Palácio e Jardins de San Anton: a natureza no coração de Malta

Jardins de San Anton

Gostarias de visitar jardins em Malta? Descobre tudo sobre os recantos dos Jardins de Anton em Malta, um dos locais mais sedutores da ilha. 

Continuamos com a nossa viagem por Malta e com a chegada da primavera esta é a altura certa para vos falar do Palácio e Jardins de San Anton. Se pensas que Malta é um país sem espaços verdes então estás muito enganado. Visitámos os Jardins de San Antón sem expectativas e acabamos por sair maravilhados pelo encontro com a natureza no seu estado mais puro.

Preparamos este artigo com algumas inúmeras fotos dos Jardins de San Anton e vamos fala-te um pouco sobre o que ali podes fazer. Prepara-te para ficar rendido.

Jardim de San Anton em Malta
Jardim de San Anton em Malta © lavidaesmara

Palácio e Jardins de San Anton em Malta: História

Os Jardins de San Anton estão localizados em Attard e são provavelmente os jardins públicos mais famosos deste país integrante da União Europeia. Ali encontram-se espécies muito variadas de árvores, algumas delas das mais antigas do mundo – com mais de 300 anos.

Palácio de San Anton
Palácio de San Anton em Malta © Pixabay

A história dos Jardins de San Anton está diretamente relacionado com o surgimento do Palácio de San Antón (Palazz ta’ Sant’ Anton), que foi ali mandado construir pela Ordem de São João, por parte do Grão-Mestre Antoine de Paule. Os trabalhos de construção do Palácio decorreram entre 1623 e 1636 e durante a presença de Napoleão Bonaparte na ilha servia como Assembleia Nacional Francesa (entre fevereiro de 1799 e outubro de 1800). Logo depois viria a servir de residência oficial do governador britânico de Malta, entre 1802 a 1964.

Os jardins só se tornaram num espaço público em 1882 e apesar da Rainha Isabel II ter ficado instalada no Palácio de San Anton nas suas visitas a Malta, em 1954, 1967 e 2005, o local é pouco conhecido. Ali foram plantadas árvores por vários chefes de estado internacionais aquando das suas deslocações a Malta.

Atualmente, o Palácio de San Anton é residência oficial do Presidente da República de Malta.

Jardins de San Anton: os mais populares de Malta

Os Jardins de San Anton em Malta são como qualquer outro espaço verde. A sua arquitetura é bastante formal e destaca-se pelas suas esculturas, pelos seus lagos e fontes com patos, cisnes e tartarugas e até um pequeno aviário. Não te assustes com os vários pavões que vão animar cada momento. Temos a certeza que este é um espaço que vai encantar miúdos e graúdos e que promete as melhores fotografias.

Gato no jardim
Jardins de San Anton © lavidaesmara

Quanto às árvores e flores nos jardins de San Anton encontramos uma série de jacarandás, araucárias, ciprestes, palmeiras, pinheiros, buganvílias e rosas. Mesmo assim, aquilo que mais nos fascinou foi o extenso laranjal e limoeiros que garantem as tonalidades mais frescas ao espaço. Visitámos o local no inverno, mas estas cores e algum sol que se fez sentir deu-nos a experiência primaveril. Habitualmente, os governadores locais oferecem cestas de laranjas a muitos daqueles que visitam o jardim por altura do Natal.

O que mais gostámos nos Jardins de San Anton foi o de ver tantos gatos. Um deles não nos deixou em paz e caminhou connosco durante vários minutos. Divertimo-nos tanto com a simpatia destes animais que só por isso queremos voltar a este local.

Galeria de Fotos do Jardim de San Anton

Onde ficam os Jardins e Palácio de San Anton?

No mapa a seguir podes saber onde ficam os Jardins e o Palácio de San Anton. Como referido antes ficam em Attard, uma cidade com aproximadamente 10 mil habitantes.

Eventos nos Jardins de San Anton

Os Jardins de San Anton são espaços cheios de vida, perfeitos para uma escapadela para os casais que estão à procura de alguma calma em Malta.

Mesmo assim, o local enche-se de gente para celebrar o Malta Horticultural Society, uma festa anual dedicada à horticultura. Decorre na primavera e os jardins de San Anton são enfeitados com ecléticos arranjos de flores, vasos de plantas e inúmeras frutas e legumes. Para além da música e dança existem alguns comes e bebes para quem deseja visitar nesta temporada.

Toma atenção à agenda cultural de Malta, pois durante o verão, decorre também um teatro ao ar livre nos jardins de San Anton.

Gato no Jardim de San Anton
Gato no Jardim de San Anton © lavidaesmara

Horários e como chegar aos Jardins de Santo António

Os jardins de San Anton são totalmente gratuitos. Estão  abertos todos os dias nos seguintes horários:

  • Das 7h às 18h (de junho e setembro);
  • Das 7h às 17h (de outubro a maio).

Para chegar aos Jardins de San Anton basta apanhar um autocarro desde Valletta. Podes apanhar o autocarro 44, 51, 52, 53, 54 ou 56. Os transportes públicos de Malta são bastante ágeis, além dos seus preços serem acessíveis.

Estás a planear uma viagem a Malta pela primeira vez? Recomendamos-te a ficar em Valletta ou em Sliema, que são os locais melhores conectados com as restantes zonas e vilarejos de Malta.

Melita Gardens: O melhor restaurante de Attard

Melita Gardens
Pátio do Restaurante Melita Gardens © lavidaesmara

Uma vez que visitámos os San Anton Gardens pela hora de almoço, aproveitámos para comer no Melita Gardens. Este restaurante para além de servir pratos locais, tem também alguns pratos italianos. Decidimo-nos pela carbonara e por pasta al pomodoro. É como estar em Itália, mas numa ilha. O almoço saiu-nos apenas 30€.

Corinthia Palace Hotel: O melhor hotel perto dos jardins de San Anton

O Corinthia Palace Hotel em Malta é o melhor hotel para ficar alojado caso estejas a pensar passar bastante tempo nos Jardins de San Antón em Malta. Este hotel está situado a apenas alguns passos de distância do jardim e foi em tempos uma villa posteriormente transformada num hotel.

Também neste hotel de 5 estrelas em Malta contam-se jardins muito interessantes e cada quarto é bastante aconchegante, além de dispor de uma varanda. O quarto superior é o mais económico e conta com cama king ou cama de solteiro, acesso gratuito às piscina interior e exterior e ao jacuzzi e tem uma dimensão média de 30m². O quarto mais arrojado é a Suite Palace, que conta com entradas privadas, dois quartos e duas casas de banho, acesso gratuito às piscinas, além de uma varanda com espreguiçadeiras para os banhos de sol.

Que outros jardins posso visitar em Malta?

Jardim de San Anton
Jardim de San Anton © Wikimedia Commons

Entre os jardins de Malta, para além dos San Anton Gardens em Attard, podemos recomendar-te outros jardins como o Barrakka Gardens em Valletta.

Outros jardins históricos de Malta são os Sa Maison Gardens, também conhecidos como il-Gnien tal-Milorda uma vez que foram construídos em honra da Lady Julia Lockwood que residiu em Malta entre 1842 e 1856. O local oferece uma vista exuberante sobre o Porto de Marsamxett. Não percas ainda a oportunidade de visitar os Jardins Buskett em Rabat, um local com características barrocas e que leva os ambientes da série Guerra dos Tronos, aliás muitas das sequências foram ali rodadas, na cidade medieval de Mdina.

De destacar o Chinese Garden of Serenity, que também tivemos a sorte de conhecer. Fica localizado em Santa Lucija, no sul de Malta, e está aberto ao público desde 1997. O seu lago, pela altura que visitámos, encontra-se encerrado, contudo conseguimos fazer algumas fotografias que podes contemplar em breve num artigo que iremos partilhar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.