Viagem por 10 dos lugares turísticos mais assustadores do mundo

Existem inúmeros lugares turísticos espalhados pelo mundo que encaixam perfeitamente no cenário de um filme de terror. Serias capaz de os visitar?

Pelo mundo fora encontrarás locais invulgares incrivelmente assustadores, com curiosidades e lendas extraordinárias. Um deles até está em Portugal! Continua a leitura connosco e descobre tudo sobre estes locais e algumas curiosidades interessantes sobre o dia de Halloween.

Curiosidades sobre o dia de Halloween

Sabias que o Halloween, também conhecido como o Dia das Bruxas, é celebrado há mais de 3 mil anos?

A festa do Halloween acontece todos os anos a 31 de outubro e surgiu com os celtas, um povo que acreditava em vários deuses relacionados com as forças da natureza e os animais. O Halloween surgiu então com a noite de Samhain, onde o povo celta apagava todas as luzes e ficava à espera que a morte não batesse à sua porta. Apesar da realidade ter sofrido alterações nos dias de hoje, são estas as origens do Halloween.

Viagem pelos lugares turísticos mais assustadores do mundo © Pexels
Viagem pelos lugares turísticos mais assustadores do mundo © Karolina Grabowska, Pexels

No entanto, é nos Estados Unidos da América que o Halloween é celebrado com muita força, até porque o dia 31 de outubro é feriado neste país. As crianças mascaram-se e vão batendo de porta em porta à procura de doces. Perguntam “doce ou travessura” (trick or treat) e a quem negar os doces, receberá uma pequena travessura.

Além do Halloween ser uma festa muito tradicional celebrada nos Estados Unidos da América, também é muito conhecida no Reino Unido e no Canadá.

Com o dia do Halloween à porta, o La Vida es Mara decidiu partilhar contigo uma lista de 10 dos lugares turísticos mais assustadores do mundo.

1. Grutas de Gomantong, Malásia

Situadas na Malásia, mais precisamente nas profundas e espessas selvas de Bornéu, as Grutas Gomantong são as maiores do estado de Sabah. As grutas de Gomantong são conhecidas principalmente pelos ninhos de pássaros que são recolhidos todos os anos para fazerem uma sopa de ninho de pássaro. Por mais incrível que pareça, esta sopa tem um elevado valor nutricional e é muito apreciada pelos chineses. Atreverias-te a provar?

Além disso, se decidires entrar nas grutas de Gomantong encontrarás e terás de enfrentar milhares de morcegos, baratas, ratos e muitos outros animais rastejantes que se alimentam de fezes e de pequenos pássaros. Imagina só o cheiro que se fará sentir dentro destas grutas!

2. Caixões Suspensos, Filipinas

Na Ásia encontrarás vários países com caixões suspensos em desfiladeiros. Um local turístico extremamente conhecido por esta prática está situado nas Filipinas.

Apesar de ninguém saber qual a origem dos Caixões Suspensos nas Filipinas, um autêntico cemitério em suspensão, trata-se de uma tradição que consiste em colocar os caixões dos entes queridos em grandes penhascos em vez de colocá-los debaixo da terra.

Os caixões ficam literalmente enterrados de forma horizontal dentro de uma rocha, em grutas, em buracos ou em desfiladeiros, sempre com a particularidade de serem locais elevados. Sabias que os caixões suspensos das Filipinas mais antigos podem ter mais de 1 500 anos?

3. Tumbas de Kabayan, Filipinas

Também situadas nas Filipinas, na província de Benguet, as Tumbas de Kabayan estão associadas ao povo Ibaloi, uma população indígena que vive nessa província desde sempre.

O povo Ibaloi dedica-se principalmente ao cultivo e plantação de arroz, e o mais curioso é que numa montanha da província de Benguet, encontra-se uma necrópole para centenas de corpos mumificados.

O governo das Filipinas tomou várias medidas de prevenção para evitar que as tumbas de Kabayan se tornem um local ameaçado. É por esta razão que a localização exata deste lugar é mantida em silêncio pelas autoridades.

No entanto, desde o século XVI, o processo de mumificação feito por esta tribo entrou em declínio, porque foi na altura em que os colonizadores europeus chegaram às Filipinas, e por sua vez, os habitantes de Benguet começaram a adotar as mesmas práticas dos colonizadores.

4. Caminho de Hua Shan, China

hua-shan-4366980_640
Hua Shan, China © Pixabay

Também conhecido como o caminho da morte na China, o caminho de Hua Shan é considerado o trilho mais perigoso do mundo. Porquê? Estarás tu a perguntar.

Numa montanha da China, a 2.160 metros de altura, encontra-se uma tábua de madeira com apenas 30 centímetros de largura.

O mais incrível (ou assustador) é que não é obrigatório usar equipamentos de segurança para fazer a trilha. Claro que se quiseres, podes alugar este tipo de equipamentos. Estima-se que cerca de 100 pessoas morrem, todos os anos, neste Caminho de Hua Shan, talvez por não quererem utilizar os tais equipamentos de segurança.

5. Ilha das Bonecas, México

Um dos lugares turísticos mais assustadores do mundo encontra-se no México. Estamos a falar da ilha das Bonecas.

Uma das atrações turísticas mais conhecidas na Cidade do México é passear com barcos (mais conhecidos como “trajineras”) e percorrer as águas da região de Xochimilco. O passeio é calmo e tranquilo até que as embarcações passam pela ilha das Bonecas (ou Isla de las Muñecas).

Pelos arvoredos do lugar é possível observar várias bonecas em mau estado penduradas, algumas despenteadas e outras sem cabeça.

Por detrás desta ilha artificial e destas bonecas encontra-se uma história macabra e tenebrosa. No século passado, uma criança afogou-se num dos canais próximos e com o objetivo de afugentar espíritos malignos, o antigo morador da ilha das Bonecas, que faleceu em 2001, decidiu pendurar bonecas nas árvores da sua propriedade e assim permanecem até aos dias de hoje.

6. Colina das Cruzes, Lituânia

Colina das Cruzes, Lituânia © Pixabay
Colina das Cruzes, Lituânia © Pixabay

No norte da Lituânia, mais precisamente nas redondezas da cidade de Siauliai, encontra-se a Colina das Cruzes. O seu nome surgiu devido às milhares de cruzes que ali existem, sobrepostas entre si, deixadas pelos peregrinos ao longo dos anos.

Neste local reina a desorganização, as cruzes são deixadas por peregrinos sem qualquer ordem. Considerado um local de persistência e espiritualidade, a sagrada (ou assustadora) Colina das Cruzes foi reconstruída a partir de cinzas, várias vezes.

Apesar de ter uma aparência um pouco sinistra, o Papa João Paulo II visitou, em 1993, a Colina das Cruzes e disse que se tratava de um “lugar de esperança, de paz, de amor e de sacrifício”.

7. Porta para o Inferno, Turquemenistão

A Porta para o Inferno atrai inúmeros turistas, todos os anos, até ao Turquemenistão. Esta Porta para o Inferno é, nada mais, nada menos, que uma cratera com 70 metros de diâmetro.

A cratera surgiu devido à perfuração da região para obter gás, em 1971. Devido a um erro de cálculo de cientistas soviéticos, o chão cedeu, abrindo-se assim um buraco.

8. Zona de Exclusão de Chernobyl, Ucrânia

Zona de Exclusão de Chernobyl © Pixabay
Zona de Exclusão de Chernobyl © Pixabay

Sabias que a Zona de Exclusão de Chernobyl é considerada um local inseguro para ser habitada pelos humanos, por pelo menos 20 mil anos?

Tudo começou no dia 25 de abril de 1986. O reator quatro da central nuclear de Chernobyl explodiu e aconteceu um desastre em vários níveis. Afetou o meio ambiente, a política, as finanças e pessoas em todo o mundo. Estima-se que o número de mortos provocados devido à explosão de Chernobyl esteja entre 4.000 e 90.000. No entanto, não existem dados certos.

Outro facto curioso e assustador é que a zona ao redor de Chernobyl ficou conhecida por “Floresta Vermelha” devido às árvores mortas.

No entanto, é possível visitar a Zona de Exclusão de Chernobyl. Terias coragem de conhecer um local tão sombrio, assustador, perigoso e abandonado? O episódio histórico foi adaptado para a televisão com o drama “Chernobyl” da HBO, canal norte-americano com algumas das séries para viajar em casa.

9. Campo de Concentração de Auschwitz, Alemanha

Campo de Concentração de Auschwitz © Pixabay
Campo de Concentração de Auschwitz © Pixabay

Há quem considere o Campo de Concentração de Auschwitz na Alemanha um dos lugares turísticos mais assustadores do mundo. Há quem também ache este local interessante dada a história pela qual passou. A verdade é que mais de 1 milhão de pessoas morreu em Auschwitz, neste campo de concentração.

Todos os anos, Auschwitz atrai não milhares, mas milhões de turistas vindos de todas as partes do mundo e que pretendem visitar o campo principal de Auschwitz e o Memorial de Auschwitz-Birkenau.

Para quem não sabe, até ao ano de 1945, o campo de concentração de Auschwitz era um local onde havia um extermínio em massa de judeus. Este foi considerado o pior campo da alemã nazista durante a II Guerra Mundial.

Existem inúmeros filmes sobre Auschwitz e a época da II Guerra Mundial que poderás ver para ficares a conhecer melhor a história desta fria época. O La Vida es Mara recomenda-te:

10. Capela dos Ossos, Portugal

A Capela dos Ossos está situada no nosso país, no distrito de Évora. Foi construída entre os anos de 1460 e 1510. Durante este período, os cemitérios desta cidade encontravam-se lotados, e assim surgiu a ideia de, por parte dos monges responsáveis, construir uma capela decorada com crânios e ossadas humanas.

Já tiveste a oportunidade de visitar a Capela dos Ossos? Assustador ou nem por isso?

A Débora do blog Diário de uma Viajante escreveu um artigo muito apelativo e curioso sobre destinos turísticos e outros locais que sumiram do mapa. Dá uma vista de olhos!

O que achaste da nossa lista de 10 lugares turísticos mais assustadores do mundo? Partilha connosco, nos comentários abaixo, o lugar mais assustador que já visitaste.

Feliz Halloween!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s