Cinque Terre: razões para visitar as aldeias durante o verão

Monterosso al Mare

Prepara-te para as férias de verão nas Cinque Terre com as principais razões pelas quais deverás visitar estas aldeias. 

Voltamos a Itália para que possas descobrir um pouco mais sobre as aldeias mais famosas da Ligúria. Como em qualquer viagem, o que nos resta são as fotografias e as memórias e, de vez em quando, gostamos de relembrar as paisagens deslumbrantes que já tivemos oportunidade de visitar.

Como tal, reunimos as razões para visitares as Cinque Terre durante a estação mais quente do ano, na qual poderás vivenciar a combinação perfeita de natureza, cultura e lazer.

1. Beleza natural das Cinque Terre

vista panorâmica sobre o mar mediterrâneo
Vista panorâmica em Corniglia © lavidaesmara

Localizadas na costa da Ligúria, as Cinco Terras são aldeias reconhecidas pelas suas paisagens montanhosas. As cinco aldeias – Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore – situam-se em penhascos íngremes com vistas panorâmicas sobre o Mar da Ligúria.

Visitar as Cinque Terre no verão permite observar a vegetação em toda a sua exuberância e sentir as cores vibrantes das casas em tons de amarelo, rosa e laranja, realçadas pelo sol brilhante.

2. A melhor época do ano para tours e excursões

Vista sobre as montanhas das Cinque Terre
Montanhas nas Cinque Terre © lavidaesmara

O verão é, sem dúvida, a melhor época do ano para tours e excursões nas Cinque Terre, uma vez que a oferta é bastante ampla. Desde festivais locais até passeios de barco e trilhas panorâmicas, há sempre algo emocionante para fazer Podes, por exemplo:

– Fazer um passeio de caiaque por Cinque Terre, onde terás oportunidade de admirar as coloridas casinhas de Monterosso al Mare enquanto remas;

– Fazer uma excursão a Vernazza, Monterosso e Riomaggiore de barco;

– Para os mais aventureiros, há a possibilidade de fazer um batismo de mergulho na reserva marinha de Portovenere, vila que se encontra bastante próxima das Cinque Terre.

Caso não estejas alojado nas Cinque Terre, podes aproveitar para fazer uma tour às Cinque Terre com Florença desde ponto de partida, a partir de 59 euros.

2. Mergulho nas praias mais brilhantes

Pequena praia em Corniglia
Corniglia © lavidaesmara

O verão é a melhor época para aproveitar as praias da Riviera Italiana. Monterosso al Mare tem a maior praia destas aldeias, com areia clara e águas cintilante, muito cómoda para nadar.

É uma praia fantástica para toda a família e a temperatura da água oscila entre os 22°C e 26°C, entre os meses de junho e setembro. Podes também banhar-te junto ao porto de Manarola, nas pequenas praias de Corniglia (como aquela na imagem acima), na praia de Vernazza e junto ao porto de Riomaggiore.

Vernazza
Praia em Vernazza © lavidaesmara

3. Exercício físico em caminhadas pelas Cinque Terre

Se gostas de caminhadas, as colinas das Cinque Terre são o sítio certo. Existem diversas trilhas que conectam as aldeias, oferecendo vistas espetaculares sobre o mar e sobre a paisagem ao redor.

montanha em Riomaggiroe
Vista desde a trilha que une Riomaggiore a Manarola © lavidaesmara

No verão, o clima é ideal para explorar trilhas como a famosa Via dell’Amore, entre Riomaggiore e Manarola, ou o Sentiero Azzurro, que percorre todas as aldeias. Presta atenção que estas trilhas são pagas, por serem extremamente visitadas. Se quiseres saber mais sobre as trilhas das Cinque Terre consulta o nosso guia completo.

4. Pratos deliciosos da Ligúria

E se te dissesse que as Cinque Terre têm muito mais do que paisagens de tirar o fôlego? Sim, adivinhaste! Além de trilhas desafiadoras, esta região italiana também é um paraíso para os amantes do bom vinho. O vinho branco feito a partir das uvas Bosco, Albarola e Vermentino é perfeito para um brinde fresco. A temporada quente é igualmente apelativa pelos pratos de anchovas, marinadas em sal e com um sabor intenso a mar.

Presta atenção e come em restaurantes com comidas locais, que não sejam muito grandes. É aqui que vais encontrar os ingredientes mais frescos e sazonais. Estás a proteger o ambiente, além de apoiares a comunidade local.

5. Alojamentos sustentáveis

As aldeias oferecem uma variedade de opções de alojamento, sobretudo durante o verão. Desde hotéis a charmosos bed and breakfasts ou apartamentos com vista.

Porto di Manarola
Manarola © lavidaesmara

No verão, a maioria destes alojamentos aumentam os preços, no entanto também oferecem espaços exclusivos para que possas desfrutar da estação, como por exemplo, terraços e áreas ao ar livre. Existem, inclusive, alojamentos sustentáveis nas Cinque Terre, que utilizam práticas ecológicas, como a conservação de água e energia.

6. Transporte fácil e rápido

Em primeiro lugar, é importante mencionar que o carro não é o melhor meio de transporte para visitar as Cinque Terre. A morfologia do território, caracterizado por altas colinas, faz com que as estradas sejam estreitas, íngremes e com muitas curvas. Além disso, os espaços para estacionamento são limitados e geralmente localizados fora dos centros urbanos, fechados ao tráfego privado.

Estátua em Manarola
Estátua em Manarola © lavidaesmara

Durante o verão, há uma maior frequência de comboios e barcos entre as aldeias das Cinque Terre, o que facilita a mobilidade em toda a região. A maneira mais adequada e sustentável de viajar nas Cinque Terre é de comboio, sendo que a linha ferroviária Cinque Terre oferece vistas deslumbrantes.

7. Clima agradável

Terminamos com o melhor de tudo: o clima agradável. O tempo no verão é quente e ensolarado nesta zona, com temperaturas ideais para atividades ao ar livre. Além disso, não existem ondas assustadoras, como acontece nos meses de inverno e as noites são agradáveis para passear pelas ruas iluminadas e para se deliciar com um saboroso gelado.

Igreja de São Pedro em Corniglia
Chiesa di San Pietro em Corniglia © lavidaesmara

Durante as tuas férias de verão nas Cinque Terre mantém o respeito pelo meio ambiente. Não deixes lixo nas trilhas ou nas praias e segue as regras locais sobre o uso da água e a disposição de resíduos. Itália é um país com altos níveis de exigência em termos de reciclagem, portanto fica atento às indicações do teu hotel ou alojamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *