Tomorrowland: Valência do Amanhã

Não é segredo para ninguém que o abstrato complexo arquitetónico da Cidade das Artes e das Ciências (em valenciano Ciutat de les Arts i les Ciències) já serviu de palco para sequências de filmes e séries reconhecidos pela nossa memória cultural. Entre eles, encontramos a mais recente temporada “Westworld”, de Jonathan Nolan ou o terceiro episódio da 10ª temporada de Doctor Who, filmado aqui em 2016. No entanto, podemos dizer, que foi o filme “Tomorrowland – Terra do Amanhã” que permitiu mostrar a obra valenciana em toda a sua magistralidade, uma vez que se trata de uma peça crucial na narrativa criada por Brad Bird.

Hemisfèric © lavidaesmara
Hemisfèric © lavidaesmara

Projeto arquitetónico da autoria do valenciano Santiago Calatrava, a Cidade das Artes e das Ciências foi inaugurada em 1998, ou seja, no vértice de transição para o novo milénio, no qual as teorias futuristas diziam que iriam surgir as mais revolucionárias tecnologias de informação, computação e até de comunicação. Apropriando-se dessas teorias, muitas delas distópicas face aos anos 2000, e graças às formas abstracionistas da Cidade das Artes e das Ciências, os estúdios Walt Disney Pictures puseram mãos à obra para contar uma história com toques de ficção científica e mistério. O filme foi protagonizado por George Clooney e Britt Robertson (desempenho revelação desta atriz) conta a seguinte história:

Frank Walter já foi um inventor prodigioso e cheio de esperança no futuro. Agora, decepcionado com o mundo, tudo o que lhe sobra desse passado são ilusões. Casey Newton por outro lado, é uma adolescente sempre receptiva à novidade. Quando descobre um objeto que a transporta para uma realidade alternativa, o seu destino cruza-se com o de Frank. Os dois embarcarão numa aventura até Tomorrowland, um local completamente diferente, num tempo e lugar indeterminados. Esta viagem mudará não apenas as suas vidas, mas também o futuro da Humanidade…

Apesar de não ser um dos live-action mais fortes da Walt Disney, “Tomorrowland – Terra do Amanhã” transpõe uma mensagem bastante humanista, no sentido em que futuro não é somente catastrófico e poderá ser promissor e, também, pacífico. Numa altura em que a tecnologia está relacionada ao armamento – não é por acaso que o filme faz menção à Guerra Fria, iniciando-se em 1964 -, é importante perceber que “Tomorrowland” é um filme onde as distopias são anuladas em prol do bem da civilização.

A rodagem desta longa-metragem começou a 20 de janeiro de 2014 e durou mais ou menos 1 semana. Tanto os exteriores e os seus arredores, como os espaços interiores do L’Umbracle, do Museu das Ciências, do L’Hemisfèric e do Palau de les Arts tornaram-se espaços determinantes da narrativa. Na realização de “Tomorrowland” encontramos o vencedor de 2 Óscares da Academia Brad Bird, conhecido por “Missão Impossível: Operação Fantasma”, “The Incredibles – Os Super Heróis”.

Caso não saibas, a Cidade das Artes e das Ciências é composta por uma série de espaços, nomeadamente o Museu das Ciências Principe Felipe, L’Oceanogràfic,  L’Umbracle, L’Hemisfèric, a Ponte l’Assut de L’Or e o El Palau de les Arts Reina Sofía – o complexo contaria também com as Torres de Valência, Castellón e Alicante, que não passaram de uma projeção arquitetónica. A Cidade das Artes e das Ciências é um dos locais pertencentes ao maior parque urbano de Espanha, os conhecidos Jardines del Turia.

No início de 2020, a secretaria do Turismo de Valência decidiu lançar um percurso guiado pelos diferentes espaços onde foram rodados “Tomorrowland – Terra do Amanhã“. A visita tem a duração de 90 minutos e acontece sempre no último sábado de cada mês. O ponto de encontro deste percurso bilingue (em castelhano e inglês) é a bilheteira do Palau de les Arts. Caso estejas interessado, poderás enviar um email para vlcshop@visitvalencia.com, a solicitar mais informações.

Cidade das Artes e das Ciências © lavidaesmara
Museu das Ciências © lavidaesmara
Palau de les Arts Reina Sofía © lavidaesmara
Palau de les Arts Reina Sofía © lavidaesmara

Curiosamente, há quem visite a Cidade das Artes e das Ciências no frenetismo das visitas turísticas, mas a melhor forma de desfrutar deste espaço é com o tempo. Para quem vive em Valência, o espaço é um local ideal para sentir uma serenidade absoluta, de “outro mundo”, e obter as melhores fotografias do pôr do sol como já revelamos no nosso Instagram.

Além da Cidade das Artes e das Ciências, outros locais da Comunidade Valenciana têm vindo a servir de cenário para projetos cinematográficos, como aconteceu com “Dor e Glória”, de Pedro Almodóvar, rodado em Paterna. Curiosamente, há quem diga que George Lucas veio a esta cidade para criar “Star Wars“.

Abaixo poderás conhecer mais sobre este filme (assiste o trailer aqui).

Tomorrowland – Terra do Amanhã: Ficha Técnica

Hugh Laurie © Walt Disney Pictures
Hugh Laurie © Walt Disney Pictures
Parte da Cidade das Artes e das Ciências no canto direito da imagem © Walt Disney Pictures
Parte da Cidade das Artes e das Ciências no canto direito da imagem © Walt Disney Pictures
George Clooney em
George Clooney em “Tomorrowland – Terra do Amanhã © Walt Disney Pictures

Título original: Tomorrowland
País de Produção: EUA
Ano de Produção: 2015
Estreia em Portugal: 28 de maio de 2015
Realização: Brad Bird
Argumento: Damon Lindelof e Brad Bird
Produção: Brad Bird, Jeffrey Chernov, Mark Albela, Damon Lindelof, John Bernard
Banda-sonora:  Michael Giacchino

Já alguma vez viste “Tomorrowland – Terra do Amanhã“? Se ainda não conheces este divertido e ingénuo filme, reúne a família e assiste-o em DVD ou Blu-ray no conforto da tua casa.

Afinal, o estado atual da humanidade permite-nos refletir sobre até onde queremos ir e como. “Tomorrowland – Terra do Amanhã” mostra como planeta do amanhã, poderá ser bom e melhor. A Cidade da Artes e das Ciências é a obra arquitetónica expoente desses ideais, em que a natureza e edifícios se harmonizam. Não é por acaso que este espaço serve de inspiração para o nosso blog.

Aproveita e fica a conhecer também alguns dos melhores filmes sobre viagens ou algumas obras filmadas em Madrid.

🎬 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.


✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s