Cinque Terre: dicas sobre o que não pode faltar na tua viagem

Manarola

Temos as melhores dicas para a tua viagem às Cinque Terre. Fica a conhecer as melhores tours e excursões nas vilas italianas.

As vilas centenárias à beira-mar das Cinque Terre são recantos de uma beleza infinita, onde poderás tirar férias curtas ou longas para descansar e aproveitar para realizar algumas das mais belas excursões de Itália. Se estás à procura de um destino de sonho, as Cinque Terre são para ti!

Mas se tens dúvidas ou perguntas na preparação do melhor itinerário pelas Cinque Terre, preparámos um artigo com tudo aquilo que não pode faltar. Queremos que tenhas a experiência mais impressionante, portanto segue as nossas dicas sobre as Cinque Terre.

flores em Corniglia
Corniglia © lavidaesmara

5 Dicas sobre as Cinque Terre: como planear a viagem?

  • O que levar na mala de viagem? O que não pode faltar no momento em que decides viajar até às Cinque Terre? São estas as principais perguntas feitas pelos amantes de viagens a Itália, que sonham percorrer a colina acidentada da Riviera Italiana.

Claramente os itens e acessórios imprescindíveis numa viagem pelas Cinque Terre vão depender da época do ano em que decides viajar. Mas ainda assim deixamos aquilo que levámos connosco:

Riomaggiore
Riomaggiore © lavidaesmara
  • Roupa confortável e colorida: todas as pessoas que visitam as Cinque Terre ficam apaixonadas pelas suas casas pitorescas. Opta por camisolas e camisas estampadas, que combinem na perfeição. Privilegia os tons laranjas, amarelos, vermelhos ou azulados;
  • Toalhas para a praia: em Monterosso al Mare vais encontrar uma das praias paradisíacas das Cinque Terre, portanto há que deixar algum espaço para este item na tua mochila. Obrigatório o fato de banho;
  • Calçado para caminhadas: além de sandálias que não escorregam, deves trazer sapatilhas de caminhada ou mesmo botas. As alpercatas e sandálias sem salto são igualmente uma excelente opção para caminhar durante uma viagem às colinas das Cinque Terre;
  • Protetor solar, hidratante para as mãos e repelente anti-mosquitos não podem faltar na tua mala. As Cinque Terre oferecem muita vida selvagem, portanto deves estar preparado;
  • Câmara fotográfica, telemóvel, cartões de memória, Kobo Reader (leitor de ebooks), carregadores, Gimbal, tablet para ver séries e filmes. Se quiseres poderás levar também a tua Power Bank porque as Cinque Terre convidam a ficar muito tempo fora de casa;
  • Óculos de sol, calções de verão, ganchos e elásticos para o cabelo são outros acessórios a considerar.

 

Caminhadas e trekking pelas Cinque Terre: o que levar?

Cinque Terre
Vista sobre Riomaggiore em Itália © lavidaesmara

As caminhadas pelos vales e colinas das Cinque Terre são obviamente úteis para conhecer o Parque Nacional das Cinque Terre. As vistas são de outro mundo e para que nunca sintas os pés pesados é necessário trazer os melhores sapatos. Para garantir uma experiência confortável, aqui estão as coisas que deves ter contigo:

Roupas leves: escolhe peças respiráveis e confortáveis. É recomendável levar um corta-vento ou impermeável, já que o clima pode mudar inesperadamente;

Protetor solar e chapéu: as trilhas de trekking das Cinque Terre têm pouca sombra, então é importante proteger a pele do sol. Um protetor labial pode ajudar a evitar algum desconforto;

Garrafa de água e lanches: leva uma garrafa de água reutilizável e alguns lanches como fruta fresca, barras de cereais ou frutos secos, que te vão manter hidratado durante o percurso.

Mapa das Cinque Terre: é recomendável levar um mapa ou guia da trilha para se orientar durante a caminhada. Em algumas zonas não existe rede móvel;

Dinheiro: alguns percursos de trekking das Cinque Terre são pagos, portanto deves ter contigo algum dinheiro, para a eventualidade de ter de pagar por esta experiência.

Quais as principais caminhadas nas Cinque Terre?

caminhada Cinque Terre
Monterosso al Mare © lavidaesmara

Algumas das caminhadas nas Cinque Terre para as quais deves estar preparado são:

    • Sentiero Monterosso – Vernazza com 3,5 km;
    • Sentiero Alto Monterosso – Vernazza com 7,5 km;
    • Sentiero Vernazza a Corniglia com 4 km
    • Sentiero Alto Manarola, Volastra, Corniglia com 5 km
    • Percurso 531 Riomaggiore para Manarola com 1,5 km

Por todas estas trilhas vais passar por colinas e vinhedos que oferecem vistas panorâmicas do mar e da paisagem rural das Cinque Terre.

É importante lembrar ainda que algumas trilhas das Cinque Terre podem estar fechadas devido a deslizamentos de terra, obras de manutenção ou outras razões, portanto, é recomendável verificar as condições antes de iniciar qualquer caminhada. Algumas trilhas podem ser íngreme, toma cuidado enquanto tiras fotografias espetaculares da costa.

Qual a melhor mala para levar numa viagem às Cinque Terre

Deves utilizar a melhor mala para levar numa viagem às Cinque Terre, mas nem sempre é fácil encontrá-la. É primordial levar os bens essenciais que te comentamos antes, sempre com malas e mochilas flexíveis e rígidas, que te ajudem a organizar melhor as tuas coisas.

Praia em Monterosso al Mare
Praia em Monterosso al Mare © lavidaesmara

Nota que, não existindo voos diretos até às Cinque Terre, pela inexistência de aeroporto, não convém levar bagagens de porão extravagantes.

Opta por malas de cabine ou por mochilas compactas que permitam organizar melhor a roupa.

 

Quais são os pratos típicos das Cinque Terre?

frutos do mar típicos das Cinque Terre
Frutos do mar fritos são comuns nas Cinque Terre © Unsplash

A cozinha das Cinque Terre é intensa em sabores e ingredientes, com pratos típicos à base de frutos do mar, verduras, ervas aromáticas e muito azeite. Aqui estão alguns dos pratos típicos das Cinque Terre que deves saborear:

  • Pesto alla Genovese: embora originário da cidade vizinha de Génova, o pesto é muito popular nas Cinque Terre. Feito com manjericão, pinhões, azeite, alho e queijo parmesão, deve ser servido com massa fresca ou pão;
  • Focaccia: este pão macio e achatado pode ser coberto com azeite, sal e ervas aromáticas, geralmente servido como acompanhamento de pratos principais ou como lanche rápido;
  • Anchovas: ingrediente habitual nas Cinque Terre, geralmente são preparadas frescas ou em conserva. São comuns em vários pratos, e ficam bem em saladas, massas, molhos e pizzas;
  • Ciuppin: esta sopa de frutos do mar típica das Cinque Terre, feita com diversos tipos de peixes e frutos do mar, tomate, batatas, aipo, cebola e ervas, servida com pão fresco;
  • Torta di verdura: é uma espécie de quinche salgada feita com verduras frescas, como espinafre, rúcula, alho-e ervas aromáticas, misturadas com ovos, queijo e massa folhada.
  • Farinata: panqueca feita com farinha de grão-de-bico, azeite e sal, servida quente e muito saborosa.
frutas e verduras nas Cinque Terre
Mini-mercado nas Cinque Terre © Unsplash

Se quiseres poderás comprar as frutas e verduras mais coloridas nos mini-mercados típicos das Cinque Terre.

Como viajar até às Cinque Terre em Itália?

Para viajar às Cinque Terre tens uma série de opções. Terás primeiro que apanhar o avião em Lisboa ou Porto até Milão, Turim, Pisa ou Génova.

Para Milão, existem voos diretos frequentemente para Lisboa e costumam ser mais baratos uma vez que são operados por companhias low-cost como Ryanair e Easyjet.

Monterosso al Mare
Monterosso al Mare © lavidaesmara

Assim poderás conhecer alguns dos monumentos mais emblemáticos da capital italiana da moda e seguir posteriormente numa viagem até às Cinque Terre.

Poderás apanhar comboio de Génova ou desde La Spezia até às Cinque Terre. Nestas pequenas vilas de Itália a melhor forma para mover-se é com comboio ou a pé, sendo muito complicado utilizar o automóvel. Abaixo podes ficar a conhecer qual a melhor mala para levar numa viagem às Cinque Terre.

Qual o aeroporto mais perto das Cinque Terre?

O aeroporto mais próximo de Cinque Terre é o Aeroporto Internacional de Pisa (PSA), localizado a cerca de 1 hora e 30 minutos de carro ou comboio.

Cinque Terre
Uma das tours pelos mares das Cinque Terre © lavidaesmara

Outra opção é o Aeroporto Internacional de Génova (GOA), que fica a cerca de 1 hora e 45 minutos de carro. Ambos os aeroportos oferecem opções de transporte público e táxis para chegar a Cinque Terre. Nós optámos por ir a Turim e depois apanhar o comboio para Génova e Cinque Terre, como já te explicámos no nosso roteiro completo pelas Cinque Terre.

Queres conhecer mais sobre as Cinque Terre? No La Vida es Mara vamos contar-te todos os segredos sobre estas maravilhas que regressam algo tão particular e tão único em Itália.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *