Bunkers del Carmel em Barcelona: Como desfrutar da melhor vista?

O La Vida es Mara diz-te como visitar os Bunkers del Carmel em Barcelona e ainda como desfrutar da melhor vista sobre a cidade.

Barcelona é uma cidade completa, cheia de arte, de cor e de muitos museus. Mesmo assim, hoje quisemos fugir do ambiente urbano e revisitar um dos locais da cidade de Gaudí onde se respira mais ar puro e onde se poderão contemplar as melhores vistas sobre Barcelona. Falamos do Miradouro dos Bunkers del Carmel, provavelmente dos miradouros mais amplos que alguma vez visitámos e um dos nossos locais preferidos no país vizinho.

Situado no topo do Turó de la Rovira, uma colina de 262 metros, com uma vista panorâmica de 360°, o Miradouro dos Bunkers del Carmel permite contemplar alguns dos locais mais emblemáticos de Barcelona, como a colina de Montjuïc, a Catedral da Sagrada Família, o Parc de la Ciutadella, as ruas de linhas perfeitamente desenhadas da zona distrital de Eixample, a Torre Glòries (previamente designada Torre Agbar) e símbolo da vida moderna da cidade com mais de 144 metros de altura, sem esquecermos as montanhas que envolvem a cidade como a montanha de Tibidabo, com 512 metros.

Ao escrevermos sobre os Bunkers del Carmel somos magicamente transportados de novo para lá e podemos voltar a sentir a cidade aos nossos pés. Obviamente, o mar também parte da vista que contemplarás nos Bunkers del Carmel, sendo exatamente isso que torna Barcelona uma cidade completa, com muito para oferecer.

A nossa visita aos Bunkers del Carmel não foi feita há muito tempo. Ainda sem pandemia para nos preocuparmos, chegámos aos Bunkers del Carmel sem qualquer expectativa e fomos arrebatados com o seu esplendor. Tivemos sorte do dia de inverno estar solarengo, e dessa forma conseguimos observar mais longe e melhor. Muitos são os catalães que referem os Bunkers del Carmel como um lugar secreto, no entanto quando lá chegámos, vimos e ouvimos turistas provenientes de várias partes do mundo. Enquanto desfrutávamos da vista, comemos o lanche que havíamos preparado no hotel.

Para muitos os Bunkers del Carmel é o sítio perfeito para contemplar os últimos raios de sol em Barcelona. Partilhamos a seguir um pouco da sua história.

História dos Bunkers del Carmel

O Miradouro dos Bunkers del Carmel desempenhou um papel importante na história de Barcelona. Construídos durante a Guerra Civil Espanhola (1936 – 1939), a colina onde se situa era usada como ponto de defesa perante os possíveis ataques aéreos que a cidade poderia sofrer. Antes da Guerra Civil, a colina Turó de la Rovira servia de campo de cultivo de amendoeiras e vinhas.

Com o fim da guerra, os canhões lá localizados foram destruídos e o local passou a servir como espécie de favela, onde se alojavam cerca de 7% da população total de Barcelona. O mau estado das habitações dos Bunkers del Carmel denegria para muitos a imagem contemporânea e sofisticada da cidade e esforços foram feitos para modificar o local.

A necessária transformação dos Bunkers del Carmel decorreu nos anos 90, numa decisão tomada pelo Governo de Barcelona de melhorar as condições habitacionais dos seus habitantes. Assim, e a tempo dos Jogos Olímpicos de 1992, decorridos na cidade, foi decidido realojar aquela população em apartamentos no coração da cidade e reestruturar o local para receber visitantes.

O espaço patrimonial dos Bunkers del Carmel foi assim sujeito a pequenas transformações e começou a dar um novo impulso à cidade. Pouco a pouco os barceloneses começaram a perceber o potencial dos Bunkers del Carmel como o melhor miradouro de Barcelona, e hoje é um local de repouso, ideal para uma golden-hour numa sexta-feira à tarde. A seguir partilhamos um vídeo onde poderás perceber tudo isto.

Tem em atenção que o Miradouro dos Bunkers del Carmel integra a lista de espaços históricos da cidade de Barcelona, sendo o seu nome oficial MUHBA Turó de la Rovira. Se gostas de pores do sol não percas o nosso artigo com os melhores sunsets em Espanha, Portugal e Itália.

Sugestões se quiseres visitar os Bunkers del Carmel

Caso visites Barcelona e queiras conhecer o Miradouro dos Bunkers recomendamos-te a levares um piquenique, água, limonada ou uma cerveja gelada para compensar o ligeiro esforço da caminhada. Recomendamos-te também a levares alguma manta, caso visites o local no Inverno, ou casaco, para não tremeres de frio. Durante o verão, não te preocupes, o entardecer tardio e o calor permitirão desfrutar do espectáculo do entardecer panorâmico de maneira cómoda.

Para evitar aglomerados de pessoas, não vale a pena subir aos Bunkers del Carmel durante o entardecer. Obviamente há sempre espaço para todos, mas durante o final da manhã ou início da tarde, o Miradouro dos Bunkers del Carmel é igualmente atrativo e envolvente.

Independentemente da hora em que visitas o Miradouro, não te esqueças de trazer contigo a uma câmara fotográfica e tripé, ou utilizar o teu smartphone para guardar contigo a vista. No La Vida es Mara preocupamo-nos com a qualidade das fotografias e vídeos enquanto viajas e por isso recomendamos alguns dos melhores smartphones do momento.

A seguir iremos explicar-te como poderás chegar aos Bunkers del Carmel.

Como visitar os Bunkers del Carmel

O Miradouro dos Bunkers del Carmel fica ligeiramente afastado do centro de Barcelona. Mesmo assim, é bastante simples chegar ao local e partilhamos contigo alguma das opções.

Autocarro até aos Bunkers

A maneira mais barata de visitar o Miradouro dos Bunkers del Carmel é apanhar um dos seguintes autocarros: 24, 92, 114, 119 ou V17. Todos eles partem do centro da cidade de Barcelona e deixam-te a apenas 5 minutos a pé. O metro El Carmel, apesar de ser indicado pelo Google Maps como uma das formas de chegar aos Bunkers del Carmel implica subir uma rua de elevada inclinação.

Uber ou Táxi até aos Bunkers

Se não queres perder tempo então poderás apanhar um táxi ou Uber até aos Bunkers del Carmel. Se viajas até Barcelona no teu próprio carro, ou alugaste um veículo na cidade também não terás problemas em encontrar um estacionamento perto do Miradouro. Esta zona habitacional é bastante tranquila. O mesmo acontece se quiseres chegar aos Bunkers del Carmel de mota.

Bunkers del Carmel
Miradouro dos Bunkers del Carmel © lavidaesmara

Já alguma vez tinhas ouvido falar no Miradouro dos Bunkers del Carmel? Já visitaste o local ou a cidade de Barcelona? Fica atento ao nosso guia sobre Barcelona e conhece algumas das suas atrações turísticas.


🍀 Prepara a tua viagem para Barcelona com as melhores tours!

✨ Faz como nós e edita as tuas fotografias com os fantásticos Maja presets.

📸 Para mais destinos inspiradores, segue-nos no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *