Lago di Braies: razões para visitar o lago natural mais romântico da Europa

vista panorâmica sobre o Lago di Braies

Conhece o Lago di Braies, um dos mais bonitos de Itália. Com águas brilhantes e montanhas em redor é realmente inesquecível.

O Lago di Braies, localizado na região de Trentino-Alto Adige, na Itália, é uma jóia natural cercada pelos majestosos Alpes. Venerado pelas suas águas cristalinas, o lago atrai milhares de visitantes de todo o mundo. Nós também não ficamos indiferentes à sua beleza e quisemos partir à descoberta do Lago di Braies, que cada vez mais tem encantado os turistas portugueses.

Rapidamente percebemos como a origem glacial do lago contribui significativamente para a sua beleza singular, proporcionando uma experiência tranquila e pitoresca. Além da paisagem deslumbrante, o Lago di Braies oferece uma variedade de atividades, como passeios de barco, trilhas para caminhadas e oportunidades para os amantes de fotografia ou pintura, revelando-se assim um destino versátil. A seguir poderás descobrir mais sobre os cenários encantadores do lago e as razões pelas quais deverás incluí-lo na tua próxima viagem à Itália.

3 razões pelas quais vale a pena visitar o Lago di Braies

Lago di Braies
© lavidaesmara

O Lago di Braies, situado em Trentino-Alto Adige, próximo à deslumbrante Croda del Becco, é como o cartão-postal perfeito que encontramos na província de Bolzano, cidade onde ficámos alojados. Este oásis alpino, abraçado pelo Parque Natural Fanes-Sennes-Braies é afamado como a “pérola dos lagos dolomíticos”, sendo rodeado por três picos majestosos.

Com uma profundidade de 36 metros, extensão de 1,2 km e largura de aproximadamente 400 metros, o lago repousa a 1.500 metros de altitude, fazendo dele um ponto imperdível na tua viagem pelas Dolomitas. Não te deixes enganar pela sua beleza serena; a água pode atingir no máximo 14 graus, mesmo no verão. Apesar de não ser o sítio perfeito para mergulhos, o Lago di Braies tem muito para oferecer. No inverno, por exemplo, é possível testemunhar o lago completamente coberto de gelo.

Eis agora outras razões para visitar o Lago di Braies e desfrutar deste refúgio natural que nos conquistou.

Beleza excepcional das Dolomitas

Lago di Braies
© lavidaesmara

Este lago é, sem dúvida, um dos mais espetaculares das Dolomitas e, arriscamos dizer, do mundo. A sua beleza cénica é algo realmente extraordinário, oferecendo uma experiência visual que é difícil de igualar. As águas cristalinas e a imponente presença das majestosas Dolomitas em redor transformam este lugar num autêntico refúgio de paz.

A vista é tão deslumbrante que deixa uma marca duradoura em todos os que a contemplam. Podemos, facilmente, colocá-lo na lista dos lugares com mais energia do mundo, porque só nos transmitiu boas vibrações.

O Lago di Braies é para todos os gostos

O Lago di Braies é uma escolha perfeita para um passeio em família que agradará a todos – disso não temos dúvidas. Seja para famílias que adoram atividades ao ar livre, amantes da natureza que desejam explorar as trilhas, ou casais à procura de uma atmosfera romântica, este lago tem algo especial reservado para cada pessoa. Sugerimos sempre o aluguer de um barco para um passeio sobre as águas do Lago di Braies.

Uma viagem de barco partilhada poderá custar a partir de 15 euros, enquanto uma experiência privada custa 50 euros. O aluguer do barco pode ser feito diretamente no local ou online, através de um dos vários sites dedicados ao efeito, como é o caso de La Palafitta.

Reserva já a tua excursão às Dolomitas

Acesso fácil: como chegar ao Lago di Braies?

Barcos no lago di Braies
© lavidaesmara

O acesso ao Lago di Braies é viável através de diversas opções de transporte. Desde Bolzano, a cidade onde ficámos alojados, deverás seguir pela autoestrada A22 em direção ao norte, seguindo as indicações para Brennero/Brenner. Depois de 43 km, deves sair em direção a Bressanone/Brixen e seguir as indicações para Brunico/Bruneck. Aí, deves tomar a SS49 em direção a Dobbiaco/Toblach. Depois é só seguir as direções, até chegares ao Lago di Braies. Foi este o nosso percurso, realizado por viatura privada, que é muito mais fácil do que com transportes públicos, além de ser uma opção mais cómodo.

Existem também várias excursões para o Lago di Braies, e independentemente do meio de transporte escolhido, a viagem promete ser uma experiência inesquecível, com a oportunidade de explorar a magnificência das montanhas da região.

Estacionamento no Lago di Braies: quanto custa e como funciona?

O processo de estacionamento é geralmente organizado e eficiente. Há áreas designadas para estacionamento próximo ao lago, permitindo fácil acesso às margens. Os visitantes deverão comprar o bilhete para a entrada na zona do Lago di Braies online, através deste link: https://www.pragsparking.com/en

Foram estas as indicações dadas no local. Nas diferentes barracas montadas, existem pessoas que te poderão esclarecer todas as informações sobre como funciona a entrada no Lago di Braies e que te poderão ajudar com o processo. Aquando da nossa visita, a taxa para o estacionamento no Lago di Braies era de 30 euros, mas deves sempre verificar as tarifas atualizadas antes de planeares a tua visita. No bilhete de estacionamento do Parking P4 do Lago di Braies é oferecido um voucher para refeição que podes utilizar no Emma’s Bistro, Panorama Restaurant & Chalet.

Qual a melhor hora para visitar o Lago Prags?

Para nós, o melhor momento para visitar o também conhecido como Lago Prags é a manhã. As primeiras horas do dia, desde a abertura do recinto às 9h30, proporcionam uma atmosfera tranquila e uma luz suave, criando condições ideais para capturar fotografias memoráveis. Além disso, a manhã é ideal para aqueles que desejam caminhar tranquilamente ao redor do lago, aproveitando a ausência de multidões.

Durante o meio dia, a intensidade do sol revela as águas cristalinas, criando um cenário vibrante e repleto de cores. No entanto, a área tende a ficar mais movimentada até às 16h30, hora do encerramento para os turistas que não estejam alojados no hotel. É, por isso, recomendável visitar o lago pela manhã e permanecer o máximo de tempo possível para desfrutar ao máximo desta visita. É como ir a um museu a céu aberto!

Posso fazer praia no Lago di Braies?

Praia no lago

Embora o Lago di Braies não seja o típico destino de praia com areias douradas, proporciona uma experiência única à beira da água. Imagina estender a toalha na grama verdejante junto ao lago, sentindo a brisa fresca da montanha enquanto admiras as majestosas montanhas refletindo nas águas cristalinas. É como se estivesses na praia, mas com uma vista panorâmica de tirar o fôlego! No entanto, lembra-te de que aqui os barcos a remo podem ser teus companheiros de praia inusitados. Podes até arriscar um mergulho rápido, mas atenção: a água estará gelada. Ficámos, no entanto, surpreendidos com as temperaturas agradáveis, de quase 30°C que se fizeram sentir quando visitámos o lago.

Caminhada ao redor do Pragser Wildsee

Explorar as trilhas ao redor do Lago di Braies é uma experiência gratificante para os amantes da natureza e entusiastas da caminhada. Há uma trilha circular que contorna todo o lago, oferecendo vistas panorâmicas espetaculares.

Preparar uma caminhada às margens do Lago di Braies implica trazer a mochila com alguns itens essenciais para um piquenique agradável. Certifica-te de incluir uma garrafa de água para manter a hidratação, alguns frutos secos para um lanche energético e frutas como maçãs ou bananas para um toque fresco. Além disso, não te esqueças de trazer uma manta ou toalha para desfrutar confortavelmente da paisagem enquanto saboreias tua refeição à beira do lago.

Almoço no Hotel Pragser Wildsee

Hotel Pragser Wildsee
Hotel Pragser Wildsee © lavidaesmara

Desfrutamos de um delicioso almoço no Hotel Pragser Wildsee, imersos na calma que envolve o Lago di Braies. Após explorar as maravilhas naturais ao redor, decidimos aproveitar as opções culinárias autênticas oferecidas pelos encantadores restaurantes à beira do lago. Ao pagar pelo estacionamento, recebemos um vale de desconto, tornando a experiência gastronómica mais acessível. As mesas estão bem situadas, e a partir dali podes contemplar o lago, os barcos, as flores e ouvir o som da natureza. Foi a combinação perfeita para um almoço romântico, que tornou este momento um dos mais especiais da nossa viagem a Itália.

Existem também outras opções, espécies de tascas que vendem pizzas, para um almoço mais familiar. Para quem prefere uma experiência mais descontraída, um piquenique às margens do lago é também uma boa sugestão. Com sombras naturais, este é o cenário de sonho para uma refeição ao ar livre. A escolha é tudo!

O Lago di Braies revelou-se uma bonita surpresa nestas nossas experiências de viagem em Itália. Será um local que ficará marcado na nossa memória, disso não temos dúvidas. Depois de termos visitado este lugar ainda continuamos a nossa viagem pelas Dolomitas!

Conhece ainda as nossas sugestões para as melhores férias da Páscoa em família!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *