Pico do Areeiro: do nascer ao pôr do sol aos passeios pelos trilhos

Pico do Areeiro

Subir aos céus para um momento maior de tranquilidade, para tocar o paraíso ou simplesmente para desfrutar da paisagem sobre a terra é algo muito especial e extraordinário de se fazer na Ilha da Madeira. Em todas as montanhas da ilha há uma atmosfera divina que nos assombra e que nos alcança interiormente. Não obstante, o Pico do Areeiro continua a ser um sítio de eleição para muitos turistas, um dos locais mais visitados por residentes da ilha, e que merece algum destaque no La Vida es Mara.

Em vários dos nossos artigos sobre a Madeira gostamos de te falar sobre o Pico do Areeiro, mas se tens dúvidas ou algumas perguntas que precisam de resposta este texto é perfeito para ti. A par de informações úteis, vamos mostrar-te o Pico do Areeiro através das nossas lentes fotográficas.

Com 1818 metros de altitude (5 965 pés), oferece vistas de cortar a respiração, dos rochedos cortados pela força do vento, às águas infinitas do Oceano Atlântico. O espaço é tão envolvente que dali poderás contemplar um nascer do sol calmo e sereno ou um pôr do sol muito cintilante. Vem passar 1 dia no Pico do Areeiro connosco e aproveita cada momento da tua excursão.

Como visitar o Pico do Areeiro?

Existem diferentes formas de lá chegar, independentemente da zona onde estejas alojado ou onde residas. A maneira mais fácil, e também mais rápida de visitar o Pico do Areeiro, é através de viatura particular.

Pico do Areeiro
Pico do Areeiro © lavidaesmara

Desde o centro do Funchal até ao Pico do Areeiro irás demorar aproximadamente 30 a 40 minutos. Existe um pequeno parque de estacionamento junto ao café e daqui até ao ponto mais alto da montanha irás levar apenas 3 minutos a pé.

Se quiseres podes apanhar um táxi no Funchal, mas atenção que este serviço é ligeiramente caro – poderá ser superior aos 50€ só numa viagem de ida.

Aquilo que te aconselhamos, caso não consigas alugar um carro, é aproveitar tours e excursões ou, quem sabe, falar com outras pessoas do hotel onde estejas alojado para perceber se estão interessadas em partilhar o custo de aluguer de um carro. As tours ao Pico do Areeiro tem horários diversos seja para o nascer do sol como para o pôr do sol e custam a partir dos 49€.

Dicas para ver o nascer do sol no Pico do Areeiro

Pico do Areeiro
Nascer do sol © lavidaesmara

A 3ª maior montanha da Madeira vai certamente impressionar quem nunca a visitou e tudo ganha outra magia com o nascer do sol. Se estiveres interessado em assistir ao nascer do sol no Pico do Areeiro durante o verão deves saber que este ocorre entre que 07h00 e as 08h00, conforme o mês. 

Para contemplares os primeiros raios de luz é preferível chegares, pelo menos, com 45 minutos de antecedência. Poderás olhar para os céus e ver como o sol nasce sobre o mar de nuvens (o que nem sempre ocorre). Pode não se ouvir o mar, mas o coração sente que está num lugar profundo do universo. Senta-te na montanha, em zonas que te pareçam mais espaçosas e seguras e desfruta deste magnético amanhecer.

Pico do Areeiro
Nascer do sol © lavidaesmara

Obviamente conforme a altura do ano o horário do nascer do sol vai depender. Seja como for, esta experiência é única e pode simbolizar o início de uma nova aventura pessoal. Não te esqueças de trazer algumas mantas, casacos, gorros e corta-ventos, porque durante o horário do nascer do sol, as temperaturas no Pico do Areeiro são baixas, mesmo durante o verão.

Nota: Se for um dia ventoso, a questão pode complicar-se. Nestes dias pode ser bastante desagradável tentar assistir ao nascer do sol no Pico do Areeiro.

 

 

Ver o pôr do sol no Pico do Areeiro

Pôr do sol no Pico do Areeiro
Pôr do sol © lavidaesmara

Assim como o nascer, o pôr do sol no Pico do Areeiro é algo demasiado belo para se conseguir expressar em palavras. Nenhum texto conseguiu fazê-lo e nós temos consciência desse desafio. Quando chegares à montanha para assistir ao pôr do sol, a primeira coisa que vais notar são os turistas e jovens atrevidos que querem contemplá-lo. Mas há espaço para todos!

Nós já tivemos oportunidade de visitar o Pico do Areeiro ao final do dia sem conseguirmos ver o pôr do sol. Nos dias em que tivemos sorte, estava muito vento mas valeu a pena. Sem quaisquer dúvidas é uma das coisas que não podes perder na tua viagem à Madeira. Portanto, nem penses sair do teu alojamento sem um casaco e outro tipo de roupa apropriado ao seu clima. O pôr do sol no Pico do Areeiro é algo espectacular e, para não voltar atrás ou sofrer atrasos na viagem, deves vir preparado.

Pôr do sol no Pico do Areeiro
Pôr do sol no Pico do Areeiro

Caso o tempo não seja o melhor amigo, poderás aproveitar para visitar algum local por perto. Destacamos o Miradouro da Levada dos Balcões, os Viveiros de Trutas no Ribeiro Frio ou a área circundante à Fajã da Nogueira. Em dias de clima favorável, é imprescindível fazer a vereda do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo.

O trajeto é simples nos dias de sol, mas não é recomendado durante o inverno, quando as temperaturas podem marcar graus negativos, existindo a forte possibilidade de chuvas, vento e neve.

Vereda do Pico Do Areeiro ao Pico Ruivo: quanto tempo demora o percurso?

Do Pico do Areeiro ao Pico Ruivo são aproximadamente 8,3 km de caminhada com uma duração entre 3 horas e meia a 4 horas. É um percurso exigente, sobretudo pela inclinação – até chegarmos aos 1862 metros do Pico Ruivo. O Pico Ruivo é a terceira montanha mais alta de Portugal, depois da Ilha do Pico e da Serra da Estrela e isso nota-se à distância enquanto caminhas.

Miradouro do Pico do Areeiro
Miradouro no Areeiro © lavidaesmara

Muitos referem o local e a caminhada como uma superação, que testa os esforços físicos. Tens que levar bom calçado e roupa com a qual te sintas confortável. Estás pronto para fazê-la? Também recomendamos uma paragem no Miradouro no Ninho da Manta, onde as colinas são assombrosas, ao mesmo tempo que dão um ar de serenidade improvável. Depois podes fazer o percurso desde o Pico Ruivo à Achada do Teixeira, com 2,8 km. Se te sentires mais confortável, podes levar contigo um bastão, que te vai ajudar no percurso.

O Pico do Areeiro é tão especial e já destacámo-lo no nosso roteiro de 10 dias na Madeira e no Porto Santo que podes conhecer aqui.

 

 

Pico do Areeiro Webcam: como aceder?

Queres acompanhar o tempo no Pico do Areeiro para evitar correr o risco de visitar a montanha em dias de demasiada chuva ou nevoeiro? Damos realmente importância a isto, para que esteja garantida a segurança. Antes de iniciares a tua viagem até ao pico poderás dar uma vista de olhos à webcam do portal NetMadeira.

Pico do Areeiro
Pico do Areeiro © lavidaesmara

Poderás entrar no portal netMadeira para perceber se o tempo no Pico do Areeiro é adequado para visitar a montanha no nascer ou no pôr do sol. Esta tecnologia é fundamental e ajuda vários turistas e madeirenses nos seus passeios pela ilha. As webcams do portal é atualizada a cada quinze minutos.

Outra forma de saber qual o tempo na Madeira é descarregar a app Madeira Weather, disponível para dispositivos iOS e Android. A temperatura na Madeira é muito boa, por isso não será certamente um problema visitar o Pico do Areeiro na tua viagem à pérola do Atlântico.

O que achaste deste artigo? Acompanha todas as novidades sobre a Madeira e Porto Santo no nosso blog e mais aventuras no nosso Instagram @lavidaesmara

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *