7 Melhores filmes sobre vinhos e vinhas

Quais são os melhores filmes sobre vinhos e vinhas? De que falam? Conhece as 7 escolhas cinematográficas do La Vida es Mara. 

Se durante o mês de setembro demos-te a conhecer a história e principais curiosidades do Vinho Madeira, um dos melhores vinhos portugueses, começamos o primeiro fim de semana de outubro com as principais obras cinematográficas da história do cinema relacionadas com vinhos e vinhas. A razão para este destaque está simplesmente relacionada com o facto de durante os meses de setembro e de outubro a vindima ser celebrada em Portugal, sobretudo nas regiões de maior produção vinícola como a ilha da Madeira e as regiões do Norte.

Se na Madeira, a Festa do Vinho encanta os habitantes da região autónoma e vários turistas que a visitam (especialmente britânicos, alemães e franceses), no Douro a festa das vindimas estende-se de finais de agosto até meados de outubro, e é uma espécie de ponto de encontro entre os emigrantes que estão de férias. Noutros países europeus, como a Espanha, a Itália ou a França a situação é ligeiramente semelhante. As vindimas são uma transição do verão para o outono, em que podemos celebrar a vida através de um brinde de vinho.

O cinema, aproveitando-se da realidade e da intensidade provocada pelas nossas tradições, não deixou de parte histórias e personagens que vêem no mais tentador dos néctares, o pilar das suas vidas, do seu lazer e, muitas vezes do seu trabalho. O cinema está bastante relacionado com a produção vinícola dentro e fora do ecrã, afinal são também muitas as antestreias brindadas com vinhos, martinis e outros tipos de digestivos ou aperitivos. Se alguns filmes foram mais originais ao relacionarem os vinhos com a busca de uma identidade mais empolgante e destemida, outros preferiram mostrar os vinhos como extra importante ao caráter de uma personagem, tornando-a ela gananciosa ou sensual.

É exatamente isso que acontece na trilogia “O Padrinho”, realizada por Francis Ford Coppola, que revela as personagens principais interpretadas por Al Pacino e Marlon Brando como tipo de homens que acompanham uma taça de vinho para celebrar assassinatos. O seu impacto no cinema de massas foi de tal modo gigantesco que acabariam por dar origem ao estereótipo pejorativo dos homens italo-americanos como personagens gananciosas. Esta sede por vinhos tem tudo a ver com a pertinência da Lei Seca (1920 – 1933) e a criação do género do gangster e do filme policial. Mas deixemos essa conversa para outra altura. A seleção dos 7 melhores filmes sobre vinhos do La Vida es Mara quer celebrar o prazer de beber vinho enquanto são feitas as viagens de uma vida.

Vinhas em Portugal © lavidaesmara
Vinhas em Portugal © lavidaesmara

Quem também viveu acompanhado por uma excelente bebida alcóolica foi James Bond, cujas aventuras literárias permitiram a Ian Fleming apresentar o famoso dry martini pela primeira vez ao mundo.

O cinema já fez de tudo e não há como resistir às suas lições vinícolas. Abaixo, damos-te a conhecer os melhores filmes sobre vinhos (alguns deles são os melhores filmes sobre vinhos a ver na Netflix) que poderão ser também inseridos na lista de melhores filmes sobre turismo. Afinal, a arte tem infinitas possibilidades e associações!

Acompanha a sessão com um bom copo de vinho (mas bebe com moderação)! Em breve iremos partilhar quais os melhores vinhos da Europa, fica atento. Deixa o teu comentário abaixo sobre qual o teu filme preferido sobre vinhos 👇 . 

Um Passeio nas Nuvens (1995)

passeio-nuvens-vinhos
Um Passeio nas Nuvens © Twentieth Century Fox

Ao voltar da 2ª Guerra Mundial, o jovem Paul descobre que nada mais tem em comum com a esposa que tinha antes de partir para a batalha. Desiludido, parte rumo ao norte para trabalhar como vendedor ambulante. Na sua jornada, encontra Victoria Aragon, a filha solteira de um rico proprietário de vinhas, que está grávida. Victoria vive com receio do seu pai e tem medo de lhe contar que está grávida. É então que o jovem Paul dispõe-se a ajudá-la e decide passar por seu marido durante uma noite. O que Paul e Victoria não sabem é que essa atitude irá alterar os seus destinos.

Conto de Outono (1998)

conto-outono
Conto de Outono © Les Films du Losange

Isabelle (Marie Rivière) é casada, tem dois filhos e um deles já está a caminho do altar. Magali (Béatrice Romand) é viúva e mãe de dois filhos. Isabelle quer a todo o custo arranjar um romance para Magali, mas esta parece ter apenas tempo para as vinhas, para a amiga e para Rosine (Alexia Portal), uma colega do seu filho com quem travou uma grande amizade.Isabelle decide então colocar um anúncio no jornal fazendo-se passar por Magali. A ideia é saber primeiro se o candidato serve para a amiga. Depois de avaliar um dos pretendentes, Gérald (Alain Libolt), tenta empurrá-lo para Magali, mas esta assume que Isabelle está a ter um romance extraconjugal. É nesta confusão de amores e desamores que se desenrola “Conto de Outono“, o quarto e último filme da série Contos das Quatro Estações, realizada por Eric Rohmer, que realiza aqui um delicioso jogo de equívocos bem-intencionados.

Queres continuar com a magia do cinema de outono? Descobre outros filmes sobre esta estação para ver ao cair das folhas.

Sideways (2004)

sideways-filme-vinhos
Sideways © Fox Searchlight

“Sideways” é um premiado filme (obteve o Óscar de Melhor Argumento Adaptado e outras 4 nomeações) de Alexander Payne que conta a história de dois velhos amigos numa viagem pela costa da Califórnia, explorando as vicissitudes do amor e da amizade e a guerra constante entre duas castas de vinhos: Pinot e Cabernet. A aventura dos dois amigos começa quando Miles (Paul Giamatti), recém-divorciado e aspirante a romancista, com uma fixação em vinhos, decide combinar com o seu velho amigo Jack uma viagem de despedida de solteiro pela região vinícola de Santa Barbara. Jack procura nessa viagem o seu último sabor de liberdade. Miles só quer não ficar mais deprimido e saborear a perfeição numa garrafa de vinho Pinot. Já Jack fica satisfeito com uma garrafa baratinha de Merlot. As únicas coisas que têm em comum são as suas ambições falhadas e a juventude a extinguir-se… Durante a viagem, Miles e Jack afundam-se em vinho e mulheres, em perigosas e divertidas crises da meia-idade. Será que Jack voltará a tempo do casamento?

Um Ano Especial (2006)

ano-especial-vinhos
Um Ano Especial © 20th Century Fox

Max Skinner (Russell Crowe), um perito em investimentos na Bolsa de Londres, herda subitamente, por morte do seu tio, uma rústica propriedade em França. Max pensa vender a casa e o terreno, mas assim que chega à Provence as suas memórias de infância regressam e começa a sentir-se atraído por tudo o que o rodeia, assim como por uma estranha mulher. No entanto, é também surpreendido pelo aparecimento de uma mulher norte-americana, que reclama a herança.

Paris Pode Esperar (2016)

Arnaud Viard em "Paris Pode Esperar" (2016) © Sony Pictures Classics
Arnaud Viard em “Paris Pode Esperar” (2016) © Sony Pictures Classics

Anne é casada com Michael, um conhecido produtor de cinema norte-americano. Apesar de ambos se amarem, as circunstâncias têm feito aumentar a distância entre eles. Um dia, depois da apresentação de um filme no Festival de Cinema Cannes, ela aceita boleia de Jacques, um associado do marido, para fazer a viagem de regresso a Paris. O percurso, que se previa durar apenas algumas horas de automóvel, vai-se estendendo, com consecutivos desvios e paragens onde ambos se vão deixando levar à descoberta das belíssimas paisagens francesas, ao mesmo tempo que deleitam com a gastronomia local. Durante os dias da jornada, dois desconhecidos acabam assim por criar um elo inesperado, partilhando o prazer da descoberta um do outro e dos horizontes que os rodeiam…

Fun-fact

Paris Pode Esperar” teve consultoria enogastronómica da especialista Maria Helm Sinskey, diretora culinária das Robert Sinskey Vineyards, no Napa Valley. Talvez seja essa a razão pelo qual o filme respeita tanto as harmonizações entre pratos e vinhos: o melão com prosciutto deve ser acompanhado com os vinhos provenientes de Châteauneuf-du-Pape, a costeleta de cordeiro é servida com os vinhos Côte-Rôtie, e um delicioso prato de salmão é acompanhado com Pouilly-Fumé de Didier Dagueneau.

Entre Vinho e Vinagre (2019)

Tina Fey em "Entre Vinho e Vinagre" (2019) © Netflix
Tina Fey em “Entre Vinho e Vinagre” (2019) © Netflix

Depois de “Sideways” voltamos à região vinícola californiana de Napa Valley com “Wine Country”. Protagonizado por um elenco feminino de comediantes norte-americanas: Rachel Dratch, Ana Gasteyer, Amy Poehler, Maya Rudolph, Emily Spivey, Paula Pell e Tina Fey, “Wine Country” é uma espécie de “A Melhor Despedida de Solteira” sobre amigas de longa data que se reunem para celebrar um 50º aniversário de uma delas. Obviamente as coisas não irão correr como planeado e tudo seja vivido com muito humor, confusão e vinhos. “Wine Country” é inclusive um dos melhores filmes sobre vinhos a ver na Netflix.

Uncorked (2020)

Uncorked © Netflix
Uncorked © Netflix

Protagonizado por Mamoudou Athie, conhecido de filmes como “O Círculo” (2017) e “O Candidato Favorito” (2018), “Uncorked” é um filme original sobre a Netflix ideal para quem está à procura de inspiração e quer fazer dos vinhos o seu futuro profissional. Nunca antes visto no cinema, temos uma obra capaz de tornar o vinho uma obsessão de carreira. O  jovem Elijah sente-se dividido entre o sonho de vir a ser mestre escanção e as expetativas do pai de vir a assumir o negócio de churrasco da família. As perícias e discussões com a família irão levâ-lo a ponderar um futuro melhor.  “Uncorked” conta com um elenco de nomes pesados da televisão como Courtney B. Vance (vencedor do Emmy por “American Crime Story”) e Niecy Nash (nomeada para 3 Emmys Awards).


✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s