Como planear uma viagem

Queres fazer uma viagem barata nacional ou internacional? O La Vida es Mara apresenta-te as melhores dicas sobre como planear uma viagem e assim usufruíres de umas férias de sonho. 

Planear uma viagem nem sempre é tarefa fácil. Há que decidir o destino a visitar, descobrir o melhor site ou app para comprar voos, reservar hotéis e fazer o roteiro da viagem. É também necessário escolher os museus e os sítios históricos a visitar quando colocas os pés na nova localidade. Além disso, e poucos dias antes do voo, terás que começar a preparar a bagagem para a viagem.

como-preparar-viagem
Como preparar uma viagem © lavidaesmara

Não queres perder muito tempo a planear uma viagem e precisas de ajuda para tratar de tudo? O La Vida es Mara partilha contigo dicas sobre como planear uma viagem rapidamente e, dessa forma, puderes usufruir das tão merecidas férias. Estes são passos simples, portanto se precisares de ajuda sobre algum ponto em específico não hesites em entrar em contacto connosco para partilharmos contigo mais detalhes.

Não te esqueças que cada caso é um caso, e cada viajante planeia a sua viagem de acordo com os seus interesses e as suas possibilidades económicas. Afinal, existem milhões de maneiras para não gastares mais do que deves e até regressares com algum dinheiro na carteira.

No entanto, convém preparar a viagem ao mais minucioso detalhe, porque só assim conseguirás experienciar e vivenciar o mundo desconhecido da melhor forma possível.

1. Escolher o país para onde viajar

Obviamente, este é o ponto de partida. Apesar de ser um ponto lógico, temos a certeza que tens dúvidas sobre para onde viajar, seja por questões económicas, ou por alguma incerteza na escolha dos locais que vão ao encontro dos teus interesses. Aconselhamos a que tenhas especial atenção ao tipo de tomada que é usada no país que escolheres para viajar.

Em primeiro lugar, recomendamos-te a fazer uma lista dos locais por onde já passaste. Se és uma pessoa que viaja pouco, não te acomodes ao mesmo lugar. Há tanto por descobrir e muitas vezes, com o mesmo orçamento, tens várias possibilidades e, assim, evitas umas férias monótonas. Caso viajes muito, dá-te à liberdade de conhecer, por exemplo, zonas mais periféricas dos locais pelos quais já passaste. Há tantos sítios resguardados da mão do Homem que nem o Google Maps te saberá indicar. Sê ousado e percorre novas ruas, novos bairros e conhece novos bares e restaurantes.

Em segundo lugar, pensa no custo de vida do país que pretendes conhecer, porque só dessa maneira poderás começar a poupar algum dinheiro.

Em terceiro lugar, aconselhamos-te a escolher um país de acordo com os seus níveis de segurança sanitários e políticos e os seus respetivos alertas. Poderás aceder ao Portal das Comunidades Portuguesas, do Ministério dos Negócios Estrangeiros, para estares a par de alguns conselhos e informações úteis sobre cada país (clima, línguas, regime de entrada e estada, transportes, cuidados de saúde, telecomunicações). O orgão oficial revela a informação de forma permanente e atualizada.

2. Documentação necessária para viajar

Como preparar uma viagem sem reunir a documentação exigida em cada país? Impossível não é? Se és cidadão da União Europeia e caso viajes para algum país do espaço Schengen precisarás apenas de um documento: o Bilhete de Identidade ou o Cartão de Cidadão. Atualmente, e para todos os restantes países, precisarás do passaporte. Se forem necessários outros documentos, como vistos, poderás consultar novamente a informação no Portal das Comunidades Portuguesas. Presta atenção à data de validade dos teus documentos (B.I., C.C. ou Passaporte) semanas antes da tua viagem.

passaporte-portugues-documentos-viajar
Não te esqueças de ter os documentos necessários para a tua viagem © lavidaesmara

A maioria dos destinos poderá recomendar ou exigir aos viajantes uma série de vacinas, de forma a evitar a propagação de doenças, como por exemplo, a vacina da febre amarela, a vacina contra o tétano, as vacinas contra as hepatites A e B, entre outras. É aconselhado teres a vacinação em dia e marcares a consulta do viajante para que um médico te informe sobre as vacinas obrigatórias e recomendadas, e para que fiques a par de todas as recomendações de saúde e higiene no país que vais visitar. A consulta do viajante e as vacinas são feitas em hospitais, centros de saúdes ou clínicas privadas.

3. Viajar por agência ou comprar viagem online por conta própria

Planear uma viagem online é a opção mais eficaz para quem está à procura de viajar por conta própria, sem demasiadas complicações. De facto, nós compramos bilhetes online em alguns sites com ofertas de viagens mais baratas, como por exemplo, o Skyscanner e eDreams. Sabemos que muitas pessoas perguntam-se se comprar viagens online na eDreams ou Skyscanner é seguro e a nossa resposta, consoante as nossas experiências, é sim. Tanto a eDreams como o Skyscanner apresentam excelentes descontos.

Se quiseres, poderás também comprar viagens online diretamente nas páginas das companhias aéreas, porque regularmente são apresentadas novas campanhas e, com sorte, ainda conseguirás encontrar uma viagem barata. Na verdade, se subscreveres à newsletter das diferentes companhias aéreas irás receber alertas de voos com promoções.

Outra opção, e caso queiras receber conselhos e pormenores mais específicos próprios de um especialista em viagens, nada melhor que viajar através de uma agência de viagens. Aliás, aconselhamos-te a optar por uma agência quando o país que visitas é bastante distante, sendo esta uma forma de evitar problemas ou imprevistos.

4. Calcular despesas de viagem e itinerário

Passo importantíssimo para conseguires viajar e ainda evitar despesas desnecessárias. Para calcular todas as tuas despesas de viagem tem em conta os seguintes pontos:

  • Voos e transfers
  • Alojamento
  • Comida e restauração
  • Museus e atrações turísticas
  • Excursões, tours e atividades que desejes realizar
  • Transportes (aluguer de automóvel e combustível, meios de transportes, táxi)
  • Seguros de viagem (que detalhamos no ponto abaixo)
estacao-porto-cp
Viagem de comboio por Portugal © lavidaesmara

Caso faças uma viagem nacional, a página oficial das Infraestruturas de Portugal permite-te calcular as despesas e itinerários de uma viagem de carro ou de comboio. De forma dinâmica, poderás fazer uma viagem virtual pelas estações ferroviárias espalhadas pelo país.

5. Escolhe um bom seguro de viagem

A escolha de um bom seguro de viagem é fundamental para qualquer destino, seja este nacional ou internacional. Infelizmente, estejamos em território nacional, dentro da União Europeia ou no resto do mundo, estamos sujeitos a riscos que nos podem sair muito caro e é aqui que entra a cobertura de um seguro de viagem. Como deves calcular, quanto maior a cobertura, melhor será o seguro de viagem.

Há quem pense que o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) é suficiente para uma viagem dentro da União Europeia. Mas para viajares sem medos e com mais garantias, um seguro de viagem com uma ampla cobertura é a solução ideal. Escolhe-o consoante o tipo de viagem que vais realizar: desportos e aventura, neve, estudos, trabalho, lazer, cruzeiros, entre outros.

Existe um leque variado de empresas que vendem bons seguros de viagem. Nos dias que correm e para viagens futuras, aconselhamos-te a adquirir um seguro de viagem com cobertura de COVID-19 incluída. Afinal, planear uma viagem em tempos de pandemia requer outros cuidados especiais.

6. Como fazer um itinerário de viagem: sites e app com roteiros

Já escolheste o destino, agora deves planear os sítios que queres conhecer, como museus, centros culturais, natureza, miradouros, restaurantes e outros locais de renome. Recomendamos-te a planear a viagem através do Google Maps. Nesta app, podes tirar notas sobre os horários de abertura de cada estabelecimento e também do custo da entrada, de forma a conseguires planear a viagem sem problemas. Conhece as distâncias entre o teu alojamento e o estabelecimento que pretendes visitar, ou a distância entre o teu alojamento e o centro da cidade, onde normalmente se encontram as suas principais atrações. Quem sabe se não te deparas com uma cidade recheada de edifícios que são Património Mundial da UNESCO?

Convém, se possível, começar a reservar entradas para certos estabelecimentos de forma a evitar longas filas de espera. A maioria deles já dispõe de páginas web ou apps onde poderás reservar bilhetes. Caso necessites apanhar algum transporte público como comboio, reserva o teu lugar com antecedência, na página da companhia responsável pelo trajeto.

É importante saber sempre o que fazer no dia X, de maneira a que a tua viagem não sofra imprevistos e não deixes de conhecer qualquer local, por culpa de uma agenda mal organizada. Já nos aconteceu em viagens passadas, por isso passamos-te o recado.

7. Quanto tempo de duração terá a viagem

Terás que solicitar dias de férias no teu emprego? Agora que conheces o sítio a visitar, deverás decidir quanto tempo de duração terá a tua viagem. Se quiseres conhecer alguma das regiões autónomas portuguesas recomendamos entre 7 a 10 dias, uma vez que existe muitas atividades e excursões ao longo de todo o ano e caso faças uma viagem durante o verão, certamente quererás conhecer as melhores praias da Região Autónoma da Madeira e dos Açores. Outras cidades como Madrid, Barcelona ou Valência, acreditamos que um fim de semana prolongado seja suficiente.

Caso visites outro continente recomendamos no mínimo 15 dias para conseguires usufruir ao máximo deste local distante da tua terra natal. Para  longas viagens de avião não te esqueças de seguir as nossas restantes dicas.

8. Precisas de alguém para tomar conta dos teus animais? Procura um pet-sitter

Sabias que segundo dados da RTP são abandonados em Portugal 10 mil animais de estimação por ano? Muitos deles são abandonados por pessoas irresponsáveis que certamente não sabem o que fazer com o seu animal de estimação quando mudam de casa ou quando vão de viagem.

Deixa os teus animais de estimação ao cuidado de alguém responsável © lavidaesmara
Deixa os teus animais de estimação ao cuidado de alguém responsável © lavidaesmara

Caso tenhas um animal doméstico, e para não contribuíres para o abandono, deverás pesquisar por um bom pet-sitter na tua zona de residência ou deixá-lo aos cuidados de familiares ou amigos responsáveis. Recomendamos-te a plataforma TrustedHouseSitters, com mais de 140 pet-sitters em Portugal.

9. Faz as malas para a tua viagem

Fazer as malas é aquela dor de cabeça tremenda antes de preparar a viagem para uma nova aventura. Escolhe a mala certa, coloca a tua identificação na mala e mediante o destino, altura do ano e o seu clima, escolhe as peças de roupa necessárias. Arranja espaço na tua mala para os melhores gadgets tecnológicos, como a tua câmara fotográfica, a fim para não perderes a oportunidade de capturar os melhores instantes.

Na mala, coloca roupas que não amassem e aconselhamos-te a enrolar as peças de roupa de forma a economizar espaço e deixar algum livre caso compres souvenirs no país que visitas. Não te esqueças de arrumar os produtos de higiene necessários, a medicação que tomas diariamente e um kit de primeiros socorros. Aconselhamos-te a colocar uma mala ou mochila mais pequena dentro da bagagem, para facilitar os passeios durante a estadia no destino.

10. Registo do Viajante

Assim que tudo estiver planeado, tiveres os bilhetes de ida e de volta da viagem, reservas de hotéis feitas e itinerários preparados, aconselhamos a que te inscrevas no Registo do Viajante. Desta forma, as autoridades portuguesas poderão localizar-te e entrar em contacto contigo em caso emergência no estrangeiro.

Pronto para a viagem?

Terminamos este guia de passos sobre como planear viagem, com o melhor de tudo isto: viajar. Viajar é respirar ar puro, conhecer novas culturas, novos locais e é aquilo que nós mais gostamos de fazer. Viajar abre-te a mente para novas realidades, novas experiências e novos mundos. A aventura está prestes a começar… Preparado para a descolagem?

Na maioria dos casos, e se já fizeste o check-in online – disponível a partir de 48 horas antes do voo -, é suficiente estar no aeroporto entre 2 horas ou 1 hora, dependendo do destino, antes do encerramento da porta de embarque. Durante o voo poderás realizar uma série de atividades, entre elas ver filmes.

Se eventualmente precisares de inspiração de sítios para viajar, poderás comprar livros de viagens sobre locais de sonho nas diferentes livrarias. Algumas obras incluem mapas, fotografias e informações úteis sobre os diferentes locais deste planeta. Os melhores Instagrams de viagem também te poderão ajudar a escolher o teu próximo destino.

+ Ponto Extra: Preparar viagem com a Civitatis

A Civitatis é uma das melhores empresas para planear viagens visto que é responsável pela distribuição e organização de tours, excursões, atividades, transfers de e para o aeroporto e outras tantas aventuras em diferentes destinos ao redor do mundo. No seu site, encontrarás atividades gratuitas e outras pagas, o que te ajudará a calcular as despesas para a tua viagem.


🍀 Queres preparar a tua viagem da melhor maneira possível? Reserva as atividades e excursões perfeitas na Civitatis.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s