Óscares 2021 | A que países nos levam os filmes nomeados?

Óscares 2021

Muitos dos filmes nomeados aos Óscares 2021 são indicados para amantes de viagens. Viaja connosco aos países e cidades mais impressionantes.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood revelou os nomeados para os Óscares 2021 no passado dia 15 de março. O La Vida es Mara não só acompanhou o anúncio oficial dos nomeados (disponível na íntegra em baixo), como também tinha alguma expectativa, sobre a possibilidade de ver filmes sobre turismo na corrida aos prémios mais desejados da sétima arte. 

Sem quaisquer surpresas, na corrida à 93ª edição dos prémios da Academia não encontramos nenhum filme sobre turismo, mas muitos aos quais poderíamos associar uma ideia de “tourism-friendly“. Na verdade, mesmo num ano tão complicado, uma vez dominado pela pandemia COVID-19 que nos obrigou a ficar em casa, conseguimos viajar através do cinema e os Óscares não esqueceram os filmes que nos transportam aos diferentes países do mundo. 

Da China aos Estados Unidos da América, passando ainda pela Itália ou pela Dinamarca, vem conhecer até onde nos levam os filmes nomeados para os Óscares 2021. Se já viste alguns dos filmes nomeados aos Óscares 2021 deixa-nos a tua opinião. Fica agora com as nossas sugestões e viaja sem sair de casa. 

“Soul – Uma Aventura com Alma”

O grande objetivo da vida de Joe Gardner, um professor de música apaixonado por jazz, era actuar num conhecido bar de Nova Iorque. Quando, após uma audição, consegue impressionar a banda residente e é convidado para tocar com eles, Joe não cabe em si de contente. Mas tudo cai por terra quando sofre um acidente grave que o transporta para o Grande Além. Completamente frustrado por não poder continuar a sua pacata vida – especialmente agora que estava prestes a concretizar um grande sonho –, resolve fugir. É assim que vai parar à secção da Grande Antevida, onde almas jovens desenvolvem personalidades próprias para poderem encarnar bebés antes do nascimento. Ali, o músico vai conhecer um pequeno espírito que, por seu turno, está muito renitente em iniciar a sua existência humana.

Soul – Uma Aventura com Alma” está nomeado a 3 Óscares da Academia: Melhor Filme de Animação, Melhor Banda Sonora e Melhor Som. Até onde nos leva este filme nomeado aos Óscares 2021? Nada mais nada menos do que Nova Iorque, a cidade de eleição deste filme disponível no catálogo Disney+. Somos levados a muitas das ruas e bares da cidade da grande maçã, e os efeitos visuais criam uma cidade única cheia de música e de vida. 

“Nomadland – Sobreviver na América”

Fern (Frances McDormand) viaja por toda a América, na sua auto-caravana (que intitula de Vanguarda). Sem rumo certo, faz várias paragens na sua longa viagem, e arranja emprego part-time aqui e ali para conseguir comer e sustentar a sua “casa”.

Nomadland – Sobreviver na América” é um dos grandes favoritos para os Óscares 2021 e está na corrida a 6 categorias: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Atriz (Frances McDormand), Melhor Argumento Adaptado, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.  Até onde nos leva esta obra prima de Chloé Zhao?

Nomadland” foi rodado em cinco estados, nomeadamente Dakota do Sul, Nebraska, Arizona, Nevada e Califórnia. No trailer disponível a seguir poderás ver algumas das estradas mais pitorescas da América, belos pores do sol, picos cheios de neve, planícies em desertos e montanhas infinitas. “Nomadland – Sobreviver na América” chegará aos cinemas portugueses em abril. 

“Bora Lá”

No passado, o mundo estava envolto em magia. Contudo, como não era fácil de controlar, decidiu-se acabar com todas as suas manifestações. Portanto, elfos, fadas, trolls, pégasos e unicórnios habitam agora um mundo moderno, em relativa harmonia. A morar nos subúrbios de uma grande cidade com a mãe, os jovens elfos Ian e Barley Lightfoot recebem uma notícia extraordinária: antes de morrer – quando Barley era muito pequeno e Ian ainda não tinha nascido –, o pai deixou-lhes um cajado mágico que, se bem utilizado, o fará regressar à vida por 24 horas. Desejosos por esse momento, os dois irmãos vão ter de aprender a reavivar a magia contida nos seus corações.

Bora Lá” está corrida ao Óscar de Melhor Filme de Animação e tem várias referências à região metropolitana de Detroit, nos E.U.A., com um pouco de magia é claro. A Disney, apesar dos seus filmes de animação, está cheia de referências a locais reais. Já conheces a nossa d? São muitas as obras da Disney Pixar que tivemos em consideração. 

“Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga”

Dois cantores perseguem o sonho de se tornarem estrelas da pop numa competição internacional, onde a pressão, os rivais e outras peripécias vão pôr à prova os seus laços.

Apesar de “Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga” estar na corrida apenas para 1 Óscar, o de Melhor Canção Original por “Húsavík” poderemos considerá-lo como uma grande vitória.

Aclamado pelos fãs do certame eurovisivo, o filme protagonizado por Will Ferrell e Rachel McAdams foi filmado durante o Festival Eurovisão da Canção de 2019 em Israel e conta com a participação especial de vários artistas que participaram no festival, incluindo Conchita Wurst (vencedora de 2014 pela Áustria pela canção “Rise Like a Phoenix”) e Salvador Sobral (vencedor em 2017 por Portugal com a canção “Amar pelos Dois”). Se gostas de viajar não percas a oportunidade de ir até “Húsavík”, uma cidade real no norte da Islândia.

Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga” faz parte dos melhores filmes sobre viagens do La Vida es Mara e curiosamente está cheio de referências à arte cinematográfica. Descobre as proximidades entre o melhor festival de música televisivo e o cinema

“Uma Vida à Sua Frente”

Uma Vida à Sua Frente” segue Mohammed, um órfão, que vive em Bari e que é acolhido por Madame Rosa, uma ex-prostituta e sobrevivente de Auschwitz, que cuida das crianças de outras prostitutas.

Baseado no filme de Romain Gary de 1975, “Uma Vida à Sua Frente” foi anteriormente adaptado para o cinema num filme com Simone Signoret, aclamado com o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.  A nova adaptação, este ano, está na corrida ao Óscar de Melhor Canção Original, pela música “Io Si”, escrita por Diane Warren e Laura Pausini.

Até onde nos leva “Uma Vida à Sua Frente“? O filme realizado por Edoardo Ponti e protagonizado por Sophia Loren leva-nos até Bari, local que já tivemos oportunidade de visitar e que destacámos no artigo especial.  

“Borat Subsequent Moviefilm”

Libertado da prisão pelo governo do Cazaquistão, o comediante Borat arrisca a sua vida ao retornar aos Estados Unidos com sua filha de 15 anos. Desta vez, ele revela mais sobre a cultura norte-americana e fala sobre eleições e pandemia por Covid-19.

Além onde nos leva “Borat Subsequent Moviefilm“? “Borat 2” é uma sequela estranha que revela o pior dos Estados Unidos da América, sobretudo na forma como o governo de Trump respondeu à pandemia. Não é um filme sobre viagens encantadoras, mas não deixa de ser divertido pela forma como Sacha Baron Cohen cria a sua trama ao redor das fragilidades daquele país.

Está na corrida aos Óscares 2021 nas categorias de Melhor Argumento Adaptado e Melhor Atriz Secundária para a estrela búlgara revelação Maria Bakalova. Sacha Baron Cohen está ainda na corrida ao Óscar de Melhor Ator Secundário, pelo seu desempenho no drama político-judicial “Os 7 de Chicago”, de Aaron Sorkin.  

“Mulan”

Niki Caro dá vida à épica lenda da icónica guerreira chinesa em “Mulan“, da Disney, em que uma jovem destemida arrisca a própria vida por amor à família e à pátria para se tornar uma das maiores guerreiras de toda a China. Quando o Imperador da China emite um decreto estabelecendo que um homem de cada família deve servir no exército imperial para defender o país dos invasores do Norte, Hua Mulan, a filha mais velha de um honrado guerreiro se apresenta no lugar de seu pai adoentado. Disfarçada de homem, como Hua Jun, ela é testada a cada etapa do caminho e deve controlar sua força interior e abraçar seu verdadeiro potencial.

Mulan” estreou na plataforma de streaming Disney+ em dezembro e podes ver o seu trailer a seguir. 

Mulan“, de Niki Cairo está na corrida aos Óscares 2021, nas categorias de Melhores Efeitos Visuais e Melhor Guarda-Roupa. Claro que se és fã deste filme, o país a visitar é a China.  Para além de sequências rodadas em Xinjiang na região chinesa, “Mulan” passou também pela Nova Zelândia. 

“Crip Camp”

Em Crip Camp: Revolução pela Inclusão, ninguém no acampamento Jened poderia imaginar que aqueles verões juntos na floresta seriam o começo de uma revolução. No final da estrada de Woodstock, o Camp Jened era um acampamento para adolescentes deficientes. Esse grupo de campistas transformados em ativistas moldaram o futuro do movimento dos direitos das pessoas com deficiência e mudaram a legislação de acessibilidade para todos.

Infelizmente, o Camp Jened já não existe e não pode ser visitado. Estava localizado em Nova Iorque nos Estados Unidos. De qualquer forma, poderás “visitar” exclusivamente este local através de um documentário tão humano sobre a inclusão, a amizade e a luta pelos direitos sociais, agora corrida ao Óscar de Melhor Documentário

“Another Round – Mais Uma Rodada”

Quatro amigos, todos professores do ensino médio, testam a teoria de que melhorarão suas vidas mantendo um nível constante de álcool no sangue.

Another Round” tem sido uma grande surpresa nesta temporada de prémios, e após ter sido nomeado ao BAFTA de Melhor Ator para Mads Mikkelsen, Melhor Realizador Melhor Argumento Original e Melhor Filme de Língua Não Inglesa, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas nomeou-o aos Óscares 2021 em 2 categorias: Melhor Realizador e Melhor Filme Internacional, sendo o favorito nesta última. 

Até onde nos leva “Another Round”? Se gostas de viajar até aos países nórdicos, deverás assistir a este filme que te leva à Dinamarca. As filmagens também aconteceram em Gentofte, na capital Copenhaga. Os locais de filmagem incluíram ainda Aurehøj Gymnasium, Nordre Toldbod e Lumskebugten. Já tivemos a sorte de visitar este país e em breve escreveremos sobre ele no nosso blog. Fica atento. 

“Minari”

Chegamos finalmente ao nosso grande favorito nas nomeações para os Óscares 2021:  “Minari” de Lee Isaac Chung. O filme segue David (Alan S. Kim), um miúdo coreano-americano de sete anos, que se depara com um novo ambiente e com um modo de vida distinto quando o seu pai, Jacob (Steven Yeun), decide levá-lo a si e à sua família para a costa oeste para a zona rural do Arkansas

Até onde nos leva “Minari”? O filme sobre a imigração coreana leva-nos até o estado do Arkansas, um dos mais belos estados do sul dos Estados Unidos da América, onde há muito por descobrir. Podes conhecer os pontos turísticos do Arkansas e revelar abaixo nos comentários até onde gostarias de ir. 

“Entretanto fica a saber que “Minariestá nomeado para 6 Óscares da Academia: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator, Melhor Atriz Secundária, Melhor Banda Sonora e Melhor Argumento Original. 

Antes dos Óscares 2021, poderás assistir aos melhores filmes sobre a Páscoa na Netflix.


✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos cinematográficos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *