O que fazer em Gran Canária: Roteiro de uma viagem de sonho

dunas

Ainda não sabes o que ver e fazer em Gran Canária? Conhece as melhores praias, desertos e tours e sabe o que fazer na capital Las Palmas.

Já visitaste alguma das Ilhas Canárias? Tens no total 7 ilhas completamente distintas para explorar em Canárias. Umas mais verdejantes, outras mais áridas… Umas mais conhecidas e turísticas, outras menos conhecidas.

As ilhas que constituem o arquipélago das Canárias são: El Hierro, Fuerteventura, Gran Canária, La Gomera, Lanzarote, La Palma e Tenerife. Quais destas ilhas já riscaste da tua lista de desejos? Até agora, o La Vida es Mara já riscou Gran Canária e Tenerife da lista de desejos! Razão mais do que suficiente para vires connosco numa viagem até Gran Canária como nunca imaginaste.

O que fazer em Gran Canária: Roteiro para umas férias esplendidas © Pixabay
O que fazer em Gran Canária: Roteiro para umas férias esplendidas © Pixabay

Situada no Oceano Atlântico, a ilha de Gran Canária é a ilha mais turísticas de todas as ilhas Canárias por ser uma verdadeira pérola cheia de surpresas, quer pelas praias e dunas paradisíacas, quer pelos seus pueblos repletos de histórias e mistérios, sem esquecer os seus monumentos, as suas montanhas e reservais naturais. Há realmente muito para ver e fazer nesta ilha. Podes pensar que se trata de uma ilha pequena, mas na verdade Gran Canária conta com 1.560 km2 e com mais de 1 milhão de habitantes.

Decidimos partilhar contigo um roteiro para umas férias esplendidas em Gran Canária. Acompanha-nos e descobre o que ver em Gran Canária.

Praias de Gran Canária

É claro que vamos começar este roteiro com as melhores praias de Gran Canária! São mais de 60 quilómetros de praias, além da temperatura média anual de Gran Canária ser de 24 graus Celsius. Com este tempo precioso, Gran Canária jamais te irá desiludir, independentemente da altura do ano em que a escolhes visitar.

dunas de Maspalomas
Dunas de Maspalomas © lavidaesmara

Estender a toalha numa destas praias tem de estar obrigatoriamente na tua lista do que fazer e ver em Gran Canárias.

  • Playa del Inglés
  • Playa de Maspalomas
  • Playa del Puerto de Las Nieves
  • Playa de San Agustín
  • Playa de Anfi de Mar
  • Playa de las Canteras (em Las Palmas)
  • Playa de los Amadores
  • Playa de Tasarte
  • Playa Güi Güi

Playa del Inglés

Playa del Inglés
Playa del Inglés em Gran Canária © Paul Gilmore / Unsplash

Destacamos a Playa del Inglés, que é obviamente o local mais afamado e visitado desta ilha. A Playa del Inglés é um mundo completamente separado, com inúmeras festas, discotecas e vida noturna comparável às ilhas Baleares.

A Playa del Inglés tem 2.700 metros de comprimento e 50 metros de largura média, e é constituída por areia dourada. Estende-se até à Praia de Maspalomas, que muitas vezes são confundidas por serem a mesma praia. As águas costumam ser calmas e límpidas, e o destino conta ainda com uma zona para os banhistas praticantes de nudismo.

Com uma temperatura média anual entre os 20 e 22 graus Celsius, a zona da Playa del Inglés é o destino eclético, para todos os tipos de turistas, desde famílias, casais ou grupos de amigos ou solteiros. Ao redor da praia encontram-se ainda campos de golfe, spas, hotéis, assim como escolas de surf e mergulho. Há muito para fazer na Playa del Inglés em Gran Canária.

Playa del Puerto de Las Nieves

Gran Canária
Playa do Puerto de las Nieves na cidade de Agaete em Gran Canária © lavidaesmara

Mesmo assim, por ser a mais concorrida não significa que seja a nossa praia preferida desta ilha. A Playa del Puerto de Las Nieves poderá ser colocada nas nossas zonas de eleição, por ser possível banhar-se nas águas tranquilas com uma vista para as montanhas. É um local mais pequeno e resulta pouco frequentado em comparação com as outras praias. O Puerto de las Nieves pertence ao município de Agaete, no noroeste da ilha.

Playa de las Canteras (Las Palmas)

Gran Canária
Playa de las Canteras em Las Palmas, Gran Canária © lavidaesmara

Se além de mergulhos, procuras fazer longas caminhadas junto ao mar em Gran Canária. Recomendamos-te a visitar a Playa de las Canteras em Las Palmas, que conta com mais de 3 quilómetros de extensão. Sempre com a areia dourada a tocar os teus pés.

De qualquer maneira convém ter alguma atenção, porque devido às alterações da corrente poderão existir algumas pedras e rochas. Usa sempre chinelos adequados para não te magoares.

paseo de las canteras
Paseo de las Canteras em Las Palmas, Gran Canária © lavidaesmara

O mítico Paseo de las Canteras é um lugar ideal para passares a noite em Gran Canária, devido às suas lojas, restaurantes, bares. Bom para picar algo à boa moda espanhola, como uma tortilla ou as deliciosas e picantes papas bravas. Dança ao som da música de rua e deixa-te envolver pelo ambiente de Canárias.

Visita um deserto em Gran Canária

Reserva Natural Especial de las Dunas de Maspalomas © Pixabay
Reserva Natural Especial de las Dunas de Maspalomas © Pixabay

Não, não é o deserto do Sahara. São as Dunas de Maspalomas na ilha de Gran Canária.

Sabias que estas dunas de Gran Canária são uma reserva natural protegida? Integram a Reserva Natural Especial de las Dunas de Maspalomas com mais de 400 hectares de praia habitam inúmeras espécies endémicas como lagartos e flamingos. Perto da Playa del Inglés podes ainda andar de camelo e desfrutar de uma experiência sobre o deserto como um verdadeiro Lawrence da Arábia.

A Reserva Natural Especial de las Dunas de Maspalomas revela ser um mistura de deserto e oásis que contrasta com a grande quantidade de hotéis da instância turística da região de Maspalomas.

Aproveita a entrada gratuita e visita a Reserva Natural Especial de las Dunas de Maspalomas durante a manhã ou ao final do dia.

Las Palmas de Gran Canária: Coisas a fazer na capital

pôr do sol em Gran Canária
Pôr do sol desde a Playa de las Canteras © Ryan Faulkner-Hogg / Unsplash

Não nos podemos esquecer da capital da ilha: Las Palmas de Gran Canária! Las Palmas de Gran Canária é a cidade mais populosa das Ilhas Canárias e a 9ª maior cidade de toda a Espanha.

É co-capital, juntamente com Santa Cruz de Tenerife, da Comunidade Autónoma das Ilhas Canárias, sendo também a sede de 50% dos Ministérios e Administrações Governamentais e do Tribunal de Justiça das Ilhas. Além da já referida Playa de Las Canteras, há muita coisa que podes ver e fazer em Las Palmas graças à sua riqueza histórico-cultural.

  • Visita o centro histórico de Las Palmas: podes visitar o bairro de Triana, ou o bairro de Vegueta (Património Mundial da UNESCO desde 1990), assim como a Casa-Museu de Colón A casa foi a residência temporária de Cristóvão Colombo antes de partir para a América. Ali contam-se os segredos das suas viagens e o papel que teve na história da navegação;
Catedral de Santa Ana em Gran Canária
Catedral de Santa Ana em Las Palmas, Gran Canária © Unsplash
  • Catedral Metropolitana de Santa Ana de Canárias: esta catedral gótica é uma das igrejas mais emblemáticas de Gran Canária e, por incrível que pareça, tardou 70 anos a ser construída (entre entre 1500-1570). A catedral dispõe de várias obras, como um lustre feito por genoveses, vitrais que representam as cenas da vida de Santa Ana e da Virgem Maria e ainda o “Cristo de Luján Pérez” e a “Virgen de los Dolores de Vegueta”, de artistas regionais;
  • Centro Moderno de Las Palmas: podes visitar o Parque Doramas, com algumas plantas e flores nativas da ilha e onde poderás encontrar o Hotel Santa Catalina que chegou a receber a escritora Agatha Christie;
  • La Isleta em Las Palmas: a península La Isleta é um bairro muito famoso de Las Palmas e onde se encontram as lojas mais antigas e alguns vendedores ambulantes. O Castillo de la Luz, que é a fortaleza mais antiga da ilha de Gran Canaria encontra-se precisamente em La Isleta.

Palmitos Park em Gran Canaria

Palmitos Park em Gran Canaria © lavidaesmara
Palmitos Park em Gran Canaria © lavidaesmara

Não poderíamos deixar de mencionar o Palmitos Park! Neste parque podes observar uma grande variedade de espécies de aves, peixes, répteis e mamíferos.

Além disso, encontrarás a maior coleção de orquídeas de todo o arquipélago das Ilhas Canárias. No Palmitos Park terás também a oportunidade de passear num jardim e observar centenas de borboletas a voar livremente.

Jardim de borboletas © lavidaesmara
Jardim de borboletas © lavidaesmara

Passámos por este local durante um dia de calor e temos a certeza que te irá encantar. Fica atenta aos nossos próximos artigos para descobrir tudo sobre o Palmitos Park de Gran Canária.

Aqualand de Maspalomas

Aqualand de Mas Palomas © lavidaesmara
Aqualand de Mas Palomas © lavidaesmara

Um dos locais que mais adoramos visitar foi o Aqualand de Mas Palomas. É o sítio ideal para passar um dia completo com família e amigos, e desfrutar das suas inúmeras atrações.

Podes conhecer mais informações sobre o preço e horários do Aqualand de Maspalomas na página oficial.

Pico de las Nieves

Pico de las Nieves
Pico de las Nieves em Gran Canária © Canary Ride / Unsplash

Ainda tens dúvidas sobre o que fazer em Gran Canária? Podes sempre aproveitar para visitar o Pico de las Nieves, um estratovulcão que desperta o interesse de muitos visitantes da ilha. Situado mesmo no centro de Gran Canária está localizado o segundo pico mais alto de toda a ilha, o Pico de las Nieves. O Pico de las Nieves separa oficialmente os municípios de de San Bartolomé de Tirajana, Tejeda e Vega de San Mateo em Gran Canária.

Com uma altitude de 1.956 sobre o nível do mar,  o Pico de las Nieves é a 32ª montanha mais alta do arquipélago das Canárias! O famoso Roque Nublo com 1813 m e o Roque Bentayga com 1412 m são o segundo e terceiro picos mais altos de Gran Canária, considerados até locais sagrados pelas referências e inscrições que podem ser encontradas e que remontam aos primeiros cidadãos da ilha.

Se és um amante da natureza e de aventuras, este é um excelente local para adicionares ao teu roteiro do que fazer em Gran Canária.  Aproveita para fazer escalada e caminhadas.

Excursões e tours em Gran Canária

Prepara a tua viagem despreocupadamente e começa a organizar algumas tours e excursões por Gran Canária. São realmente muitas as atividades apresentadas pelo site Civitatis. Abaixo deixamos-te as nossas sugestões.

– Tour grátis em Las Palmas
– Excursão ao Valle de Agaete saindo de Las Palmas
– Tour de caiaque transparente pela praia de Las Canteras
– Tour pelos mercados de Teror e San Mateo
– Tour por Las Palmas e caldera de Bandama

Onde dormir em Gran Canária?

Ainda não sabes onde dormir em Gran Canária? Numa das nossas viagens a esta ilha, ficámos alojados no Hotel Riu Papayas em Maspalomas e recomendamos a 100%.

Além de ter uma excelente localização (proximidade à Playa del Inglés), adoramos o serviço, a piscina e os empregados estiveram sempre dispostos a ajudar. No hotel poderás ter acesso a serviços de equitação, de canoagem, windsurf, ciclismo e até aulas de fitness. Aproveita cada minuto que o Hotel Riu Papayas tem para te oferecer. Abaixo partilhamos contigo uma foto deste hotel, um verdadeiro resort.

Hotel Riu Papayas em Gran Canaria © lavidaesmara
Hotel Riu Papayas em Gran Canaria © lavidaesmara

Se visitares Gran Canária e quiseres explorá-la bem, recomendamos-te a alugares um carro. Caso contrário, perderás alguns dos locais mais interessantes.

Mapa de Gran Canária: Onde está localizada esta ilha?

A ilha de Gran Canária está situada junto à costa norte africana, no Oceano Atlântico. Abaixo, partilhamos contigo o mapa de Gran Canária para que tenhas uma melhor noção de onde está localizada a ilha.

Tempo em Gran Canária

O tempo em Gran Canária varia consoante a altura do ano e a zona. No sul de Gran Canária as temperaturas são mais altas e há sol durante praticamente todo o ano.

As temperaturas podem ultrapassar os 40 graus durante o verão e rondam os 13 graus durante o inverno. Já no norte da ilha há mais ventos, chuvas e temperaturas mais baixas.

Quando a melhor altura do ano para visitar Gran Canária?

Praias de Gran Canária © lavidaesmara
Praias de Gran Canária © lavidaesmara

Qualquer altura é ótima para viajar até esta ilha, mas se pretendes passar umas férias na praia e desfrutar de um clima ameno, os melhores meses para viajar a Gran Canária são Abril, Maio, Junho, Setembro e Outubro. Recomendamos que evites o período entre Julho e Agosto porque são meses onde o clima é muito quente. Já fomos até Gran Canária em Agosto e tivemos com 46° Celsius em Maspalomas e no Palmitos Park, por isso é melhor fazer-se acompanhar por uma bolsa térmica para proteger a água do calor.

As Ilhas Canárias integram juntamente com o arquipélago da Madeira e de Cabo Verde o grupo de ilhas da Macaronésia, as ilhas abençoadas que se prolongam pela costa de Marrocos ao Senegal. Nós temos alguns artigos sobre a Ilha da Madeira por isso continua nesta aventura.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.