabalhava como guia de mergulhos Cenote com o meu marido. Ele criou, há 4 anos atrás, o Best Cenote Dives (Melhores Mergulhos Cenote) e propôs realizar tours de Cenote completamente privadas e personalizáveis. Como sou francesa, encarregava-me dos mergulhadores franceses.

Além disso, criei o Mayan Immersion, tours que respeitassem-se a população Maya local e a sua natureza circundante. Trabalhava com a família Maya que vive na selva e criámos duas experiências únicas. Uma aula de cozinha Maya e 24h de imersão. Aí, posso dizer que tive a sorte de transformar as minhas paixões em experiências profissionais enriquecedoras, levando as pessoas a descobrir a cultura Maya moderna e os rios subterrâneos da Península de Yucatán.

Em maio de 2019, abri a loja Mayan Immersion numa pequena vila, chamada Akumal. A vila de Akumal está localizada entre a Playa del Carmen e Tulum e é muito conhecida pelas suas tartarugas. Além de promover a cultura Maya, o principal objetivo da loja era vender peças de artesanato e arte Maya.

Existem muitas comunidades Mayas que não estão acessíveis aos turistas porque se encontram  longe, estão localizadas na selva ou porque não fazem parte do Yucatán Peninsula Road Trip Circuit. Uma vez por mês, ia visitá-los e comprava-lhes peças de artesanato. Era uma simples maneira de ajudá-los, de dar-lhes a possibilidade de viverem a vida que amam e de auxiliá-los a ganhar algum dinheiro para pagar a escola dos filhos ou para pagar qualquer coisa que precisassem e que não existia na selva.

LVM: Porque começaste a ilustrar?

LT: Tal como o resto da população mundial, também eu estive durante algum tempo de 2020 em quarentena. Já tinha feitos alguns projetos visuais através de aplicações muito simples e facilmente acessíveis, como por exemplo, o Canva. Gostava daquilo que ia criando, mas sem nunca conseguir fazer exatamente o que queria. Posso dizer que os resultados eram bons, mas não perfeitos. Então, decidi aproveitar o tempo livre da quarentena, colocar mãos à obra e fazer aquilo que realmente queria.

LVM: Já gostavas de ilustrar quando eras pequena ou começaste por te interessar já na vida adulta?

LT: Sempre gostei de desenhar e de ver ilustrações no Instagram, pois fui criada numa família de artistas. A minha avó trabalhava com o vidro, fazia vitrais e a minha tia é ceramista. Estar rodeada por artistas foi muito bom e inspirador porque, desde pequena, sempre me incentivaram a fazer e a criar arte.

No entanto, quando estás rodeada por outras pessoas tão ou mais talentosas que tu podes sentir um pouco de pressão. Por isso, sempre sonhei em ser artista mas nunca pensei que realmente o conseguisse.

LVM: Que tipo de ilustrações preferes fazer? Tens alguma preferência sejam animais, pessoas, retratos ou paisagens?

LT: Sim! Adoro desenhar animais e flores. Desenhar humanos é sempre muito mais difícil. Até agora, nunca tentei desenhar paisagens. Já pensei fazê-lo, mas é algo que não me atrai tanto quanto cães, gatos ou outros animais. Já nos seguimos através do Instagram há vários anos e vocês sabem o quanto eu amo animais.

LVM: É verdade! E o teu trabalho está disponível em todo o mundo? Em que línguas as pessoas poderão entrar em contacto contigo?

LT: Como é um trabalho digital, está rapidamente disponível para todo o mundo e para todas as pessoas. Podem contactar-me em francês, inglês ou espanhol. No entanto, devo admitir que, apesar de viver no México, nunca aprendi espanhol na escola e por isso o meu nível de escrita neste idioma não é assim perfeito. Mas, há que dizer que é para isso que o Google Tradutor existe e ajuda-me nessa parte (risos).

Podem encontrar o meu trabalho ao pesquisar “Lia’s Creation Boutik” (sim, com K) no Etsy, Redbubble e Facebook.

LVM: Obrigado por este momento!

LT: Obrigada a vocês pela partilha.

Segue o trabalho da Lia através do seu perfil de Instagram @liaevanstimmermans e se quiseres que ilustre alguma das tuas fotografias, entra em contacto com ela! Prometemos que não te vais arrepender!

A prova da sua veia artística pode ser comprovada nas imagens abaixo. Nós ficamos encantados com o seu trabalho de ilustração e digam lá se não ficou ma-ra-vi-lho-so?

A Lia desenhou a nossa cadela, a Lua. É uma cadela muito especial para nós por ter sido o nosso primeiro animal de estimação. A Lua está connosco desde 2006 e é um amor. Apesar das pessoas terem um medo inicial ao vê-la pela primeira vez, se calhar por ser grande, é amável com todos e gosta muito de carinhos. Gosta de brincar e gosta que falem com ela. E, se ela se deitar com a barriga para cima à tua frente, considera-te um sortudo. Significa que ela confia em ti! É uma cadela muito querida por nós e adorámos que a Lia a tivesse desenhado!

Entra em contacto com a Lia Timmermans e pede já a tua ilustração! Seja para oferecer a alguém, seja para a(s) teres na parede do teu quarto… O resultado não te vai desiludir.

Além das ilustrações, a Lia Timmermans tem as suas criações à venda online. Entre as suas criações estão chávenas, ímanes, t-shirts, malas… Tudo personalizado e criado por ela. Poderás encontrá-las aqui e encomendá-las diretamente através do site.

Pedidos de ilustrações à Lia Timmermans

Poderás efetuar o teu pedido de ilustração à Lia Timmermans em inglês, francês ou espanhol, através da sua conta de Instagram ou através do seu e-mail pessoal.

Instagram: @liaevanstimmermans
E-mail: lia.evans0405@gmail.com

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s