O que ver em Gozo? A nossa viagem à 2ª maior ilha de Malta

O que ver em Gozo

O que ver e em Gozo? O que fazer na segunda maior ilha de Malta? Eis as nossas sugestões caso estejas a pensar visitar Gozo.

Ainda não sabes o que ver em Gozo? Queremos continuar a partilhar contigo tudo aquilo que fizémos em Malta e os locais que tivemos possibilidade de conhecer. Como tal, não poderia faltar uma viagem a Gozo, a segunda maior ilha deste arquipélago. Pareceu-nos a ilha mais autêntica de Malta, mesmo que disponha de apenas 67 km2.

Gozo não fica atrás da ilha de Malta nem da ilha de Comino, onde encontramos a Lagoa Azul. Aqui vais encontrar tudo aquilo que procuras, desde praias, cidades construídas dentro de fortalezas e igrejas poderosas com vistas brutais sobre o horizonte.

O que ver em Gozo
Cittadella em Gozo © lavidaesmara

Caso estejas a pensar visitar Gozo em 1 dia ou fazer umas férias prolongadas nesta ilha irás deparar-te com algumas das atrações turísticas mais antigas da Europa. Aproveita as nossas sugestões e conhece tudo o que fazer Gozo.

O que ver em Gozo?

Após 2 horas e meia a bordo do barco, atracamos finalmente no porto de Mgarr em Gozo. Não o consideraríamos um dos portos mais bonitos de Malta, sobretudo porque nos pareceu relativamente mal organizado. Mesmo assim, à chegada era já possível contemplar algumas igrejas barrocas e de habituais tons areia no cimo das montanhas. Não havia dúvidas que continuávamos em Malta.

O que ver em Gozo
O porto de Mgarr em Gozo © Unsplash

Uma vez que a nossa viagem até Gozo fez-se numa excursão desde Sliema, tínhamos um minibus à nossa espera e que nos garantiu um tour pela ilha de Gozo. Este é um pequeno paraíso, que conta com algumas ruelas estreitas e segredos no fundo dos seus mares. Tem atividades para todas as pessoas, mas a nossa visita foi relativamente breve. 

Gozo
Chegada a Gozo © Unsplash

Na realidade, perdemos algum tempo na viagem de minibus devido à distração de alguns turistas e responsáveis pela excursão. Mas conseguimos chegar aos principais pontos turísticos desta ilha. Eis o que podes visitar.

Victoria e Cittadella em Gozo

O que ver em Gozo
Catedral da Cittadella © lavidaesmara

A nossa primeira paragem foi a Cittadella de Gozo. Passámos cerca de 1 hora nesta cidade que é uma das construções mais emblemáticas do país, além de ser o expoente máximo da ilha de Gozo. Iċ-Ċittadella, como é referida em maltês, é o ponto mais alto da ilha e impõem-se magnificamente na capital Victoria.

A Cittadella é realmente uma paragem obrigatória que não deves perder nas tuas férias nas ilhas maltesas.

Dentro das muralhas poderás dar um salto no tempo. A Cittadella de Malta foi um dos primeiros lugares a ser habitados – as primeiras civilizações remontam à Idade da Pedra – e a sua fundação como cidade aconteceu há mais de 3000 anos!

A maior parte do que pode ser visto dentro da Cittadella remonta apenas à idade medieval, numa altura em que a Ordem de São João utilizou-a como fortaleza. O estilo da Cittadella é o barroco, que predomina obviamente em todo o país. É um destino obrigatório se estiveres a planear umas férias a Malta pela primeira vez.

Na Cittadella em Malta encontramos os seguintes edifícios:

  • Catedral de Nossa Senhora da Assunção em Gozo, edificada no século XVII, com a Pjazza tal-Katidral (praça central)
  • Museu de Arqueologia: para conhecer a história dos primeiros habitantes de Gozo;
  • Museu da Catedral: com crucifixos, cálices e outros artefactos religiosos);
  • Museu do Folclore: sobre as tradições musicais de Malta;
  • Museu da Natureza: sobre a fauna e flora locais;
  • Prisão da Cittadella: uma pequena prisão esteve em funcionamento entre os séculos XVI e XIX.
  • Ruínas: existem ruínas antigas da Cittadella um pouco por toda a fortaleza. Infelizmente o castelo foi saqueado em 1530 e o passar do tempo também não ajudaria. As ruínas cuja foto podes ver abaixo, refere-se à circunvalação medieval.
ruínas e catedral Cittadella
Ruínas da Cittadella © lavidaesmara

Nós demos um passeio pelas muralhas e tirámos várias fotografias. É uma sensação única estar no topo desta muralha e contemplar grande parte da ilha de Gozo. A Cittadella encontra-se na lista lista provisória de Malta do Património Mundial da UNESCO.

O que ver em Gozo
Panorâmica desde a Cittadella © lavidaesmara

Santuário de Nossa Senhora de Ta’ Pinu, em Gozo

Infelizmente não estivemos perto do santuário da Virgem de Ta ‘Pinu, a mais imponente igreja de Gozo. Isto aconteceu porque estava em reparações. Mesmo assim, conseguimos contemplá-la desde o minibus e deve constar de qualquer lista sobre o que fazer em Gozo.

A Basílica do Santuário Nacional de Nossa Senhora de Ta’ Pinu demorou 11 anos a ser concluída – entre 1920 e 1931 – e hoje serve como local de peregrinação. Digamos que é uma espécie de Santuário de Fátima em Malta. Segundo uma interessante pesquisa histórica, o culto mariano acontece ali porque no dia 22 de junho de 1883 a camponesa Karmni Grima, nascida em Gharb, ouvi a voz de Nossa Senhora a chamar o seu nome.

Santuário de Nossa Senhora de Ta’ Pinu
Santuário de Nossa Senhora de Ta’ Pinu, em Gozo © Unsplash

Nossa Senhora terá dito “vem” 3 vezes e após Karmni ter perseguido a voz chegou a uma capela. Não viu a virgem, mas a voz persistiu e quando a jovem entrou na capela, pedindo-lhe para rezar três Avé-Marias. Seguiram-se outros milagres, depois deste “chamamento” que levaram à construção do Santuário de Nossa Senhora de Ta’ Pinu.

Embora a Basílica do Santuário Nacional da Bem-Aventurada Virgem de Ta ‘Pinu pareça de estilo barroco é de estilo gótico com planta em cruz latina. Foi a única das igrejas maltesas a sobreviver a um decreto de 1575, que ordenava a demolição de templos em mau estado. A obra é do arquiteto Andrea Vassallo e tem 49 metros de comprimento, 37 metros de largura e uns arrepiantes 61 metros de altura. Conhece todas as informações sobre o local na página oficial de Visit Malta.

Visitar as salinas de Marsalforn

O que ver em Gozo
Salinas de Marsalforn em Malta © Unsplash

Também não fez parte da nossa excursão em Gozo, mas vale a pena dar-te a conhecer as salinas de Marsalforn. É um lugar pequeno, mas refrescante e muito calmo, no qual sentirás a brisa do vento e poderás deixar os raios solares aquecerem o teu cabelo.

As salinas de Marsalforn em Malta estão a apenas 2 quilómetros da cidade de Marsalforn e curiosamente ainda estão em funcionamento. O local foi construído pelos fenícios e consiste em buracos gigantes cavados nas falésias. É como um tabuleiro de xadrez, quando observado desde as montanhas.

Como ver a Janela Azul em Malta?

Janela Azul
Janela Azul que já não existe em Malta © Pixabay

A Janela Azul em Gozo – em maltês referida como it-Tieqa Żerqa e em inglês por Azure Window -, já não existe. Desapareceu numa tempestade a 8 de março de 2017. Não fiques triste, este era um arco natural de calcário com 28 metros de altura, e por estar em contacto direto com o mar este era o seu destino mais provável.

Ainda assim podes vê-la em algumas fotografias ou mesmo em filmes e séries icónicas. Por exemplo alguns episódios de “A Guerra dos Tronos” (2011-2019) foram rodados aqui, assim como cenas dos filmes “O Conde de Monte Cristo” (2002) e “Confronto de Titãs” (2010). Bem perto, encontramos o local que realmente não podes perder em Gozo.

Mar interior de Il-Qawra em Gozo

mar interior Gozo
Mar Interior em Gozo © lavidaesmara

Ok, a Janela Azul desapareceu, mas vamos terminar este artigo sobre o que ver em Gozo com o lugar que mais nos fascinou nesta ilha.

Fomos surpreendidos pelo Mar Interior Il-Qawra na ilha de Gozo (Inland Sea), que não é muito destacado em sites de turismo e que acabou por ser um dos nossos lugares preferidos nas nossas férias a Malta. A pequena lagoa está ligada ao mar através de uma pequena gruta e o desfiladeiro que o protege tem 80 metros de altura! Excelente para te proteger do vento e para ir a banhos.

Mar Interior
Mar Interior em Gozo © lavidaesmara

O Mar Interior é para um dos locais de mergulho mais espetaculares da Europa, aliás o icónico explorador francês Jacques Cousteau chegou a dizer que mergulhar no Mar Interior estava entre os 10 melhores mergulhos da sua vida! No verão está sempre cheio de gente, mas no inverno nem por isso. Nesta altura podes desfrutar da vista maravilhosa e respirar ar puro.  Nós aproveitámos para molhar os nossos pés na água.

De profundidade, o Inland Sea de Malta tem apenas 30 metros. Não te esqueças da toalha nos dias de maior calor e diverte-te com a magia deste recanto.

Mapa da Ilha de Gozo

Abaixo poderás saber onde fica Gozo no Mar Mediterrâneo. Organiza já a tua viagem e excursão à 2ª maior ilha de Malta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.