O La Vida es Mara voltou à cozinha para preparar uma deliciosa receita de Lasanha de Atum, que é também bastante simples de preparar.
Nos últimos tempos o La Vida es Mara tem-se dedicado a apresentar os roteiros mais interessantes de viagens, como por exemplo, de uma viagem de 5 dias até Lisboa ou de uma escapadinha de 1 ou 2 dias até Cambridge, no Reino Unido. Mesmo assim, não esquecemos os fãs de viagens gastronómicas e quisemos voltar à cozinha para preparar algo rápido e simples.
Antes de darmos dicas de novas sobremesas internacionais, como fizemos com a receita do Bacio Pantesco, damos-te a conhecer a preparação de uma Lasanha de Atum saudável e rica em legumes. A receita deste prato principal não é só bastante procurada pela internet fora, como é fácil de confeccionar quando decides embarcar numa nova viagem!
História e curiosidades da Lasanha de Atum
Como todos nós sabemos, a Lasanha, ou melhor Lasagna, é originária de Itália e trata-se de uma fina massa retangular preparada com ovo e farinha, posteriormente confeccionada com queijo, o icónico pomodoro (polpa de tomate em português), o cremoso molho bechamel e ainda carne moída / carne picada. Com a união destes ingredientes surgia um dos pratos mais amados do mundo ocidental que acabou mesmo por ser inserido na obra “A Ciência Na Cozinha E A Arte De Comer Bem”, de Pellegrino Artusi, publicada em 1891.
Mas então quando é que surgiu a primeira receita de Lasanha de Atum? Bem, na verdade não existe uma indicação clara sobre o nascimento da Lasanha de Atum, tratando-se substancialmente de uma apropriação ocidental e moderna da receita original pelos amantes de refeições mais saudáveis.
Até a Bimby tem uma receita original de Lasanha de Atum, prova de que o prato tem ganho popularidade junto dos mais cozinheiros mais práticos. Descobre a seguir quais os ingredientes necessários desta que é apenas mais uma das milésimas variações da lasanha clássica.
Ingredientes para a Lasanha de Atum
- Massa de Lasanha (2 a 3 caixas de massa fresca são suficientes);
- 750 gramas de polpa de tomate;
- 4 embalagens pequenas de atum natural;
- 2 cebolas médias;
- 3 dentes de alho;
- 3 cenouras raladas;
- 1 courgette;
- Folhas de Manjericão q.b. ou orégãos q.b.;
- Azeitas negras q.b.;
- Azeite de Oliva q.b.;
- Sal e pimenta q.b.;
- Água q.b.
Preparação do recheio da Lasanha de Atum
A ideia de uma Lasanha de Atum pode parecer fora do comum, embora seja bastante deliciosa. Segue os seguintes passos.
- O primeiro a fazer é picar a cebola, o alho e juntar tudo no recipiente, aos quais deverás adicionar sal e pimenta, as folhas de manjericão ou orégãos, as cenouras raladas. É assim, bastante prático.
- Coloca a mistura numa panela e deita um pouco de água para não deixar os legumes secarem.
- Quando a cebola e a cenoura assumirem uma tonalidade dourada, poderás retirar o refogado do lume e juntar um fio de azeite. Fizemos assim para o azeite não fritar.
- Depois tritura as azeitonas, juntando-as ao refogado com o atum. Deita também a polpa de tomate e um pequeno copo de água. Leva o refogado novamente ao lume. Cobre com uma tampa a panela para deixar a mistura ferver e ganhar sabor.
- Assim que o molho comece a ferver recomendamos-te a mexer de vez em quando para evitar queimar o refogado. Este procedimento não deverá tardar mais de 3 minutos, pois o atum enlatado já vem cozinhado.
Recomendamos-te a provares aquele que será o recheio da tua Lasanha de Atum. Se necessário adiciona novamente sal e pimenta.
Preparação final da Lasanha de Atum
Agora que o refogado já está pronto deverás começar a preparar as camadas da tua lasanha.
- Deita um pouco de azeite no fundo de uma travessa, apta para ir ao forno.
- Depois coloca as folhas de massa fresca e cobre-as com o refogado de atum. Coloca novamente massa, e em seguida outra camada de refogado. A cada camada deves juntar algumas fatias de queijo mozzarella para que a massa não fique seca. Continua o procedimento até que todos os ingredientes se esgotem.
- Para a última camada só precisas de queijo mozzarella e molho bechamel até que tudo fique perfeitamente coberto.
- Finalmente, pré-aquece o forno a 180°C e deixa a massa cozinhar a essa mesma temperatura durante 20 a 30 minutos. Nós adorámos o resultado por isso temos a certeza que tu também.
Antes de dividires as porções pelos respetivos pratos, recomendamos-te a deixar a lasanha repousar durante aproximadamente 15 minutos. Só assim poderá ser saboreada da melhor maneira.
Bom apetite! E já agora fica atento às próximas receitas e sugestões gastronómicas do La Vida es Mara.
📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.
Postagem muito boa. Acabei de descobrir seu blog e
gostaria de dizer que gostei muito de olhar seus posts. Em
qualquer caso, vou subscrever o seu feed RSS e espero
que volte a escrever em breve. 🙂