10 Filmes sobre o Mês de Agosto

Um novo mês começa e com ele chega também uma nova lista de filmes recomendados pelo La Vida es Mara. Desta vez, 10 filmes sobre o mês de agosto.

O mês de agosto tem sido um dos meses mais explorados pela história do cinema. Obviamente, a maioria dos filmes desenrolados durante este mês são sobre o verão e, por sua vez, sobre as idas à praia, mas existem também dramas familiares, histórias de aventuras e documentários que utilizam o mês de agosto – aquele que consideramos como o mês mais leve, sinónimo de festas e de descanso – para mostrar as mais curiosas realidades da nossa sociedade.

Em países ocidentais como Portugal, Espanha ou Itália, o mês de agosto está associado às principais festas religiosas e a outras festas e rituais pagãos nas aldeias. Em Portugal, por exemplo, são comuns as festas e arraiais de muitas localidades que homenageiam a Nossa Senhora: seja a Festa de Nossa Senhora da Piedade em Canedo, Vale e Vila Maior, a Festa da Nossa Senhora dos Milagres em Cedrim ou a Festa de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Região Autónoma da Madeira.

nossa-senhora-monte-agosto

Em Espanha, e mais particularmente em Madrid são comuns as festas de San Cayetano, na zona do Rastro / Embajadores, as festas de San Lorenzo, em Lavapiés, e aquela que é a maior e mais importante festividade, a da Paloma, no bairro La Latina. Já em Itália, o dia 15 de agosto marca o início das férias de verão para muitos profissionais, sendo este feriado da Festa da Assunção de Nossa Senhora, uma das mais marcantes na vida tradicional dos italianos. O Ferragosto, como é conhecido o dia 15 em Itália, assim como as situações descritas anteriormente em Portugal e Espanha, têm ocupado um pequeno, mas demarcante lugar no cinema, mostrando as conflitos interiores e exteriores dos mais incomuns indivíduos e grupos, como é evidente em três particulares filmes da nossa lista abaixo.

Curiosamente, não têm sido apenas cineastas europeus a explorarem os efeitos do mês de agosto. A banalidade associada ao mês acabou por ser, de alguma forma, invertida nas obras criadas por cineastas de grande renome, como o japonês Akira Kurosawa ou o britânico Richard Attenborough, com o intuito de mostrar as tramas mais sérias e complexas da nossa história contemporânea. Isto porque, nos seus filmes “Rapsódia de Agosto” e “Gandhi“, abordam dois pontos profundos e, de certa forma, também débeis do Oriente. O primeiro porque retoma ao trauma nas gerações, como consequência do lançamento das bombas atómicas pelos Estados Unidos sobre Nagasaki em 1945. O segundo, porque aborda o homem com um papel determinante na luta pelas independências da Índia e do Paquistão, consolidadas a 15 de agosto de 1947: Gandhi.

Nesta discussão de filmes sobre o mês de agosto encontramos ainda o caso de Quentin Tarantino e do seu conto de fábulas mais recente: “Era Uma Vez em… Hollywood“. Nele abordou um dos mais terríficos assassinatos do século XX, ocorridos a 9 de agosto de 1969, mas tentando prestar homenagem à arte das imagens em movimento. Afinal, a leveza do mês de agosto não é assim tão generalizada e podem ser contadas representações de histórias verídicas e episódios realmente difíceis de esquecer. De facto, como já dissemos, é isso que procuramos nesta lista. Filmes que se encontrem à margem, renegados a um papel secundário, em comparação com os blockbusters que dominam as bilheteiras durante o verão.

É possível que te deparares com filmes que citam acontecimentos reais que não conheças, porque afinal a nossa lista não corresponde a repercussões de ideias de outros blogs e queremos surpreender-te. Como habitual, os filmes sobre o mês de agosto foram ordenados por ordem cronológica.

1. A Ultrapassagem (1962), de Dino Risi

filmes sobre o mês de agosto
Vittorio Gassman em “A Ultrapassagem” (1962) © Incei Film

Um dos filmes que marcou a cinematografia de Dino Risi e que o colocou no pódio dos mais importantes realizadores italianos, dá início a esta lista de filmes sobre o mês de agosto. A narrativa decorre durante o feriado do Ferragosto, ou seja, 15 de agosto, quando se celebra a festa da Assunção de Nossa Senhora.

O filme decorre em 1962, quando Bruno – um playboy quarentão interpretado por Vittorio Gassman – , leva Roberto – um tímido estudante de direito a que dá vida Jean-Louis Trintignant – , numa viagem de dois dias pelas estradas de Roma e da Toscana. Juntos vivem uma série de aventuras e desventuras com um desfecho surpreendente. Elegia da vida intensa, “Il Sorpasso” – no título original – é um autêntico filme de culto, dos poucos que saíram de uma Itália do pós-guerra. Um road-movie, como “Paris Como Esperar” ou a série “The Trip”, que nasceu de uma ideia simples e genial: o encontro de duas gerações no território neutro de um dia de férias de agosto.

Locais a visitar em agosto: Roma e Toscana, Itália

2. Insólito Destino (1974), de Lina Wertmüller

filmes sobre o mês de agosto
Mariangela Melato em “Insólito Destino” © Medusa Distribuzione

Travolti da un insolito destino nell’azzurro mare d’agosto” é efetivamente um dos filmes mais marcantes sobre o mês de agosto. Lina Wertmüller, realizadora italiana de origem suíça, que sempre habituou os seus espectadores a títulos bem longos, fala do mês mais escaldante do ano, curiosamente o mês do seu próprio aniversário (14 de agosto).

O filme segue a milionária Raffaella Pavone Lanzetti (Mariangela Melato) que durante as suas férias pelo Mediterrâneo aluga um iate para fazer um cruzeiro. Raffaella descarrega boa parte da sua futilidade em Gennarino Carunchio (Giancarlo Giannini), um siciliano comunista que trabalha na embarcação, exigindo que ele fique mais apresentável. Gennarino desenvolve desprezo pela independência de Raffaella, ficando cada vez mais frustrado com as suas ordens. Certo dia e após uma série de acontecimentos inesperados, os nossos protagonistas acabam por ficar perdidos numa ilha completamente deserta, tendo que lidar com a nova e árdua realidade juntos.

Local a visitar em agosto: Costa Oriental da Sardenha, na província de Nuoro, em Itália. Este filme de Lina Wertmüller foi rodado neste local, mais precisamente na praia azul de Cala Fuili, onde naufragam os protagonistas.

3. Gandhi (1982), de Richard Attenborough

filmes sobre o mês de agosto
Ben Kingsley em “Gandhi” (1982) © International Film Investors

Falar do mês de agosto é falar da consolidação das independências da Índia e do Paquistão e, portanto, é falar igualmente da figura-chave neste complexo movimento de libertação: Gandhi. O filme de Richard Attenborough é um dos mais importantes da história da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, afinal consolidou-se como principal vencedor dos Óscares em 1983, ao arrecadar 8 prémios, incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Argumento Original.

Gandhi” segue, por mais de 3 horas, os acontecimentos mais importantes da vida de Mohandas Gandhi, o líder indiano que enfrentou o domínio britânico sobre o seu país. Dedicado ao conceito de resistência não-violenta, Gandhi é inicialmente rejeitado pelas autoridades inglesas, incluindo o influente Lorde Irwin, mas as suas causas acabariam por tornar-se mundialmente reconhecidas e muito graças aos seus protestos, pode a Índia conquistar a sua independência.

Locais a visitar em agosto: Índia e Paquistão

4. As Baleias de Agosto (1987), de Lindsay Anderson

filmes sobre o mês de agosto
Bette Davis e Lilian Gish em “As Baleias de Agosto” © Nelson Entertainment

O mês de agosto é também o mês ideal para rever filmes clássicos de Hollywood, neste caso em particular para rever duas das maiores estrelas do star-system de Hollywood num filme já dos finais dos anos 80: Lilian Gish e Bette Davis. Neste filme, as atrizes são duas mulheres idosas no fim da vida, completamente desprovidas da juventude de outrora.

Mesmo assim é importante referir “As Baleias de Agosto“, porque se muitos pensam que nunca se fizeram filmes protagonizados por idosas, temos aqui um incrível exemplo quase esquecido e marginalizado. Não poderemos deixar de mencionar que aquando da estreia do filme, Lilian Gish contava já 94 anos de idade e a sua “herdeira” Bette Davis tinha 79 anos.

A narrativa segue as irmãs Libby (Bette Davis) e Sarah (Lillian Gish) que vivem juntas numa casa no rochoso litoral do Maine, onde costumavam passar o verão desde a infância, sempre de olho nas baleias que surgem durante agosto. Agora, Libby está cega e Sarah precisa de cuidar dela. O drama segue as conversas destas mulheres que falam sobre as memórias do passado, da família e dos maridos, e algumas das visitas que recebem enquanto assistem à dança das baleias.

Locais a visitar em agosto: Cliff Island e Portland, no Maine, Estados Unidos da América

5. Rapsódia em Agosto (1991), de Akira Kurosawa

filmes sobre o mês de agosto
Richard Gere em “Rapsódia de Agosto” © © Metro-Goldwyn-Mayer Studios

Filme por vezes maltratado de Akira Kurosawa, “Rapsódia de Agosto” é uma obra poderosa e relevante sobre os traumas provocados pela explosão da bomba atómica no Japão, durante a II Grande Guerra e os laços familiares entre cidadãos norte-americanos e os cidadãos japoneses.

Durante um verão, enquanto os pais viajam para o Havai, quatro jovens adolescentes vão morar temporariamente na cidade de Nagasaki na casa de sua avó Kane (Sachiko Murase). Ao visitarem o monumento, erguido em memória das vítimas da tragédia que se abateu sobre a cidade, os jovens ouvem a versão da sua avó sobre o ataque acontecido em agosto de 1945. Mais tarde, Clark (Richard Gere), um sobrinho americano de Kane, chega à cidade para conhecer os seus parentes japoneses. Agora, os jovens têm a oportunidade de ouvir e conhecer o outro lado da história sobre a bomba atómica.

Este é um dos filmes sobre um dos temas mais difíceis sobre as consequências da Segunda Guerra Mundial, que deixou marcas em duas das principais potências mundiais e que recomendamos a assistires durante o verão, quando todos os anos são homenageadas as vítimas e feridos de um dos ataques e crimes de guerra mais mortíferos da história da Humanidade.

Locais a visitar em agosto: Nagasaki e Hiroshima, Japão

6. Aquele Querido Mês de Agosto (2008), de Miguel Gomes

filmes sobre o mês de agosto
Sónia Bandeira in Aquele Querido Mês de Agosto (2008) © O Som e a Fúria

Expoente máximo de filmes sobre agosto, “Aquele Querido Mês de Agosto” é uma longa-metragem portuguesa selecionada como representante de Portugal nos Óscares 2009, que releva as festas e arraiais típicos em todo o território nacional.

Ficção e documentário juntos, o filme segue a história de um pai, da sua filha e do primo dela, músicos de uma banda de música popular a tocar pelas aldeias do interior de Portugal, em que imigrantes regressados à terra se cruzam com populares, entre festa e baile, cervejas e jogos, durante o mês de agosto. Porém, em vez de ser uma ficção pura, o realizador e a sua equipa acabam por aparecer e irromper pelo filme, emaranhando-se com as “estrelas” e atores amadores.

Local a visitar em agosto: Que tal percorrer Portugal de norte a sul do país?

7. Um Quente Agosto (2013), de John Wells

filmes sobre o mês de agosto
Ewan McGregor, Julia Roberts, Juliette Lewis, Dermot Mulroney, Chris Cooper, Margo Martindale, Julianne Nicholson, Abigail Breslin, e Benedict Cumberbatch em “Um Quente Agosto” (2013) © Claire Folger / The Weinstein Company

Situada em Osage County, no estado de Oklahoma nos Estados Unidos, durante o mês mais quente do ano, esta é a história dos Weston, uma família disfuncional que se reúne devido ao estranho desaparecimento de Beverly Weston, o patriarca.

À medida que os dias passam e eles são forçados a uma convivência imposta pelas circunstâncias, tudo vem ao de cima: as crises, os ciúmes, os ressentimentos e as fragilidades de cada um. Porém, no meio de tantos sentimentos, haverá espaço para reencontrar o amor que, apesar de tudo, ainda teima em uni-los a todos. Afinal, não será o mês de agosto, uma época para reconciliações familiares?

Com produção de George Clooney, Jean Doumanian e Grant Heslov, esta comédia negra  foi assinada pelo produtor, argumentista e realizador John Wells (responsável pela série televisiva “E.R. – Serviço de Urgência”) e contou com duas nomeações para os Óscares: Melhor Atriz para Meryl Streep e Melhor Atriz Secundária para Julia Roberts.

Local a visitar em agosto: Osage County, no estado de Oklahoma, Estados Unidos da América

8. Síndrome de Estocolmo (2018), de Robert Budreau

filmes sobre o mês de agosto
Ethan Hawke e Noomi Rapace em “Síndrome de Estocolmo” (2018) © Darius Films

Estocolmo (Suécia), Agosto de 1973. O ex-presidiário Lars Nystrom entra de rompante num banco, dispara vários tiros para o ar e faz reféns os que ali se encontram. As suas exigências são simples: um milhão de dólares, um Mustang 302 e a libertação de Gunnar Sorensson, o seu colega de cela que ainda se encontra na prisão. Apesar dos esforços dos negociadores da polícia, o golpe acaba por se prolongar por vários dias. Durante esse período, algo de improvável acontece: os reféns cedem ao charme do assaltante, tomando partido do criminoso e não das autoridades que os tentam salvar. Isso só vai agravar a situação, já de si delicada e de difícil resolução.

Apesar do seu tom de comédia, este filme inspira-se num assalto verídico ocorrido na Suécia na década de 1970, cujos desenvolvimentos deram origem à chamada “síndrome de Estocolmo”, e que se define por uma ligação afetiva de uma vítima com o(s) seu(s) captor(es).

Local a visitar em agosto: A inconfundível cidade de Estocolmo, na Suécia neste que é também um dos melhores meses para visitar qualquer país do norte da Europa.

9. Era Uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino

filmes sobre o mês de agosto
Margot Robbie em “Era Uma Vez em… Hollywood” © Sony Pictures Entertainment

O nosso filme preferido da carreira de Quentin Tarantino também tem muitas relações com o mês de agosto. A narrativa está dividida em três momentos do ano de 1969. Rick Dalton (Leonardo DiCaprio) é um actor de “westerns” televisivos que, juntamente com o seu duplo e amigo de longa data Cliff Booth (Brad Pitt), chega a Hollywood determinado a reavivar a sua carreira. Ali, os seus destinos vão cruzar-se com personagens que marcaram uma época. Entre elas está a jovem Sharon Tate (Margot Robbie), na altura grávida do cineasta Roman Polanski; e Charles Manson, cujos crimes cometidos por si e pelos seus seguidores chocariam o mundo, mudaram costumes e deram o mote ao fim do movimento “hippie”.

Estreada no Festival de Cinema de Cannes, onde foi muito bem recebida pelo público e pela crítica especializada, “Era Uma Vez em… Hollywood” foi um dos filmes preferidos da temporada de prémios 2019/2020 e arrecadou dois Óscares, o de Melhor Ator Secundário, para Brad Pitt e o de Melhor Design de Produção.

Local a visitar em agosto: há que percorrer o mítico distrito de Hollywood, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da América.

10. La Virgen de Agosto (2019), de Jonás Trueba

"La Virgen de Agosto" (2019), filme rodado no mês em que Madrid é uma cidade quase deserta © Ilusos Films
“La Virgen de Agosto” (2019), filme rodado no mês em que Madrid é uma cidade quase deserta © Ilusos Films

Chegámos ao fim desta lista com um dos nossos filmes preferidos dos últimos tempos, que ainda não estreou nas salas portuguesas, “La Virgen de Agosto“. A obra consolida tudo aquilo que significa passar o mês de agosto em Madrid: o calor insuportável conciliado com as principais festas e arraiais numa das maiores cidades da União Europeia.

Na realidade, durante este mês muitos cidadãos deixam Madrid e vão para os seus pueblos de origem ou para as praias do Mediterrâneo em Valência, onde poderão suportar melhor o calor de um país demasiado seco. No entanto, poucas pessoas ficam na cidade de Madrid, como é o caso de Eva essa jovem mulher interpretada por Itsaso Arana, que se mantém na cidade tornada num jardim de verão, em que os dias de sol parecem não ter fim. Pouco a pouco, esta mulher vai descobrindo melhor a cidade e também irá conhecer-se a si mesma.

Local a visitar em agosto (ou em setembro quando a temperatura é mais amena): Madrid, em Espanha.

Filme Extra: Almoço de 15 de Agosto (2008)

Valeria De Franciscis em "Almoço de 15 de Agosto" (2008) © Archimede
Valeria De Franciscis em “Almoço de 15 de Agosto” (2008) © Archimede

Não esqueçamos nesta lista o filme “Almoço de 15 de Agosto“, que já havíamos destacado na nossa seleção de filmes a ver numa noite de verão e que decorre no interior num apartamento de Roma, onde um homem de meia-idade vive com a sua mãe viúva, uma nobre idosa e caprichosa, e é quase obrigado a acolher três mulheres ancianas, com quem passará o dia 15 de agosto, tendo lidar com todas as consequências que daí poderão advir.

Um filme recheado de bons momentos de ternura e até de teimosia comuns às senhoras viúvas de meia-idade e que te fará descomprimir do calor num mês que passa num abrir e fechar de olhos.


🍀 Estás sem ideias de países a viajar? Procura inspiração em centenas de excursões e atividades na que recomendamos.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s