Popeye Village: O que fazer na vila mais pitoresca de Malta

Popeye Village

A Popeye Village em Malta, localizado em Mellieħa, é uma das aldeias mais bonitas do mundo, perfeita para os amantes de cinema. 

Popeye Village, também conhecida como Popeye Village Fun Park ou Sweethaven Village é um parque temático bastante pequeno, que encontramos na Anchor Bay, a aproximadamente 3 quilómetros desde o centro do povoado de Mellieħa. O local foi construído junto aos rochedos e apesar das construções de madeira em ruínas é um dos principais atrações turísticas de Malta.

Tudo isso está relacionado com o facto da Popeye Village ter sido construída especialmente para a rodagem do live-action “Popeye” (Robert Altman, 1980), produzido pela Paramount Pictures e pela Walt Disney, com Robin Williams e Shelley Duvall como protagonistas. Vens connosco conhecer a Popeye Village em Malta?

O que ver na Popeye Village em Malta?

vista sobre Popeye Village
Vista panorâmica sobre a Popeye Village © lavidaesmara

A Popeye Village em Malta recebe milhares de visitantes todos os anos. A vila cinematográfica está aberta ao público todos os dias, e nela contam-se vários espectáculos. Desde teatro de marionetas a uma sessão de cinema com direito a pipocas, a Popeye Village oferece diversão garantida para pais e filhos.

Ao longo do dia, contam-se vários animadores disfarçados de personagens do filme, como Popeye ou Olivia Palito. Brinca às escondidas, diverte-te com os jogos animados no exterior, ou desfruta do sol e do som do mar num dos recintos para lanches e para descansar. Abaixo apresentamos os principais espaços do mapa da Popeye Village.

  • Loja de Souvenirs: várias souvenirs e merchandising relacionados com o universo Popeye, e onde podes encontrar ofertas originais para famílias e amigos;
  • Praça Principal: é aqui que começa a visita pela Popeye Village e onde decorrem as principais atividades. Pode servir de ponto de encontro caso estejas a conhecer a vila com um grupo;
sala de cinema
Entrada na sala de cinema da Popeye Village © lavidaesmara
  • Sala de cinema: não poderia faltar uma experiência cinematográfica. A sala de cinema exibe um documentário sobre a construção da Popeye Village e alguns segredos de bastidores. Conhece a sua história e saboreia umas deliciosas pipocas;
Popeye Village
Popeye Village em Malta © lavidaesmara
  • Serraria: a poucos metros do mar, terás uma vista impressionante vista sobre a Anchor Bay e poderás divertir-se com alguns jogos, com frases realmente surpreendentes que te tirarão um sorriso da cara;
  • Correios, Padaria, Dentista, Sapataria: salas de exposição com fotografias do filme e também com alguns bonecos que te farão rir;
  • Popeye – museu da banda-desenhada: aqui poderás contemplar mais de 200 bandas-desenhadas da personagem, publicadas entre os anos 60 e os anos 80 do século XX;
banda-desenhada Popeye
Banda desenhada de Popeye © lavidaesmara
  • Bar e restaurante: desfruta de uma vista pitoresca sobre baía enquanto saboreias uma deliciosa refeição, cuidadosamente preparada para ti. Tem menus sazonais para todos os gostos;
  • Casa da Olivia Palito: habitação que foi usada por Shelley DuVall no filme.
Casa da Olivia Palito
Uma das casas da Popeye Village © lavidaesmara

Em breve a Popeye Village contará com um Museu de Robin Williams. A sala de exposições abre ao público em junho de 2022 e terá uma homenagem a um dos maiores atores de todos os tempos, que faleceu em 2014.

Estas são apenas algumas das atrações da Popeye Village, para conheceres outros locais poderás consultar a página oficial do parque temático.

História da Popeye Village em Malta

A construção da Popeye Village em Malta remonta a 1979. Feitas precisamente para o filme, as cabanas de madeira foram edificadas graças ao trabalho de 165 homens. A sua construção demorou sete meses.

Parque Popeye Village
Vista sobre todos os edifícios da Popeye Village © lavidaesmara

Foram construídas 20 edifícios na Popeye Village, com toras de árvores dos Países Baixos, telhas de madeira do Canadá e oito toneladas de pregos e 2.000 galões de tinta de vários cantos do mundo. No início de 1980, a 23 de janeiro, começariam as filmagens do filme. O esforço e avultado investimento de 20 milhões de dólares, resultou em 60 milhões nas bilheterias internacionais.

Depois da rodagem, a Popeye Village deveria ser destruída. Nunca aconteceu, porque os malteses perceberam o potencial turístico da vila. Foram construídas atrações para crianças e equipamento de segurança, para um parque mais seguro. Mal amado no seu lançamento, “Popeye” é hoje um filme de culto, que fascina muitos espectadores.

Qual a melhor altura para visitar a vila de Popeye?

casas de madeira
Casas de madeira na Popeye Village © lavidaesmara

Poderás visitar este parque de diversões em qualquer altura do ano, sobretudo nos dias em que faça sol e bom tempo para uma estadia mais agradável. Nós visitámos o parque em dezembro e o pacote de inverno oferecido garante uma visita à vila do Pai Natal, a terra de brinquedos com música e animação que te vai levar de volta à sua infância.

No verão a Popeye Village conta com passeios de barcos, a possibilidade de agendar festas de casamento e aniversário e dar alguns mergulhos. Fica a saber tudo ao pormenor a seguir.

A aldeia Popeye Village no verão

praias no Mar Mediterrâneo
Restaurante ao fundo e a praia da Popeye Village © lavidaesmara

O parque da personagem criada por cartunista E. C. Segar na década de 1930 é muito mais do que um set de cinema. Pode ser uma oportunidade para banhos de sol, para ler um livro ou simplesmente para meter as conversas em dia com os teus amigos.

Na Praça Anchor são colocadas espreguiçadeiras e visitar a Popeye Village durante o verão traduz-se na possibilidade de mergulhos nas águas límpidas de Malta. Se gostas de cocktails, um lanche com vista arrebatadora, visita a Adega, aberta apenas nesta altura.

Pontualmente poderão ser marcados jantares, almoços, festas de casamento ou de aniversário. Se és fã do Popeye e da Olivia Palito então tens mesmo que organizar uma festa neste parque.

Já pensaste visitar a Popeye Village no Natal?

Natal em Malta
O Natal na Popeye Village © lavidaesmara

Não sabes o que fazer no Natal? Malta é um dos melhores destinos de férias para o mês de dezembro. Tivemos oportunidade de passar uma longa temporada na ilha durante este mês e foram muitos os dias de calor. A Popeye Village durante o Natal oferece a magia própria da temporada.

Contam-se iniciativas especiais, entre as quais a abertura das portas para a cidade do Pai Natal (aberta de 6 de dezembro a 6 de janeiro). Ali podes conhecer os elfos que ajudam o Pai Natal a conceber os presentes para todas as crianças.

Ouvem-se músicas de Natal em redor do parque e realmente sente-se um calor humano muito tradicional e mágico da temporada que promete conquistar crianças, adolescentes e adultos. Além disso, os preços dos bilhetes são mais baratos nesta altura.

Horários e preços da Popeye Village em Malta

zona de lazer
Zona de lazer na Popeye Village © lavidaesmara

Nas seguintes datas, a Popeye Village em Malta está aberta das 10h30-16h30:

  • 4 de Novembro a 7 de Dezembro;
  • 9 de Dezembro a 10 de Dezembro;
  • 14 de Dezembro a 17 de Dezembro;
  • 6 de Janeiro a 31 de Maio.

O parque está aberto das 10h30 às 17h30 no mês de junho e de 1 de setembro a 5 de novembro.  Nos meses de julho e agosto os horários da Popeye Village alargam-se das 10h às 18h.

Os preços dos bilhetes começam nos 15 euros para adultos e 12 euros para crianças no verão. No inverno, os preços dos bilhetes da Popeye Village são mais baixos.

Como chegar à Popeye Village?

Nós ficámos alojados em Sliema, um dos principais centros urbanos de Malta.  De Sliema à Popeye Village demoramos aproximadamente 1h30min de autocarro. Deves apanhar um dos seguintes: 212, 222, 225 e sair em Skrajda. Depois tens de apanhar o autocarro 101 que te leva ao parque. É indispensável trocares para o autocarro 101, porque a caminhada a pé é cansativa.

No caso de estares alojado noutra cidade de Malta, utiliza o Google Maps para chegar à Popeye Village. Em Malta podes mudar tranquilamente de autocarro durante 2h sem ter que pagar mais pelo bilhete.

Embora os autocarros em Malta estejam equipados com pagamentos Contactless, recomendamos-te a ter sempre o dinheiro certo para a viagem (1,5€ por pessoa), porque os condutores não são obrigados a dar troco.

Na verdade, tivemos alguns problemas com isto e que explicámos em pormenor no nosso artigo sobre dicas importantes para uma viagem a Malta.

Popeye com Robin Williams: Conhece mais sobre o filme

Cartaz
Cartaz na Popeye Village © lavidaesmara

O filme “Popeye” (disponível para aluguer e compra na Apple TV+) começa numa noite de tempestade, quando o marinheiro Popeye chega num pequeno barco ao porto da comunidade de Sweethaven. Ali, aluga um quarto na casa da Palito e rapidamente se apaixona pela filha dos proprietários, Olivia.

Olivia é uma jovem elegante, que não resiste aos encantos de Popeye, embora prometida um casamento ao Capitão Brutus, um verdadeiro aldrabão. O filme tem números musicais interessantes e momentos em que os músculos do protagonista tornam-se salientes. Tudo foi feito de maneira leve, utilizando o aparente realismo de Malta para garantir o tratamento visual mais surrealista da trama.

poster de Popeye Village
Posters de Popeye Village © lavidaesmara

Continua a tua viagem por Malta e visita a vila de pescadores de Marsaxlokk, onde os barcos têm olhos. É um dos locais mais fascinantes da ilha dourada do Mediterrâneo.

Luzzu
Luzzu em Popeye Village © lavidaesmara

Segue-nos no Instagram para mais aventuras por toda a Europa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *