Castle Combe: à descoberta da vila mais bonita de Inglaterra

Castle Combe

Estás à procura de uma escapadinha romântica na Inglaterra e tens dúvidas até onde ir? Visita Castle Combe, nas Cotswolds, e deixa-te levar pelas emoções.

Partimos à descoberta de mais um destino e estamos de regresso à Inglaterra para te apresentar o que de melhor podes fazer nas terras de Sua Majestade. Em vez de castelos e palácios requintados, levamos-te até Castle Combe, a vila mais bonita de Inglaterra e que poucos turistas conhecem.

Já pensaste em fugir da movimentada Londres e aventurar-te por montanhas verdes e calmas onde a presença humana é praticamente inexistente? Castle Combe tem tudo isto e mais que agora prometemos mostrar.

O que vai fazer no Reino Unido?

O que são as Cotswolds?

Não podemos falar de Castle Combe sem antes abordar a cadeia de colinas no coração da Inglaterra. Trata-se da região das Cotswolds, com 2.038 km², na qual irrompem algumas das aldeias e vilas mais campesinas deste país. Na realidade, estão espalhadas por vários condados de Gloucestershire, Oxfordshire, Somerset, Warwickshire, Wiltshire até Worcestershire.

Cas
Castle Combe © lavidaesmara

Nas Cotswolds poderemos encontram marcas pré-históricas, mas aquilo que melhor caracteriza esta região é a ausência de postos e cabos de eletricidade ou de outros equipamentos tecnológicos. A avassaladora industrialização do Reino Unido parece não ter passado por aqui e temos o prazer de ficar frente a frente com as vistas panorâmicas mais autênticas de Inglaterra. Qualquer uma das aldeias e vilas das Cotswolds vale a pena explorar porque vais voltar atrás no tempo e passarás uma jornada tranquila, sem pressas de regressar a casa ou à tão caótica Londres.

Com a agricultura como principal setor, as Cotswolds são desde 1991 consideradas Área de Destacada Beleza Natural, a mais ampla de Inglaterra e País de Gales. Esta é uma zona relaxante, que promete cativar os amantes de slow travel. Nós também gostamos dessas viagens descontraídas em que parece haver tempo para tudo e sobretudo para parar e respirar ar fresco.

The Manor House
The Manor House em Castle Combe © lavidaesmara

O que fazer em Castle Combe?

Damos agora um salto para conheceres com mais atenção Castle Combe, uma das Cotswolds. Aqui encontramos grandes arvoredos, arbustos de cor verde intensa e casinhas de tonalidade castanha com perfil rústico. Embora algumas das casas sejam propriedades privadas, conseguirás entrar numa delas porque até os pubs da aldeia, como o The White Hart, tem um estilo original de pedra e cascalho.

casas de pedra
Castle Combe © lavidaesmara

Castle Combe é uma excelente ideia para uma escapadinha romântica e um local incrível para passeios a pé, faça chuva ou faça sol. Além disso, podes desfrutar da célebre hora do chá, às 5 da tarde, com scones deliciosamente barrados com doce e manteiga, que fazem valer o esforço para chegar à aldeia.

cruz medieval
The Market Cross © lavidaesmara

Se não te apetecer parar num dos pubs e caso as temperaturas sejam agradáveis podes fazer um piquenique. Recomendamos-te a ficar sentado na pequena ponte que atravessa o riacho e tirar uma fotografia, porque é uma experiência fantástica.

Quanto aos principais monumentos de Castle Combe salientamos o monumento medieval da Cruz do Mercado (The Market Cross), uma espécie de rotunda próxima da Igreja de Santo André (St. Andrew’s Church), onde se vendiam frutas e legumes frescos na época medieval. A igreja data também dessa altura e contém o túmulo do Barão Walter de Dunstaville, cuja família regeu o castelo após a conquista normanda.

Igreja de Santo André
Igreja de St. Andrew, Castle Combe © lavidaesmara

Casa mais fotografada do Reino Unido está em Castle Combe

Em Castle Combe encontramos a casa mais fotografada do Reino Unido. A famosa The Bridge House é um espaço fantástico, onde as paredes se confundem com a natureza circundante. Foi ali que rodaram “Doutor Dolittle”, o filme original britânico de 1967 com Rex Harrison e Anthony Newley, no qual a vila foi transformada na cidade portuária de Puddleby-on-the-Marsh.

Castle Combe

Outras séries e filmes como “Cavalo de Guerra” (Steven Spielberg, 2011), “Downton Abbey” (2011 – 2015) ou “Stardust” (Mathew Vaughn, 2007) foram filmados em Castle Combe, mas aparentemente nenhum deles tirou tanto partido das casas de tom de mel como “Doutor Dolittle“. O imóvel foi recentemente vendida por 1,5 milhões de libras, um número surpreendente para um filme com mais de cinco décadas, mas que guarda boas memórias na mente dos britânicos.

O que vai fazer no Reino Unido?

Se estiveres interessado em ficar alojado em Castle Combe, a nossa sugestão é o estabelecimento The Castle Inn, bastante central. A sua arquitetura é tão antiga que o local data do século XII. Apesar das casas de banho modernas, os quartos estão decorados com móveis bem precisos da época. É um sítio pacífico, para descansar sem alarmes e sem trabalho. Uma noite pode custar mais de 100€, mas é algo quase exclusivo, tendo em conta que são poucas as pessoas que decidem ficar alojadas nesta vila.

Market Cross
The Market Cross em Castle Combe © lavidaesmara

Como visitar Castle Combe?

A vila mais bonita de Inglaterra fica a 2 horas de carro de Londres, mas os aeroportos mais próximos são o de Bristol e o de Birmingham. Se a tua viagem passar essencialmente por uma excursão às Cotswolds, o melhor será viajar até Bristol. Podes também fazer as contas e perceber qual a escolha mais adaptada ao teu bolso.

Torre da igreja
Torre da Igreja de St. Andrew © lavidaesmara

No nosso caso, a primeira vez que visitámos Castle Combe fizemo-lo com viagem até Londres Stansted. Uma vez que o nosso alojamento estava na cidade de Swindon, a cerca de uma hora de carro, tivemos oportunidade de visitar a aldeia mais bonita de Londres e também outras vilas circundantes.

Passamos a informação que a melhor maneira visitar as Cotswolds é com o aluguer de um carro, porque os transportes públicos irás demorar o dobro do tempo e não existem autocarros com muita frequência. Apesar de viajar ser cada vez mais caro, tendo em conta a situação atual, alugar um carro na Inglaterra está dentro da média dos países europeus.

Onde ficam Castle Combe e as Cotswolds no mapa?

Gostarias de saber onde é que fica Castle Combe no mapa? É muito simples. A vila que tem o nome devido a uma colina arborizada fica a 2 horas de Londres e apenas 29 minutos de carro de Bristol.

Para chegares à Castle Combe recomendamos a deixar o teu carro particular no parque de estacionamento e depois aproveitar para caminhar até ao centro. Podes explorar a floresta da zona, muito agradável para um passeio de domingo ao final do dia.

Stardust, filme rodado em Castle Combe

Terminamos este artigo tão especial com a menção honrosa ao filme de fantasia “Stardust – Mistério de Estrela Cadente”, rodado em Castle Combe. Queremos que comeces a planear a tua viagem até este local e que o possas fazer tranquilamente desde a televisão da tua casa.

“Stardust – O Mistério da Estrela Cadente” segue o jovem Tristan que faz uma promessa à rapariga mais bela da aldeia, mesmo que para isso tenha de cruzar os muros proibidos e entrar num reino de fantasia. Castle Combe é essa aldeia onde nasce e cresce Tristan e de onde acabará por sair para enfrentar aventuras misteriosas que envolvem uma estrela cadente, bruxas perigosas e piratas dos céus.

Castle Combe funciona na narrativa de “Stardust – O Mistério da Estrela Cadente” como uma espécie de santuário , embora esteja muito associado à tradição e até ao medo do desconhecido. Este filme conta com as interpretações de Michelle Pfeiffer, Charlie Cox, Claire Danes, Sienna Miller e com uma deliciosa interpretação de Robert De Niro. A não perder caso queiras descobrir um pouco de Castle Combe através do cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *