Já ouviste falar no termo banho de floresta? Para os amantes de viagens mais calmas esta é uma oportunidade a descobrir na Ilha da Madeira.
Tomar um banho de floresta na Ilha da Madeira é realmente imersivo. Todos sabemos que a ilha oferece algumas das paisagens naturais mais exuberantes de Portugal, mas nem todos sabem do seu poder e de como se poderão envolver profundamente na natureza.
Assim, propomos várias opções para banhos de floresta na Ilha da Madeira, que certamente vão encantar todos os perfis de turistas. Seja com caminhadas por levadas, meditação em parques de árvores centenárias ou mesmo mergulhos refrescantes em cascatas, a Madeira tem tudo para te fazer viajar por ti mesmo.
O que significa um banho de floresta?
Um banho de floresta é uma prática terapêutica, que através da imersão num ambiente natural, ajuda a recuperar a tranquilidade mental e a saúde física. A prática nasceu no Japão, com o nome “Shinrin-yoku” e algumas das suas características são:
– Caminhar descalço de forma lenta pela natureza;
– Respirar ar puro de forma consciente num jardim ou parque natural;
– Contemplar paisagens, com atenção aos sentidos e tudo aquilo que te rodeia;
– Tocar as plantas, aproximar-se para sentir o perfume das flores e abraçar árvores.
Esta é uma prática muito simples, que qualquer pessoa poderá fazer sem gastar dinheiro. A exposição à natureza irá ajudar a melhorar a atenção, memória e a criatividade ao longo do teu dia. Por vezes é preciso desligar para ligar novamente e fazê-lo conscientemente.
Acredita-se que a prática de um banho de floresta reduz os níveis de ansiedade, stress, pressão arterial, fortalecendo a imunidade e o combate de doenças. A seguir, vamos levar-te numa viagem mais profunda pela Madeira, portanto prepara-te para uma experiência inesquecível.
1. Mergulhar na Lagoa do Vento
Começamos pela Calheta.
Aqui encontramos uma área verde muito propícia a caminhadas e meditação, conhecida pelas suas cascatas, que parecem retiradas de “Up – Altamente”. A Lagoa do Vento é uma aventura, mas também sinónimo de serenidade. Oferece vistas panorâmicas realmente imprescindíveis no teu roteiro pela Pérola do Atlântico.
O percurso da Lagoa do Vento começa na Levada do Alecrim, na zona do Rabaçal. Existe um estacionamento gratuito e depois precisas de apanhar uma carrinha ou fazer a caminhada toda a pé. Deixa-te conquistar pela Lagoa do Vento e pela sua cascata e, se o tempo for convidativo a banhos, aproveita para refrescar o teu corpo. Deixa que a água fria da lagoa entre se apodere da tua alma!
Além desta lagoa, cujo percurso conta com 6,4 km (ida e volta) e tarda cerca de 3 horas a ser realizado, encontram-se perto a Levada das 25 Fontes e a Levada do Risco, que poderás conhecer no nosso artigo sobre a primeira viagem à Madeira.
2. Mergulhar na Lagoa da Dona Beja
Na mesma zona da Lagoa do Vento, encontramos a Lagoa da Dona Beja, acedida pelo trilho da Levada do Alecrim. É um lugar acolhedor, que parece estar congelado no tempo e que se promete tornar numa experiência memorável.
Todo o percurso das levadas do Rabaçal vai ajudar-te a relaxar a mente e a estimular a atividade física. Se tiveres entusiasmado, sugerimos-te a mergulhar na pequena lagoa para aliviar dores musculares. Ao chegares a casa vais descansar melhor! Sabias que a exposição à natureza, como as lagoas, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono?
O percurso da Levada do Alecrim, com passagem pela Lagoa da Dona Beja, conta com 3 km e demorará cerca de 2 a 2h30min para concluir.
3. Caminhada pelo Ribeiro Frio
Se gostas de ambientes onde o som do vento, o cantar dos pássaros e o nevoeiro se conjugam, o Ribeiro Frio no nordeste da Ilha da Madeira é o sítio perfeito. Encontra-se a 20 quilómetros do Funchal e fará desligar-te da vida agitada.
Conhecido pelas suas florestas, árvores de grande porte e trilhas panorâmicas, o Ribeiro Frio é igualmente indicado para um banho de floresta.
Uma das atrações mais populares é a Levada do Ribeiro Frio / Portela, com efeitos de luz fantásticos. Poderás seguir o canal de água para uma experiência única.
Também costumamos recomendar a caminhada da Vereda dos Balcões, que termina no miradouro de cortar a respiração. Aqui poderás observar atentamente algumas aves que vivem na floresta Laurissilva, como por exemplo, o melro-preto, a manta, o tentilhão e o pombo-trocaz.
4. Meditação no Parque Florestal do Montado do Pereiro
Entre as montanhas mais altas da Madeira e o Funchal encontramos o Parque Florestal do Montado do Pereiro, uma zona verde muito procurada para caminhadas, piqueniques, desportos radicais e também para meditação e banhos de floresta.
Ali encontram-se árvores e arbustos exóticos de grande porte com idade já avançada e que, por isso têm muita história por contar e já vivenciaram de tudo. Entre os exemplares destaque para os cedros-da-madeira, folhados, massaroco e castanheiros. Foi aqui que realizámos a nossa última experiência de banho de floresta, na qual caminhámos descalços pela floresta e chegámos a abraçar árvores, que fazem desenhos de sombra muito envolventes.
Ao longo do Montado do Pereiro na Madeira existem espaços para cozinhar e, portanto poderás desfrutar de um almoço rodeado por seres da natureza. Existe ainda um parque de campismo, campo de futebol e uma zona de golfe.
O parque está aberto nos dias úteis das 9:00 às 17:00 e aos fins de semana das 9:00 às 18:00 (horário de inverno) e das 9:00 às 19:00 (horário de verão). Podes visitá-lo depois de um nascer do sol no Pico do Arieiro, por exemplo.
Vista panorâmica no Arco de São Jorge
Terminamos o nosso artigo sobre banhos de floresta na Madeira com uma vila praticamente desconhecida situada a norte. O Arco de São Jorge dispõe de uma vista que ninguém se esquecerá, onde é possível contemplar as principais vilas da costa norte da ilha.
Ali poderás praticar meditação ou ioga no meio da montanha e assim ganhar foco e concentração para o teu presente. Além desta experiência, o Arco de São Jorge desperta o interesse por preservar algumas tradições da Madeira. Poderás visitar o Roseiral Quinta do Arco, com uma das maiores coleções de rosas da Europa.
A nossa ilha realmente oferece várias opções para banhos de floresta na Ilha da Madeira, que ninguém ficará indiferente! Do que estás à espera? Aproveita o banho.