Como ir de Madrid a Toledo e passar um dia genial

No La Vida es Mara apresentamos-te o guia de como ir de Madrid a Toledo e o que podes ver na antiga capital espanhola.

Sabes como ir de Madrid a Toledo? Toledo é uma das cidades mais apaixonantes e solarengas do interior da península espanhola e poderá ser a cidade ideal para passar um extraordinário fim de semana ou simplesmente um fim de tarde de sábado ou domingo.

A maioria dos turistas visitam esta cidade não só pela sua importância histórica, mas também por ser rica em arquitetura medieval e românica, onde poderemos observar um aqueduto em extraordinárias condições, um templo ou até anfiteatro. Na verdade, Toledo – cidade em tons castanhos e de clima extremamente seco – é essencial na cultura espanhola, por ser o berço da personagem de Dom Quixote, o lunático e sonhador cavaleiro andante, apresentado pela primeira vez na obra de Miguel de Cervantes.

ir de Madrid a Toledo
Vista de Toledo © lavidaesmara

Não esqueçamos que Toledo foi inclusive a capital da Espanha Visigótica até 513 d.C. e ainda capital do Reino de Castela desde o ano de 1085 (quando foi conquistada pelos cristãos aos Mouros) até 1561, altura em que o Rei D. Felipe II (Felipe I de Portugal), transferiu a corte real para Madrid. Mesmo assim, não foi esquecida dos mapas e quem visita Madrid tem obrigatoriamente de dar um saltinho a esta cidade cheia de vitalidade e que fica a pouco mais de uma hora e meia de autocarro da grande metrópole ibérica.

Hoje em dia, Toledo é a capital da Comunidade Autónoma de Castilla La Mancha e uma das cidades mais visitadas da Espanha. Temos a certeza que quererás ir de Madrid a Toledo, como tal apresentamos-te um guia simples.

Quem já visitou ou viveu em Lisboa, sabe ainda que há algo que conecta a capital portuguesa e Toledo. Falamos do Rio Tejo que circula o penhasco onde Toledo foi fundada e assumiu uma impactante posição estratégica. Enquanto em Lisboa, o Rio Tejo é conhecido pela sua larga foz e pelos seus tons azuis que se confundem com a cor do mar, em Toledo temos um Rio Tejo ainda prematuro, com tons esverdeados que combinam perfeitamente com o lado mais iluminado dos edifícios.

Apesar dos judeus terem sido expulsos da cidade de Toledo em 1492 e os muçulmanos terem sido definitivamente expulsos em 1502, Toledo é ainda um lugar particular em termos religiosos. Muitas das construções feitas por judeus e muçulmanos combinam perfeitamente com o lado cristão da cidade, o que leva Toledo a ser designada como a Cidade das Três Culturas.

ir de Madrid a Toledo
Torre da Catedral de Toledo © lavidaesmara

Se quiseres conhecer mais sobre o que visitar em Toledo fica atento aos nossos próximos artigos. Aqui iremos apenas explicitar como visitar Toledo desde Madrid. Viva España!

Como visitar Toledo desde Madrid?

O primeiro a ter em consideração é que o aeroporto mais próximo de Toledo, é o aeroporto de Madrid-Barajas Adolfo Suárez, a mais ou menos de 80 quilómetros a norte desta cidade. Com a chegada ao aeroporto de Madrid, muitos turistas aproveitam para aventurar-se pelas ruelas da capital espanhola, e depois guardar algum tempo para descobrir a mais impressionante cidade medieval, uma vez que ambas cidades estão conectadas por várias ligações por comboio e autocarro.

Já visitámos Madrid várias vezes (recomendamos-te a conhecer La Rosaleda de El Retiro), e também tivemos oportunidade de viver nesta cidade, daí que Toledo, por estar tão perto, tivesse ganhado um espaço especial nos nossos corações. É uma cidade nostálgica, mas também cheia de vida e que permite fazer uma boas caminhadas, sobretudo quando a sua temperatura é primaveril. A seguir descrevemos como ir de Madrid a Toledo desde comboio ou autocarro.

Como ir de Madrid a Toledo em comboio: Quanto custa? Quanto tempo demora?

A maneira mais prática de visitar Toledo desde Madrid é através do comboio AVE que parte da Estação de Atocha, bem no centro de Madrid. Conectada a todos os locais da capital, graças à linha de metro, a Estação da Atocha é o local de onde deverás partir caso queiras ir de Madrid a Toledo por comboio.

ir de Madrid a Toledo
Alcázar de Toledo © lavidaesmara

Apesar da viagem de comboio de Madrid a Toledo demorar cerca de 30 minutos, a estação fica situada a outros 30 minutos (a pé) do centro histórico. Depois de chegares à estação de Toledo, deverás atravessar a Ponte de Alcantara de Toledo e depois subir as famosas escadas rolantes até à Plaza de Zocodover. Para a realização desta viagem terás de pagar 14 euros, aproximadamente.

A regularidade das viagens de comboio permite-te comprar bilhete para Toledo diretamente na Estação da Atocha, mas se preferires poderás fazê-lo através da página online da Renfe. Recomendamos-te a agendar com alguma antecedência sobretudo ao fim de semana ou durante as festas, porque esses momentos existem mais turistas em Toledo.

Horários dos Comboios de Madrid a Toledo

Os horários dos comboios de Madrid a Toledo podem ser conhecidos na Estação da Atocha. Existem horários desde as 7 horas da manhã e as 22 horas da noite.

Como ir de Madrid a Toledo em autocarro: Quanto custa? Quanto tempo demora?

Estás à procura de viagens baratas de Madrid até Toledo? De facto, para chegares a esta cidade sem gastar muito dinheiro deverás apanhar o comboio da ALSA que parte da Estação de Autocarros situada na Plaza Elíptica. A Plaza Elíptica é uma paragem das linhas 6 (cinzenta) e 11 (verde) do Metro de Madrid.

O autocarro irá deixar-te na Avenida de Castilla-La Mancha de Toledo, junto das escadas rolantes referidas antes e que te levam até à la Plaza de Zocodover, em pleno centro da cidade de Toledo. A viagem de autocarro de Madrid a Toledo demora 50 minutos e custa entre 5 a 10 euros (ida ou ida e volta). A regularidade com os autocarros passam pode ser conhecida no site da companhia ALSA, ou diretamente na Plaza Elíptica.

O que ver em Toledo?

Agora que já sabes como chegar a Toledo desde Madrid apresentamos-te uma breve lista de sugestões sobre o que ver em Toledo. Em breve voltaremos a estar cidade, mas queremos dar-te um cheirinho daquilo que esta terra medieval tem para te oferecer. A catedral de Toledo é a nossa primeira sugestão por ser um dos lugares mais importantes desta cidade, desde logo pela sua arquitetura gótica que definiu um século e grande parte do estilo das igrejas do nosso país vizinho.

ir de Madrid a Toledo
O que ver em Toledo © lavidaesmara

Se quiseres substituir a visita a museus por aventuras ao ar livre, recomendamos-te a visitar o Alcázar de Toledo, o ponto mais alto da cidade e que não só oferece uma vista panorâmica arrepiante, como ajuda a perceber a construção estratégica desta cidade. Do outro lado, de Toledo poderás visitar o Mirador del Valle, aí terás uma vista 360º graus sobre Toledo.

  • Catedral de Toledo
  • Mirador del Valle
  • Alcázar de Toledo
  • Mosteiro de São João dos Reis
  • El Greco (Museu)
  • Sinagoga de Santa María la Blanca
  • Portas de Toledo (Cambrón, Bisagra, Alcántara)
  • Iglesia de Santiago del Arrabal
  • Plaza Zocodover
  • Monasterio de San Juan de los Reyes

🍀 De que estás à espera? Conhece as melhores  excursões e atividades em Toledo e começa a planear a tua viagem.

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *